Pages:
Author

Topic: Imposto de renda 2021 - page 2. (Read 632 times)

legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
March 13, 2021, 05:06:01 AM
#31
A forma mais viável seria adquirir cripto por mineração (há louco que declara isso)

Caso real. Entre 2015 e 2016 eu minerei umas 100 mil moedas X com uma humilde GTX 660. O preço da moeda chegou a descer a 20 e poucos satoshi e a dificuldade era bem baixa. Em 2017 o preço subiu de repente e chegou a mais de 2000 satoshi. Por azar (como sempre), vendi antes por uns mil reais, mas se tivesse vendido no pico, teria dado mais de 40 mil reais. Se não se declarar mineração, como justificar esse tipo de ganho?

Fica impossível declarar isso...
legendary
Activity: 1049
Merit: 1006
March 12, 2021, 08:58:56 PM
#30
A forma mais viável seria adquirir cripto por mineração (há louco que declara isso)

Caso real. Entre 2015 e 2016 eu minerei umas 100 mil moedas X com uma humilde GTX 660. O preço da moeda chegou a descer a 20 e poucos satoshi e a dificuldade era bem baixa. Em 2017 o preço subiu de repente e chegou a mais de 2000 satoshi. Por azar (como sempre), vendi antes por uns mil reais, mas se tivesse vendido no pico, teria dado mais de 40 mil reais. Se não se declarar mineração, como justificar esse tipo de ganho?
legendary
Activity: 3276
Merit: 1607
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
March 12, 2021, 03:44:33 PM
#29
Achei esse mini guia da Monkey Stocks bem interessante. vou compartilhar os melhores infograficos:

Fonte: https://www.instagram.com/p/CMTCwZxhvIl/?igshid=1pflfwvgxe9nx


Essa famosa "zona cinzenta" é onde mora o perigo. Vai depender do julgamento do analista fiscal de plantão para saber se está correto, ou não, aquele tipo de transação. Por isso sou a favor de regras claras e objetivas.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
March 12, 2021, 02:20:41 PM
#28
O ônus da prova é de quem acusa. Se o caso for a juízo, em meu entendimento, é a Receita quem tem que comprovar que o contribuinte está mentindo quanto à origem dos criptoativos e/ou dos valores em fiat obtidos a partir deles. Ou estou viajando demais?

Com certeza, mas cabeça de Juiz é algo complicado. Ultimamente muita coisa mudou na justiça. Já existem casos de inversão do ônus da prova no crime de lavagem de dinheiro. O juiz bloqueia tudo até que o cidadão prove a origem lícita dos valores apreendidos. A justiça anda complicando muito nos dias atuais.   Undecided

Bom, mesmo já tendo visto todo tipo de decisões no mínimo esdrúxulas e esquizofrênicas, caso isso ocorra comigo, vou defender o princípio sagrado da presunção de inocência até o último recurso. A reputação do Judiciário brasileiro não está exatamenta em alta ultimamente. Acredito que muita coisa vá mudar por aqui ainda (no sentido de regulamentação e taxação), e alguns pontos vão precisar ser pacificados num tribunal superior.

Fico imaginando um daqueles casos em que o sujeito minerou umas bitcoins lá por 2011 - eu mesmo cheguei a minerar 23 e vendi por uns 20 reais cada - aí acha uma wallet antiga com 10 BTC... pronto, agora tem 3 milhões de reais na mão vindos "do nada".

Outra coisa que eu percebo é o seguinte: considerando a quantidade de usuários de cripto no Brasil, que ao que tudo indica é bem grande, a quantidade de pessoas que posta neste subfórum é ínfima. E não creio que seja porque não conhecem esse site. Seria medinho de serem rastreados?

O que vai ter de gente alegando que perdeu a chave privada da wallet ou teve seu hardware contendo a carteira danificado de forma irreparável, não vai ser pouco  Grin
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
March 12, 2021, 06:13:43 AM
#27
Achei esse mini guia da Monkey Stocks bem interessante. vou compartilhar os melhores infograficos:

Fonte: https://www.instagram.com/p/CMTCwZxhvIl/?igshid=1pflfwvgxe9nx

   


   

Essa eu achei a mais interessante. A zona cinzenta.  NEsse caso, de ganho em altcoins, eu consideraria o valor inicialmente pago, em reais, para o calculo final do imposto.

legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
March 10, 2021, 10:25:18 PM
#26
Outra coisa que eu percebo é o seguinte: considerando a quantidade de usuários de cripto no Brasil, que ao que tudo indica é bem grande, a quantidade de pessoas que posta neste subfórum é ínfima. E não creio que seja porque não conhecem esse site. Seria medinho de serem rastreados?

Difícil.. Aqui você pode ser anônimo caso queira.. e esse não é o caso de 99% dos usuários da nossa aba..

Acho que o brasileiro não se importa muito com isso de anonimato.. A falta de movimento aqui deve ser por conta do fórum ser meio "feio" mesmo..
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
March 10, 2021, 10:22:49 PM
#25
Outra coisa que eu percebo é o seguinte: considerando a quantidade de usuários de cripto no Brasil, que ao que tudo indica é bem grande, a quantidade de pessoas que posta neste subfórum é ínfima. E não creio que seja porque não conhecem esse site. Seria medinho de serem rastreados?
Dúvido muito. Aqui ninguém sabe seu nome ou de onde você é. Se usar um VPN, ainda tira a chance de algum juiz intimar o theymos a entregar os nossos IPs.

Ai você chega no Facebook e encontra os grupos Bitcoin Brasil, Bitcoin Brasil - Original, NANO Brasil e sei lá o que mais. Tudo estampado com a sua foto, nome real completo, cidade, foto de amigos, restaurantes próximos, etc... acha mesmo que Brasileiro se importa com isso? Grin
legendary
Activity: 1049
Merit: 1006
March 10, 2021, 10:00:29 PM
#24
O ônus da prova é de quem acusa. Se o caso for a juízo, em meu entendimento, é a Receita quem tem que comprovar que o contribuinte está mentindo quanto à origem dos criptoativos e/ou dos valores em fiat obtidos a partir deles. Ou estou viajando demais?

Com certeza, mas cabeça de Juiz é algo complicado. Ultimamente muita coisa mudou na justiça. Já existem casos de inversão do ônus da prova no crime de lavagem de dinheiro. O juiz bloqueia tudo até que o cidadão prove a origem lícita dos valores apreendidos. A justiça anda complicando muito nos dias atuais.   Undecided

Bom, mesmo já tendo visto todo tipo de decisões no mínimo esdrúxulas e esquizofrênicas, caso isso ocorra comigo, vou defender o princípio sagrado da presunção de inocência até o último recurso. A reputação do Judiciário brasileiro não está exatamenta em alta ultimamente. Acredito que muita coisa vá mudar por aqui ainda (no sentido de regulamentação e taxação), e alguns pontos vão precisar ser pacificados num tribunal superior.

Fico imaginando um daqueles casos em que o sujeito minerou umas bitcoins lá por 2011 - eu mesmo cheguei a minerar 23 e vendi por uns 20 reais cada - aí acha uma wallet antiga com 10 BTC... pronto, agora tem 3 milhões de reais na mão vindos "do nada".

Outra coisa que eu percebo é o seguinte: considerando a quantidade de usuários de cripto no Brasil, que ao que tudo indica é bem grande, a quantidade de pessoas que posta neste subfórum é ínfima. E não creio que seja porque não conhecem esse site. Seria medinho de serem rastreados?
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
March 10, 2021, 02:36:13 PM
#23
O "aviso" para Pessoas Físicas para a Receita de transações bancárias mensais, se for isto que vc está querendo dizer, hoje está na faixa dos R$ 2.000,00, antes era 5k e agora já está mais restrito.

Não nao.
Estou falando disso aqui:

https://www.onze.com.br/blog/como-declarar-bitcoin/
Quote
Todas as transações realizadas com Bitcoin devem ser informadas à Receita, o que inclui, por exemplo, compras, vendas e permutas.

Mas há exceções: compra e venda entre pessoas físicas ou por meio de corretoras estrangeiras só precisam ser declaradas quando o valor total das operações for maior que R$ 30 mil em um mês.

...

Se você vendeu Bitcoins e teve ganho superior a R$ 35 mil em um mês, haverá tributação.

No primeiro caso não há tributacão, mas há a exigencia de declarar.
legendary
Activity: 3276
Merit: 1607
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
March 09, 2021, 03:45:38 PM
#22


O ônus da prova é de quem acusa. Se o caso for a juízo, em meu entendimento, é a Receita quem tem que comprovar que o contribuinte está mentindo quanto à origem dos criptoativos e/ou dos valores em fiat obtidos a partir deles. Ou estou viajando demais?

Com certeza, mas cabeça de Juiz é algo complicado. Ultimamente muita coisa mudou na justiça. Já existem casos de inversão do ônus da prova no crime de lavagem de dinheiro. O juiz bloqueia tudo até que o cidadão prove a origem lícita dos valores apreendidos. A justiça anda complicando muito nos dias atuais.   Undecided
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
March 09, 2021, 01:55:52 PM
#21
O problema não é só os 15%, imagine no cenário de isenção: R$ 34.999,00 x 12 = R$ 419.988,00 no ano kkk, praticamente meio milhão de reais brotando das blockchains.  Grin

PEssoal, cuidado que existe um limite de 29.999,00 poara nao precisar avisar a receita. Entre 30 e 35k é isento, mas precisa informar a receita.

@TryNinja, eu procuraria um contador. Pq acho que não é só pagar 15% nao.

E os btc que estiverem guardados em hold, q nunca foram pra exchanges, acho que alguns podem ficar sem declarar.... vai resolvendo esse problema aos poucos ao longo dos anos.

Recentemente tb estou achando uma boa deixar alguma coisa sem declarar, com os rumos que nosso pais esta tomando..

Deixar os trocos sem declarar é uma estratégia, contanto que essa alguma coisa não seja milionária  Grin

O "aviso" para Pessoas Físicas para a Receita de transações bancárias mensais, se for isto que vc está querendo dizer, hoje está na faixa dos R$ 2.000,00, antes era 5k e agora já está mais restrito.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
March 09, 2021, 12:53:10 PM
#20
O problema não é só os 15%, imagine no cenário de isenção: R$ 34.999,00 x 12 = R$ 419.988,00 no ano kkk, praticamente meio milhão de reais brotando das blockchains.  Grin

PEssoal, cuidado que existe um limite de 29.999,00 poara nao precisar avisar a receita. Entre 30 e 35k é isento, mas precisa informar a receita.

@TryNinja, eu procuraria um contador. Pq acho que não é só pagar 15% nao.

E os btc que estiverem guardados em hold, q nunca foram pra exchanges, acho que alguns podem ficar sem declarar.... vai resolvendo esse problema aos poucos ao longo dos anos.

Recentemente tb estou achando uma boa deixar alguma coisa sem declarar, com os rumos que nosso pais esta tomando..
member
Activity: 252
Merit: 31
March 09, 2021, 07:36:36 AM
#19
Parece que agora o pessoal está entendendo que o maior problema é a evolução patrimonial e não somente a cobrança de impostos. Senão fica fácil. Você pagaria o imposto é o dinheiro ficaria "limpinho". Não é assim que a coisa funciona. Tem que comprovar a origem do "dito cujo". Não sei se um simples print de exchange "descentralizada" ou um print de mineração com bloco minerado bastaria para fazer essa comprovação. Com a palavra os auditores da receita.  Shocked Shocked Shocked

Este é o grande ponto, prevendo que os criptoativos vão estar supervalorizados no futuro, acredito que quanto antes forem declarados, melhor e mais seguro será o seu uso fruto no futuro.
legendary
Activity: 1049
Merit: 1006
March 08, 2021, 08:15:19 PM
#18
Não sei se um simples print de exchange "descentralizada" ou um print de mineração com bloco minerado bastaria para fazer essa comprovação. Com a palavra os auditores da receita.  Shocked Shocked Shocked

O ônus da prova é de quem acusa. Se o caso for a juízo, em meu entendimento, é a Receita quem tem que comprovar que o contribuinte está mentindo quanto à origem dos criptoativos e/ou dos valores em fiat obtidos a partir deles. Ou estou viajando demais?
legendary
Activity: 3276
Merit: 1607
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
March 08, 2021, 03:36:31 PM
#17
Eu nunca declarei IR pois nunca converti nenhum criptoativo para real, e se por acaso decidir vender uns dolares e sacar para um banco, é possível fazer isso normalmente bastando movimentar valores abaixo de R$35.000/mes e então, na declaração anual, colocar la na seção de valores isentos ou não tributáveis, que ocorreu uma venda de moedas que gerou o valor em reais, e só? Parece fácil de mais  Roll Eyes

Vai merit pra quem responder  Grin Grin Grin



Nesse caso você tem que fazer declarações retificadoras e colocar esses bitcoins que você possui-a nelas. Ou então o valor ser tão irrisório que não desperte o "radar da receita". Pois dinheiro não cai do céu. Você tem que comprovar a origem. Dependendo do montante.  Grin Grin
legendary
Activity: 3276
Merit: 1607
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
March 08, 2021, 03:30:53 PM
#16
Parece que agora o pessoal está entendendo que o maior problema é a evolução patrimonial e não somente a cobrança de impostos. Senão fica fácil. Você pagaria o imposto é o dinheiro ficaria "limpinho". Não é assim que a coisa funciona. Tem que comprovar a origem do "dito cujo". Não sei se um simples print de exchange "descentralizada" ou um print de mineração com bloco minerado bastaria para fazer essa comprovação. Com a palavra os auditores da receita.  Shocked Shocked Shocked
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
March 08, 2021, 05:58:53 AM
#15
Estou com sérios problemas pensando como declarar meus BUSD vendidos por BRL. Alguém tem noção de como fazer isso?

Os problemas:

1. Não coloquei 1 centavo de BRL em 99% do meu portfolio. Então como decido o "ganho de capital" se não tem um preço de entrada para comparar com o de saída? Tongue

1. A entrada é o valor que você recebe da campanha (ou qualquer outra atividade), então esse montante cairia no imposto de renda.. E que você ganhou sobre isso (BTC valorizou), seria a parte do imposto sobre lucros/dividendos.. Os dois tem valores bem diferentes de taxação..

Sobre o preço de entrada, seria o valor do BTC em BRL no dia que você foi pago..

Recomendo buscar um contador, vai lhe economizar muito tempo e possíveis dores de cabeça.. Provavelmente não há solução para o 3, vai ter que comprar poder de mineração no NiceHash e dizer que ganhou tudo minerando com a sua 2080 Cheesy

Mas lucro em relação a oque? Está ai o problema. Digamos que eu tenho $1000 BUSD e "farmo" $500 de um token X. Eu vendo esse token X e agora tenho $1500. Esse $500 entra como lucro? Pois ele pode ser considerado independente dos $1000 iniciais (não fiz trade, compra/venda, etc...). Parece que o IFRP não está pronto para as aventuras dos "yield farmers". Cheesy

50% de lucro por emprestar dinheiro? ai é agiotagem.. e isso é crime Tongue
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
March 08, 2021, 05:01:04 AM
#14
Obrigado pela resposta. Cheesy

se o incremento patrimonial for bizarro a ponto de ser injustificável considerando suas fontes pagadoras/ de renda, a chance é grande que vc vai ter problemas no fisco.
É sim. Grin

Na 1ª questão não entendi sua colocação, vc não gastou 1 BRL praticamente comprando cripto, é isso? Como adquiriu os ativos? Mining, campanhas são suas fontes de entrada de cripto, é isso?
Isso. A principal fonte foi pelas campanhas do fórum. Então utilizei elas como base para render mais dinheiro e fui aumentando meu patrimônio cripto. Porém diversifiquei bastante e me aventurei em vários projetos, então é praticamente impossível fazer o mapeamento da origem de todo o lucro.

Na 2ª teria, em tese, que fazer um preço médio ponderado, tem que planilhar as compras e vendas, não tem jeito, tem que aferir os lucros das movimentações do mês pra ver se tem que pagar 15% imposto ou se cai na faixa de isenção.
Mas lucro em relação a oque? Está ai o problema. Digamos que eu tenho $1000 BUSD e "farmo" $500 de um token X. Eu vendo esse token X e agora tenho $1500. Esse $500 entra como lucro? Pois ele pode ser considerado independente dos $1000 iniciais (não fiz trade, compra/venda, etc...). Parece que o IFRP não está pronto para as aventuras dos "yield farmers". Cheesy

Pelo jeito vou ter que manter tudo em cripto e ver como declarar os possíveis saques de R$ 34.999,99 a cada mês para evitar esses 15%.

edit: Vi agora o PDF. Leio mais tarde, pois estou indo dormir agora. Obrigado! Grin


Tranquilo, veja com o @Adriano se ele pode te ajudar nestas questões fiscais.

O problema não é só os 15%, imagine no cenário de isenção: R$ 34.999,00 x 12 = R$ 419.988,00 no ano kkk, praticamente meio milhão de reais brotando das blockchains.  Grin
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
March 08, 2021, 04:56:11 AM
#13
Obrigado pela resposta. Cheesy

se o incremento patrimonial for bizarro a ponto de ser injustificável considerando suas fontes pagadoras/ de renda, a chance é grande que vc vai ter problemas no fisco.
É sim. Grin

Na 1ª questão não entendi sua colocação, vc não gastou 1 BRL praticamente comprando cripto, é isso? Como adquiriu os ativos? Mining, campanhas são suas fontes de entrada de cripto, é isso?
Isso. A principal fonte foi pelas campanhas do fórum. Então utilizei elas como base para render mais dinheiro e fui aumentando meu patrimônio cripto. Porém diversifiquei bastante e me aventurei em vários projetos, então é praticamente impossível fazer o mapeamento da origem de todo o lucro.

Na 2ª teria, em tese, que fazer um preço médio ponderado, tem que planilhar as compras e vendas, não tem jeito, tem que aferir os lucros das movimentações do mês pra ver se tem que pagar 15% imposto ou se cai na faixa de isenção.
Mas lucro em relação a oque? Está ai o problema. Digamos que eu tenho $1000 BUSD e "farmo" $500 de um token X. Eu vendo esse token X e agora tenho $1500. Esse $500 entra como lucro? Pois ele pode ser considerado independente dos $1000 iniciais (não fiz trade, compra/venda, etc...). Parece que o IFRP não está pronto para as aventuras dos "yield farmers". Cheesy

Pelo jeito vou ter que manter tudo em cripto e ver como declarar os possíveis saques de R$ 34.999,99 a cada mês para evitar esses 15%.

edit: Vi agora o PDF. Leio mais tarde, pois estou indo dormir agora. Obrigado! Grin
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
March 08, 2021, 04:49:40 AM
#12
Estou com sérios problemas pensando como declarar meus BUSD vendidos por BRL. Alguém tem noção de como fazer isso?

Os problemas:

1. Não coloquei 1 centavo de BRL em 98% do meu portfolio. Então como decido o "ganho de capital" se não tem um preço de entrada para comparar com o de saída? Tongue

2. Faço as vendas de BUSD de forma picotada, com algumas vendas de $100 aqui, outras de $200 ali, etc... vai ser um pesadelo pegar o preço de cada um, preço médio, etc... não tive qualquer tipo de controle nessa situação.

3. Como declarar ganhos aqui do fórum se todo mundo é anônimo e nada é regulamentado ou totalmente certo? É uma espécie de "freelancer" que paga um valor variado a cada semana/mês.

4. O pior de todos: como declarar os ganhos do DeFi? Eu praticamente dobrei meu portfolio brincando na ETH e BSC nesse último mês, mas foram tantos projetos, depósitos, vendas, swing trades, farms, etc... que eu já fiz 1339 transações só nesse período. Também não tive qualquer tipo de controle nessas trades.

Enfim, 100% perdido e lascado. Alguém tem o contato de alguém que manja com isso ou pode intermediar uma espécie de consultoria? Grin

Ninja, teria que pensar bem no seu caso como fazer essa declaração, vai depender muito do montante envolvido $$$ vs o seu patrimônio já declarado previamente no IRPF...se o incremento patrimonial for bizarro a ponto de ser injustificável considerando suas fontes pagadoras/ de renda, a chance é grande que vc vai ter problemas no fisco.

Na 1ª questão não entendi sua colocação, vc não gastou 1 BRL praticamente comprando cripto, é isso? Como adquiriu os ativos? Mining, campanhas são suas fontes de entrada de cripto, é isso?

Na 2ª teria, em tese, que fazer um preço médio ponderado, tem que planilhar as compras e vendas, não tem jeito, tem que aferir os lucros das movimentações do mês pra ver se tem que pagar 15% imposto ou se cai na faixa de isenção.

Na 3ª fica difícil mesmo, não vejo saída em como declarar isto.

Na 4ª a coisa piora quando a palavra trade entra no meio, sugiro que vc veja sua situação com um contador de confiança, novamente, vai depender do seu incremento patrimonial, o que posso te dizer é que o mundo fiscal ainda não está preparado pra pessoas como você ainda  Grin

Pelo seu relato, vc prioriza outras fontes de aquisição de cripto, a declaração fica bem mais complexa, tinha um "manual" de IRPF de cripto aqui em .pdf que baixei uma vez e falava como declarar mining e outros, se achar vou ver se colo aqui os trechos, mas acho bizarro esta parte.

EDIT: Achei, não vai te ajudar muito, mas vale a leitura:
https://baptistaluz.com.br/wp-content/uploads/2018/05/manual-baptista-luz-tributario_criptomoedas.pdf

Debati muito estes assuntos com o @Adriano anos atrás, talvez ele possa te iluminar melhor, mas a situação em 2000 e bolinha era diferente da atual.
Pages:
Jump to: