Estou com sérios problemas pensando como declarar meus BUSD vendidos por BRL. Alguém tem noção de como fazer isso?
Os problemas:
1. Não coloquei 1 centavo de BRL em 98% do meu portfolio. Então como decido o "ganho de capital" se não tem um preço de entrada para comparar com o de saída?
2. Faço as vendas de BUSD de forma picotada, com algumas vendas de $100 aqui, outras de $200 ali, etc... vai ser um pesadelo pegar o preço de cada um, preço médio, etc... não tive qualquer tipo de controle nessa situação.
3. Como declarar ganhos aqui do fórum se todo mundo é anônimo e nada é regulamentado ou totalmente certo? É uma espécie de "freelancer" que paga um valor variado a cada semana/mês.
4. O pior de todos: como declarar os ganhos do DeFi? Eu praticamente dobrei meu portfolio brincando na ETH e BSC nesse último mês, mas foram tantos projetos, depósitos, vendas, swing trades, farms, etc... que eu já fiz 1339 transações só nesse período. Também não tive qualquer tipo de controle nessas trades.
Enfim, 100% perdido e lascado. Alguém tem o contato de alguém que manja com isso ou pode intermediar uma espécie de consultoria?
Ninja, teria que pensar bem no seu caso como fazer essa declaração, vai depender muito do montante envolvido $$$ vs o seu patrimônio já declarado previamente no IRPF...se o incremento patrimonial for bizarro a ponto de ser injustificável considerando suas fontes pagadoras/ de renda, a chance é grande que vc vai ter problemas no fisco.
Na 1ª questão não entendi sua colocação, vc não gastou 1 BRL praticamente comprando cripto, é isso? Como adquiriu os ativos? Mining, campanhas são suas fontes de entrada de cripto, é isso?
Na 2ª teria, em tese, que fazer um preço médio ponderado, tem que planilhar as compras e vendas, não tem jeito, tem que aferir os lucros das movimentações do mês pra ver se tem que pagar 15% imposto ou se cai na faixa de isenção.
Na 3ª fica difícil mesmo, não vejo saída em como declarar isto.
Na 4ª a coisa piora quando a palavra trade entra no meio, sugiro que vc veja sua situação com um contador de confiança, novamente, vai depender do seu incremento patrimonial, o que posso te dizer é que o mundo fiscal ainda não está preparado pra pessoas como você ainda
Pelo seu relato, vc prioriza outras fontes de aquisição de cripto, a declaração fica bem mais complexa, tinha um "manual" de IRPF de cripto aqui em .pdf que baixei uma vez e falava como declarar mining e outros, se achar vou ver se colo aqui os trechos, mas acho bizarro esta parte.
EDIT: Achei, não vai te ajudar muito, mas vale a leitura:
https://baptistaluz.com.br/wp-content/uploads/2018/05/manual-baptista-luz-tributario_criptomoedas.pdfDebati muito estes assuntos com o @Adriano anos atrás, talvez ele possa te iluminar melhor, mas a situação em 2000 e bolinha era diferente da atual.