Pages:
Author

Topic: [Lightning Network] Use a porra da Lightning Network - page 3. (Read 2015 times)

legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Entendi bem?  Roll Eyes

Recomendo abrir um canal, você só precisa ter 0,002 BTC e vai gastar 1 sat/byte na transação de abertura (+1sat/byte quando/se quiser fechar*).. Você vai ficar encantado com a velocidade e preço das transações..

*só lembre-se de que a sua seed/pvtkey não vão fechar o canal caso algo aconteça com seu computador, você precisa salvar o backup da LN para forçar o fechamento do canal caso necessário.. este é outro ponto negativo da LN

Li agora este artigo[1] para saber se tinha algum meio mais fácil de abrir espaço, não há..
[1] https://medium.com/lightningto-me/practical-solutions-to-inbound-capacity-problem-in-lightning-network-60224aa13393

Negócio é depositar "0,002" e mandar "0,001" para uma exchange ou serviço de swap pagando 0,5-1%.. Assim você fica com 50% para receber e 50% para enviar e pode ficar com o canal aberto "pra vida inteira", conseguindo usar a LN tanto para receber quanto enviar..

Ou então utilize a mesma carteira que o @TryNinja usou (Breez), ela dá espaço de graça, acho que 0,01 BTC.


Vou passar a utilizar LN para testar, nunca usei anteriormente. Sobre privacidade é tranquilo?
É melhor que a privacidade do BTC normal porém ainda não é uma Monero..
newbie
Activity: 6
Merit: 0
Vou passar a utilizar LN para testar, nunca usei anteriormente. Sobre privacidade é tranquilo?
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Percebido! Obrigado.  Wink

Resumindo:
Eu quero enviar para o POSTO 0.01btc
A rede, vai procurar os canais que permitam lá chegar, que pode ser PIZARIA > LIVRARIA e finalmente POSTO.
Todos esses canais tem de ter espaço para fazer passar os tais 0.01btc

Logo quantos mais canais, mais fácil é fazer o BTC passar.

Entendi bem?  Roll Eyes


Agora, acho que alem da necessidade de existir mais canais, é preciso melhorar esse aspeto de se saber qual é o erro (quando acontece) e de facilitar a saída do dinheiro do canal, sem ter de voltar a enviar para alguma exchange ou serviço de forma a libertar espaço no canal.
Não sei tecnicamente isso será possível.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Estou a perceber. Obrigado pela explicações.

Mas, agora tenho outra duvida:
Como é que eu sei quanto espaço um node tem livre?

Por exemplo eu quero enviar 0.01btc, mas o node da Pizzaria só tem capacidade para 0.001btc. O que é que eu faço, para chegar ao Posto?

Os intermediários, não tem como saber pois você não sabe qual caminho a sua transação estará fazendo..

Caso a sua transação não consiga chegar ao destino por algum motivo, vai dar um erro (e você não vai saber o que causou Cheesy)


Alem disso o posto tem de garantir que sempre que recebe dinheiro, retirar de lá para ficar livre novamente, certo?

Sim, caso contrário acontece o mesmo que aconteceu com a Bitfinex e comigo.. Impossível mandar algo a eles..
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Estou a perceber. Obrigado pela explicações.

Mas, agora tenho outra duvida:
Como é que eu sei quanto espaço um node tem livre?

Por exemplo eu quero enviar 0.01btc, mas o node da Pizzaria só tem capacidade para 0.001btc. O que é que eu faço, para chegar ao Posto?

Alem disso o posto tem de garantir que sempre que recebe dinheiro, retirar de lá para ficar livre novamente, certo?
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Estou a perceber. Mas esses canais tem de estar livres, certo?

No teu exemplo:
Você -> Pizzaria -> Posto de gasolina

Imagina o valor de 0.01btc
A Pizzaria que esta no meio tem de ter esse espaço livre.

Como eu sei que tem esse espaço livre?

Só testando, um dia eu fui enviar BTC para a Bitfinex pela LN e deu erro.. Imaginei que fosse espaço, então enviei uma quantia bem pequena (tipo 10 satoshis) e deu certo..

Além do espaço livre do próprio cara que recebe, também tem o espaço livre do node em si (e dos nodes que servirão de caminho até o node final), exemplo: a pizzaria que não tem nada a ver com o negócio, precisará ter tal espaço para que sua transação passe por ela..

Então é importante escolher um node que tenha espaço e bastante ligações (com outros nodes), assim fica mais fácil para a sua transação encontrar uma rota que funcione..

Este é o melhor site com dados sobre a LN: https://1ml.com/node?order=capacity

Em cada node que você entrar ali, vai ter uma informação do rank que ele está em cada aspecto (quanto mais baixo, melhor), exemplo do node da Bitmex:
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Estou a perceber. Mas esses canais tem de estar livres, certo?

No teu exemplo:
Você -> Pizzaria -> Posto de gasolina

Imagina o valor de 0.01btc
A Pizzaria que esta no meio tem de ter esse espaço livre.

Como eu sei que tem esse espaço livre?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Mas consigo fazer isso diretamente?
Sim, se existe uma conexão entre o seu canal e o canal final, é só pagar o invoice que a transação se roteia sozinha.

A Lightning Network é uma teia de canais. Vai chegar uma hora em que não vamos nem mesmo precisar receber BTC on-chain por que tudo vai estar interligado. Recebo meu pagamento da campanha pela LN, mando para a exchange, etc...
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Mas consigo fazer isso diretamente?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Mas, o canal não liga apenas a dois pontos?
Não, a maior vantagem da Lightning é que um node pode se conectar a outro, que se conecta a outro... e assim vai. Se você precisasse de um canal para cada merchant, você teria que fazer uma tx on-chain para se conectar com a exchange, outra para se conectar na pizzaria, etc... mas você consegue simplesmente aproveitar de conexões terceiras já existentes para rotear seus pagamentos.

Exemplo:

Você tem um canal aberto com a exchange;
A exchange tem um canal aberto com a pizzaria;
A pizzaria tem um canal aberto com o posto de gasolina.

Você consegue pagar a sua gasolina: Você -> Pizzaria -> Posto de gasolina.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Continuando a conversa aqui:

Mas como eu retiro de lá os BTC, para libertar "espaço" para novas transações?

Gastando.. Pode enviar para uma exchange que aceite LN por exemplo e então sacar BTC ou outra moeda..

Mas, o canal não liga apenas a dois pontos?
member
Activity: 72
Merit: 22
Testei o sistema de saque do NiceHash pela LN, muito bom.. principalmente para quem está minerando com 1 ou poucas GPUs pois o saque mínimo via LN é de apenas 0,0001 BTC (25 reais), o modo normal é uns 250 reais..

A taxa é de apenas 0,000001 BTC (0,25 BRL) e a tx é feita de forma instantânea..

E o limite máximo de saque é de 0,15 BTC.

Faz tempo que não entro no fórum, resolvi esses dias testar a LN no Electrum, eis que vejo o mago sabotag3x dando aula mais uma vez, +1 merit !!!

Valeu, estou doido para testar a LN e os faucets não ajudam  Sad
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
bump!

Aproveitem os momentos das taxas baixas para abrir um canal na LN e deixá-lo aberto.. Assim quando a rede estiver congestionada, você tem uma saída barata/rápida tanto para enviar quanto receber BTC Wink
legendary
Activity: 2212
Merit: 1303
Foi só eu falar bem da Lightning pela nicehash que está dando problema  Cheesy

Já fazem 2 dias que estou tentando sacar da Nicehash pela LN e está dando o seguinte erro:  Insufficient balance in account: (BTC, USER)

Já tentei várias vezes, e só depois fui me tocar que a rede está MUITO congestionada e provavelmente afetou até o canal da LN da Nicehash, então vou esperar mais alguns dias para tirar um saldo que converti lá

Fica a dica caso algum de vocês tentem, no próprio blog da nicehash tem um aviso que estão com alguns pagamentos em BTC travados
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Também recomendo utilizar as carteiras que o Ninja citou, são seguras, fáceis de usar e para o uso comum é mais que suficiente

Sobre a sua questão, não sei se faz sentido você pegar da Nicehash pela Lightning e depois sacar para a carteira tradicional, visto que na Nicehash é só aguardar o momento certo que você consegue sacar a taxas irrisórias, depende um pouco da rede, mas sempre dá pra sacar por fees muito baixas

Um exemplo da minha Wallet of Satoshi, eu recebo e envio pagamentos pela LN facilmente, e também tenho a opção de enviar pela rede principal, porém vai pagar a taxa da rede, semana passada fiz isso e paguei mais ou menos R$ 34,00

Para usar as carteiras que citamos, não precisa abrir canal nem ter dinheiro na carteira

Mas se nessas carteiras, não conseguimos controlar o private key, não convém ter lá muito dinheiro.
Dai eu mencionar em movimentar o dinheiro de um lado para o outro.

Essa das verificar as taxas, não tinha reparado. Vou ficar atento.

Obrigado.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Vc abriu o canal com qual amount de BTC? Tem que ser "compatível" com o montante a ser recebido? Ex: se vou receber 400.000 sats, deve-se abrir um canal com pelo menos 800.000 sats?

Pela Electrum, sim.. E você vai ter que gastar esse dinheiro para liberar espaço e poder receber.. Mesmo assim não vai liberar um montante exato..

Creio que pelas carteiras que o pessoal comentou abaixo seja mais fácil..

Vc está esperando quantas confirmações pra poder usar o canal?

Se não me engano são 3..

Conectou em algum node específico? Tipo o do próprio NH ou deixou automático?

Primeiro usei um aleatório e tive problemas (dias depois ele fechou), então comecei a utilizar o da BitMEX..

Vc fechou o canal logo depois de receber ou deixa este em aberto 4 ever para receber outros depósitos futuros?
Deixei aberto, só fechei quando resolvi gastar o dinheiro on-chain..

Se e quando vc fecha o canal, quanto tempo depois confirma na blockchain, é uma transação normal on chain fee dependente?
Igual uma transação normal..

Porém se você forçar esse fechamento (ex: caso o node caia), vai ter que esperar ~24 horas (144 blocos)


Lembre-se de fazer o backup da LN, ele vai salvar um arquivo no seu pc e esse arquivo vai conseguir fechar o canal para você caso dê algum problema..


Devagar e sempre, pena que é outra exchange que eu não uso Cry
legendary
Activity: 2212
Merit: 1303
Estou a ver.
Uso uma dessas carteiras para retirar o dinheiro do Nicehash e depois transfiro de forma normal para a minha carteira final. Será o mais seguro, certo?

Nessas carteiras, não preciso de canais nem ter dinheiro na carteira, correto?

Também recomendo utilizar as carteiras que o Ninja citou, são seguras, fáceis de usar e para o uso comum é mais que suficiente

Sobre a sua questão, não sei se faz sentido você pegar da Nicehash pela Lightning e depois sacar para a carteira tradicional, visto que na Nicehash é só aguardar o momento certo que você consegue sacar a taxas irrisórias, depende um pouco da rede, mas sempre dá pra sacar por fees muito baixas

Um exemplo da minha Wallet of Satoshi, eu recebo e envio pagamentos pela LN facilmente, e também tenho a opção de enviar pela rede principal, porém vai pagar a taxa da rede, semana passada fiz isso e paguei mais ou menos R$ 34,00

Para usar as carteiras que citamos, não precisa abrir canal nem ter dinheiro na carteira
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Recomendo que utilize essas carteiras "focadas" em lightning enquanto a tecnologia ainda está amadurecendo. Breez, Wallet of Satoshi, Phoenix, etc... todas permitem que você receba e envie sem abrir canais por conta própria ou se preocupar com a capacidade inbound. É baixar, criar e usar.

Estou a ver.
Uso uma dessas carteiras para retirar o dinheiro do Nicehash e depois transfiro de forma normal para a minha carteira final. Será o mais seguro, certo?

Nessas carteiras, não preciso de canais nem ter dinheiro na carteira, correto?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Sempre posso usar a Wallet of Satoshi, para retirar do Nicehash, visto que não precisa de saldo, e depois abrir um canal da Wallet of Satoshi com o Electrum. Certo?
Recomendo que utilize essas carteiras "focadas" em lightning enquanto a tecnologia ainda está amadurecendo. Breez, Wallet of Satoshi, Phoenix, etc... todas permitem que você receba e envie sem abrir canais por conta própria ou se preocupar com a capacidade inbound. É baixar, criar e usar.

Todas elas são bem conectadas, e por isso, você tem uma rotação bem melhor na rede. Provavelmente conseguiria enviar para o seu canal na Electrum só de abrir um canal (pela Electrum) com uma exchange grande.

edit: Gradually, then suddenly...

Crypto exchange OKEx integrates Bitcoin's Lightning Network
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Para usar a LN na Electrum aí já é um processo um pouquinho mais complicado.

Pois, eu estava a tentar usar o Electrum, mas como não tenho saldo nesta carteira, não estava a conseguir. A carteira que uso não tem LN.

O chato é ter de "criar" outra carteira.

Sempre posso usar a Wallet of Satoshi, para retirar do Nicehash, visto que não precisa de saldo, e depois abrir um canal da Wallet of Satoshi com o Electrum. Certo?
Pages:
Jump to: