Ora ai esta o elemento chave "lavagem de dinheiro". Olhando para o exemplo das obras de arte, que são do mecanismo mais utilizado para essa finalidade. Não me admirava ser a mesmo coisa aqui. Ou então, é só malta que esta no Bitcoin desde o inicio e tem literalmente milhares de BTC para gastar a "custo zero".
Que mundo mais sem graça que tu vive Joker. Tu que inclusive é ligado a arte.
As pessoas gostam de colecionar.
As pessoas gostam de ter coisas que os amiguinhos não podem ter.
As pessoas gostam de coisas que fazem com que elas tenham sensação de pertencimento.
Pode ser um mecanismo usado pra lavagem de dinheiro? Pode. Assim como qualquer coisa. Mas isso não muda o fato de que coleções, cachorros fofos e tudo mais são coisas que humanos gostam, não pela utilidade, mas pelo significado e por questoes sociais
Não é a questão de mundo sem graça, é o mundo real, ou você verdadeiramente acha que uma pessoa está disposta a pagar 12 BTC (lance atual) por um satoshi raro é porque ela simplesmente gosta de colecionar? ter algo que ninguém tem? mostrar aos amigos? o game que essas pessoas ou grupo de pessoas joga é outro... Pode ser que exista até alguém ai multimilionário que curte essas coisas, mas eu acho altamente improvável.
A grande verdade é que esses caras às vezes precisam fazer manobras para trazer riqueza das nuvens para o mundo real, e esse tipo de coisa é a oportunidade perfeita.. eles não estão nem ai para cachorros fofos, colecionismo e todas essas coisas... eles tem é estratégias bem definidas e agem de forma completamente orquestrada para cumprir seu objetivo, seja ele qual for...
Nft e arte contemporânea = lavagem de dinheiro.
Exatamente, isso ai é lavagem de dinheiro e até agora não há absolutamente nada ainda que me convenceu do contrário disso... Afinal, qual a vantagem real de alguém holdar um NFT que não o habilita a absolutamente nada? que não tem dá acesso a nada? apenas para dizer "sou o macaco virtual numero tal e uso ele de avatar, e eu sou único", esse que tem esse tipo de comportamento é geralmente do último da fila do pão que comprou a narrativa de que "tenho porque é raro"... mas o objetivo inicial de certos projetos e coisas nunca foi este.