Sim, cara, a parte complicada é essa. Como vou manter meus clientes anônimos e depois converter os BTC para reais para assim poder investir? Se eu "vendesse" um produto como uma loja virtual por exemplo seria lavagem de dinheiro pura, a questão do imposto seria mais simples pois o imposto do lucro do clube seria pago por mim, no caso. Eu pensei em criar uma S.A ou aqui no BR ou em algum paraíso fiscal, não fica tão caro (Claro que sai do meu orlamento inicialmente pensado, mas é um risco).
Update: Andei pesquisando sobre clubes de investimentos e vi que é inviável ad extremum pois primeiro eu preciso de uma corretora, segundo preciso ter cadastro na Bovespa (Quando que uma corretora ou a Bovespa vão aceitar um clube de investimento de "moedinha de nerds" [É como provavelmente eles iriam chamar, podem apostas, já ouvi isso]).
Mudei a tática para uma empresa. Vejam.
Abro uma empresa, essa empresa por sua vez vende cotas para quem quer ser sócio. Vamos usar 20 cotas iniciais(Caso tenhamos sucesso, aumentamos as cotas). Com o dinheiro em caixa, teríamos uma empresa. Oba, legal, mas o que venderíamos? Que serviços prestaríamos? Isso o SEBRAE não ensina haahahahahha.
Eu poderia criar sei lá, um software, uma foto minha, tanto faz, o problema é que isso seria errado e eu não queria começar assim no mercado pois uma hora a casa cai e dai o que eu vou fazer? Minha imagem vai ficar manchada para sempre, tido o cara do MTGox, não quero isso.
Agora, existe uma brecha na lei, pelo menos eu vejo assim. Não há legislação sobre cryptomoedas, logo a empresa poderia ser uma empresa de compra e venda de moedas virtuais assim como existem empresas de compra a venda de ouro. A pessoa compraria a cota da empresa em dinheiro real, depois seria convertido em BTC e logo depois voltaria a ser dinheiro real (Não gosto desse termo dinheiro real pois BTC, LTC... também são, mas vocês entenderam) e esse dinheiro poderia ser usado em investimentos.
Talvez até em investimentos fora da bolsa para evitar problemas com a CVM. Investir em empresas pequenas e por ai vai.
Não acho que seja ilegal (Se é, me avisem), mas é um "dibre do amor" no pessoal que impede a nossa economia de crescer.
O que acham disso pessoal?
Que eu saiba só existe a coinbr no Brasil que faz esse tipo de negócio. Seria uma boa, mas toda comprador de moeda virtual com BRL tem que ter os dados verificados com essas empresas, todas as Exchanges fazem isso.
Uma maneira mais fácil de fazer esse negócio seria criar uma criptomoeda e vendê-la por bitcoin a um preço fixo, representaria as cotas. Já que não pode vender promessas de ganho por BRL, que tal vender uma coisa abstrata por outra?
kkkkk
Aí é só trocar o bitcoin por real e declarar a procedência. Não é ilegal pagar por uma coisa abstrata, afinal todo mundo está comprando e vendendo bitcoin e a receita reconhece que os bitcoins são tributáveis pelo IR.
Melhor que uma criptomoeda, poderia usar a Asset Exchange da NXT, com uns 10 dólares pode-se criar um ativo, que inclusive pode ser negociado entre os investidores na mesma plataforma.