bem interessante darkv0rt3x
o youtube é um bom exemplo de um serviço que é bem difícil de largar
mesmo que vc opte por não postar seus videos lá, tem muito conteúdo bom que não está em nenhum outro lugar.
Sim, infelizmente a Google foi uma empresa extremamente rápida e visionária num espaço muito curto de tempo. Tudo o que a Google oferece agora, foi construído praticamente sem concorrêncua e quando havia alguma, ela foi sempre aniquilada através da compra dessa concorrência. E pior ainda, e temos visto algumas multas bilionárias infligidas a estas grandes tech enterprises por monopólio, concorrência desleal e outros casos que nem me lembro.
Mas ainda assim, os lucros são astronómicos e não há multas que causem dôr nestes gigantes tecnológicos.
Quanto ao conteúdo, é resultado de a Google ter sido sempre pioneira e implacávelmente astuta ao longo do tempo.
Agora temos tempos de mudança e a moda é a AI e os ChatGPTs desta vida! Mais uma forma de recolher dados.
Mas pragmaticamente, como isso funciona?
Referes-te ao
degoogling? É mais difícil que o que parece, admito!
Uma pessoa fica tão confortável com as facilidades que não são oferecidas, que de facto é extremamente difícil mudar mentalidades.
Degoogling não mais é que ires fechando contas Google umas atrás as outras que tu tenhas e arranjares alternativas.
Eu tinha umas 5 contas no Google Mail e por aí... Eliminei uma das contas que mais usava. Foram uns 3 meses a visitar sites, foruns, blogs, bla, bla bla, bla, e a mudar o email dessas contas desses sites todos para um servidor de email alternativo. Na altura escolhi Protonmail e CTemplar. Ctemplar deixou de existir, por isso continuo apenas com Protonmail.
Outra coisa é ter addons nos teus browsers a bloquear cookies e JS de Googles e companhia. É chato, acredita que é... 99% dos sites não funciona em condições se bloqueares JS por completo. Solução é dares-te ao trabalho de ires desbloquando JSs até que o site fique minimamente funcional.
Adons tipo uBlock Origin, DecentralEyes e noscript!
Mais, deixar de usar Google Maps o quanto possível. Deixar de usar Google rive, é mais ou menos fácil. Deixar o Google Photos para mim também foi fácil. Não sou aquela pessoa que anda sempre a tirar fotos para meter na net. Muito pelo contrário. É muito raro partilhar fotos na net! Tiro fotos e tenho-as no telefone ou no PC.
Mas como você faz com que os 50 devs de um projeto migrem?
Tens toda a razão. Mais uma vez digo, não é fácil. A ideia é ir sempre insistindo, mandar o barro à parede e eventualmente, ele acabará por colar.
Ainda não foi há muito tempo que sugeri precisamente isso no sub forum de Bitcoin (o sub forum global). Ter o repositório do Bitcoin Core paralelamente no Gitlab, pois se Bitcoin Core é uma alternativa em vários pontos de vista, político, monetário, financeiro, social, descentralizado, distribuío, etc, então não deviam estar simpelsmente agarrados a um Github que pertence a uma Microsoft.
(
vou ter que sair, mas mais logo completo o post)
Como você conversa com a sua mãe?
Como você interage com amigos não-tech?
Ainda existem SMS e chamadas telefónicas...!!!
Aliás, tenho membros a família que mal sabem usar um msartphone, quanto mais usar todas as potencialidades dos smartphones!
Tu ja tentou fazer UMA pessoa usar Discord ao inves de whats pra projetos de trabalho?
Já tentou fazer 50 migrarem de plataforma?
Já tentou levar pessoas de uma rede pra outra?
Sou diariamente "atacado" (no bom sentido) pelos meus colegas de trabalho por não usar Whatsapp. Mas sou atacado de uma forma totalmente amigável. Já expliquei as minhas razões e eles percebem perfeitamente e dão-me toda a razão, mas o comodismo impede-os de mudarem. Eu não os preciso nem de mudar nem de convencer. Quando um dia eles perceberem o erro, vão arrepender-se de não me terem dado ouvidos!
Quanto a convencer malta de Whatsapp a ir para o Discord... Mais uma vez, não preciso. Estou em várias comunidades e tenho delas o que preciso. Posso dizer até que ainda uso o antigo IRC diariamente! Parece impossível, mas uso. E durante a minha licenciatura, foi uma das minhas maiores e mais fiáveis fontes de informação/ajuda.
Conheci por lá um indivíduo que já era engenheiro há vários anos e me ajudou imenso em variados aspectos da minha licenciatura. Falo deste indivíduo, porque falo com ele com muita frequência. Foi alguém que ficou ao longo do tempo, mas obtive muita informação de imensa gente no IRC...
Portanto, eu estou nas comunidades que preciso e não sinto necessidade de arrastar ninguém.
Mais um exemplo, nos últimos 3 anos estive num trabalho onde programava macros em Excel. Encontrei no discord um indivíduo que me ajudou em milhares de coisas nas macros que eu precisava de fazer!
É algo bem desafiador na minha experiencia. Eu usava redes sociais baseadas em blockchain há 5 anos atras. Nenhuma vingou.
Basicamente tu fica isolado.
Percebo o que dizes do ponto de vista de quem faz/cria conteúdo digital sobre um determinado tema, como tu, por exemplo.
Eu não sinto essa necessidade de atenção digital (não leves a mal esta expressão). Não sinto necessidade até porque tenho esta paranóia com a privacidade e ao expor-me assim nas redes sociais, estou a ir contra os meus princípios!
A rede social onde mais participo ainda é o Reddit e normalmente apenas para fazer questões, ver notícias e alguns vídeos! Nunca para criar conteúdo para o público ver!