Estava vendo aquela série "la casa de papel" e lembrando de diversos posts envolvendo criptomoedas e tudo que eu já li sobre economia, inflação e governo.
Em um dos episódios um dos personagens cita uma compra na deep web por 60 Bitcoins rsrs.
Porém, o que realmente me deixou pensativo foi a fala final do personagem. Ele disse que resolveu fazer a impressão de dinheiro devido ao fato de que o governo poderia fazer o mesmo (e faz) porém só é crime se alguém de fora do esquema fizer, inclusive deu dados que diziam o quanto de dinheiro os governos injetaram na economia, acabando com o poder de compra dos cidadãos. Poderíamos acrescentar diversas coisas além da criação de moeda que, quando realizada por governos não são crime, como jogos de azar, esquema de previdência(pirâmide), etc.
Embora seja apenas uma série, fica a reflexão... Estamos vivendo algo jamais presenciado na história. Isso aqui é história. Conseguimos desenvolver escassez no meio digital.
Devemos sempre nos lembrar do que governos são capazes de fazer com nossa moeda, para que, assim, a gente tenha percepções do sistema Bitcoin além da variação de preço. Tecnologias estão sendo desenvolvidas para então usarmos mais facilmente como meio de troca, além da função de reserva de valor.
A reflexão que fica é: quando pensar em vender seus bitcoins apenas motivado por cotação, lembre-se que o governo tem a máquina de fazer dinheiro, porém eles não geram bitcoins do nada. Não estou falando para nunca vendê-los, porém para termos mais paciência e preferência temporal mais baixa.
Fiquem à vontade para criticar e/ou acrescentar algo. Apenas me senti motivado a escrever.
Muitas pessoas que vejo, nao reconhece a grandeza que é o bitcoin ou as cryptos.
Muitos so querem saber de ganhar dinheiro em fiat, so lucrar e fim, nao veem que pode ser um passo tao grande na evolução da humanidade, por tirar o controle do dinheiro dos governos tiranos.
Eu assisti a serie, muito boa por sinal, o 'professor' que é o cabeça do esquema do seriado, ele diz que nao vai roubar de ninguem, iria apenas imprimir seu proprio dinheiro assim como o governo faz sempre.
Eu penso assim...
Da mesma forma como os governos conseguem fazer mais dinheiro, nós também podemos fazer mais moedas.
Veja aí quantas altcoins não temos e quantas são criadas todo o dia.
Não é a mesma coisa?
Eu sei... não é a mesma coisa de um certo ponto de vista, pois o BTc por exemplo tem o seu supply máximo e é isso que ajuda a segurar seu valor.
Mas é "tão fácil" criar uma nova moeda e injetar ali "dinheiro de verdade", utilizar para troca de serviços e bens materiais assim como o FIAT.
As fábricas de dinheiro sempre existirão, só estão evoluindo.
Seria perfeito se nao se pudessem mais criar novas crypto moedas ou fosse muito rigoroso.
O que acontece hoje em dia é golpe atras é golpe.
Vai la um dev scammer, criar uma shitcoin qualquer, copia de alguma outra moeda, com premine, vende masternode por 1 btc cada, manda em 2 exchange lixo que aceita qualquer shitcoin, dumpa seu premine e pronto, ja ganhou varios btc dai ele some e criar outra shitcoin com nome diferente.
Outra seria com ICO, onde ja aconteceu de arrecadar mais de $10 milhoes e simplesmente sumir, nunca entregar nem os tokens.
Agora se a criaçao de novas cryptos fosse regulamentada, onde fosse proibido premine, sendo obrigatorio confirmaçao de identidade e endereços dos devs e associados, isso nao mais existiria.
Quanto ao governo imprimir dinheiro é outros 500, isso é inflação na propria moeda, o que nao tem a ver com criar shitcoins, pois ao criar nao se inflaciona o bitcoin ou outra moeda.