Fala Galera, boa noite a todos.
Sabemos que as gigantes do ramo tecnológico como Nvidia e AMD, são multinacionais e até onde lembro não possuem pólos industriais no Brasil...
Temos indústria de montagem da gigabyte, mas são apenas placa-mãe. Onde são apenas montadas para o consumidor final e não a produção completa.
Le novo, nem se fala, vende o computador pronto sobre uma marca. Mas os processadores são intel e as placas da gigantes tecnológicas.
Impressão minha, ou o ramo de criptomoedas está todo alocado em 3 empresas? Intel, Nvidia e AMD?
A intel não entra nessa seara. Ela não produz GPUs capazes de minerar.
Sei que tem antminer, bitmain. Mas eles não utilizam os mesmos processadores dessas empresas?
Não. Eles utilizam ASICs, e nao processadores. São componentes eletronicos bem distintos. Os ASICs dessas emrpesas são de projeto e fabricação próprios.
Brasil parece ainda estar em 2013 em quesitos internos de blockchain.
O que vocês acham?
Não sei o que vc quer dizer com isso. Não sei o que é "quesitos internos de blockchain.", nem como isso se relaciona com hardware de mineração. Quem dirá como numero mágico de "2013".
De qualquer forma, a industria eletronica hj é quase toda na china e sudeste asiático. Mesmo as grandes empresas japonesas ou coreanas terceirizam a produção de componentes eletronicos pra lá. Mas o lucro desses produtos vai pra quem cria e projeta, não pra quem constrói. E criar e projetar pode ser feito em qualquer lugar (conheço alguns engenheiros da nvidia que trabalham no brasil, por exemplo, mesmo a empresa não fabricando nada por aqui).