@girino
Paciência esse é o primeiro tópico em que crio.
1- Atualmente só é considerado inviável, é devido a mão-de-obra asiática ser extremamente barata, o que reduz o custo operacional comparado em outros paises.
Errado. é inviável por causa da infraestrutura de logistica e transporte, comunicações, energia e do sistema educacional que só eles tem e que qualquer outro no mundo que tentasse criar levaria os mesmos 20 a 30 anos que eles levaram pra montar!
2- Economicamente falando, produtos de valor agregados são aqueles com poucos processos de transformação antes da venda ao consumidor final. Discordo no quesito do desenvolvimento social e ponto de vista econômico, olha as ações da nvidia. Pode até não depender diretamente, produção <-> criação. Mas se houvesse a produção em território nacional, a predisposição de jovens buscando as carreiras de engenharia para produção de projetos não seria maior? [exemplo hipotético: é mais fácil a garotada jogar bola (em um país campeão em futebol) ou jogar hokey no patins ?]
A nvidia não tem fábrica nos EUA, mas gera riqueza nos EUA. Não é a produção que gera riqueza, é a criação/projeto.
Não existe mais predisposição dos vietnamitas a buscar carreiras de engenharia porque as fabricas de semicondutores estão se mudando da china pra lá. É o contrário. Os engenheiros continuam na china, e só o trabalho braçal é feito no vietnã. O dinheiro continua fluindo pra china, e não pro vietnã!
O ponto é: não estamos no século 19. Essas idéias desenvolvimentistas de como a economia funciona não fazem mais o menor sentido. Você precisa entender que o mundo já evoluiu,e MUITO.
3- Em tese, uma produção nacional, se for contabilizar que os impostos de importação + impostos de produtos industriais + icms + confins. São maiores que os custos de produção dos computadores (quanto custa um le novo? E esse ainda tem parte importada) em âmbito nacional, acredito que tornaria sim a mineração mais barata no brasil (Sem esquecer do custo de energia é claro).
O custo brasil (impostos, burocracia, etc) é o mesmo para produtos importados ou nacionais. E eles nem são o maior custo da mineração. Energia elétrica é!
Outra pergunta, além da gigabyte e Lenovo. Tem mais alguma empresa que faça placas-mãe ou computadores? Sei que a fábrica da gigabyte fica no polo de manaus.
Você quer saber "no brasil" ou em qualquer lugar? No brasil eu não sei, mas existem mais pelo menos uma dúzia de fabricantes de MB pelo mundo afora.