Concordo com o Zhuravlick...
Ambos os SOs tem coisas boas e coisas más. E os SOs Linux não são imunes a vírus, isso digam o que dizerem é puro mito. Se dizerem que a probabilidade de apanharem vírus é menor, estão correctos.
Mas essa probabilidade de apanharem menus vírus, não é propriamente porque tem mais segurança, mas é mais pela percentagem de utilizadores.
Baste raciocinar um pouco...
Quem faz um vírus, faz com o objectivo de ganhar algo com isso. Nesse sentido, vão construir um vírus de afectar o maior numero de pessoas possível, para ganhar mais. Tendo em conta que o Windows é utilizado por mais de 60% de utilizadores, na hora de fazer um vírus vai fazer para quem? Para Linux ou para Windows? Lógico que vai fazer para Windows.
Mas ainda podemos ir mais fundo... tendo em conta que mais de 50% dos utilizadores Linux, são pessoas com um bom nível de conhecimento informático, qual é a probabilidade de esses utilizadores serem "enganados" e apanharem o vírus?
A probabilidade de um vírus render mais em Windows do que noutros SOs é tão alta, por ter mais utilizadores, que a maioria dos que fazem vírus os fazem para Windows.
Qualquer das formas, essa situação gradualmente vai se alterar, divido a cada vez mais pessoas usarem Linux. Talvez o Linux pode ter um nível de segurança um pouco superior ao Windows, não ponho isso em causa, mas não é imune.
Bem, eu não diria tanto.
Em primeiro Lugar o que toda a gente tem que perceber é que o maior defeito em qualquer sistema operativo, pelo menos a nível de segurança, é o UTILIZADOR.
Quanto ao linux apanhar vírus facilmente se fosse tão utilizado como o Windows, não me parece real, nem possível.
O Linux é descendente do Unix e como tal herda, para o bem e para o mal, as suas características base.
O sistema base não é controlado a não ser pelo utilizador Root(administrador) e isto é mesmo real!! Os root exploits existem, mas passado 2 horas de serem descobertos, pumpa sai um patch para o corrigir.
Outro erro que é muito falado pelos fórums, é de que linux tem poucos computadores a correr.... bem todos os servidores goolge por exemplo correm linux. cerca de 90% de todos os servidores em todo o mundo correr Linux ou uma variante de BSD, e Acreditem que correm páginas de onde podem ganhar bem mais dinheiro do que de utilizadores de windows.
Segurança base em linux para mim é:
Actualizar sempre o sistema.
Evitar instalar software de sites desconhecido, usar sempre os repositórios ou em último caso de projectos que confiem.
Nunca escrever a password de root/sudo para uma coisa que não tenha pedido!!!! Este é o maior erro que os utilizadores tem, e este erro vem dos utilizadores que vem do windows... fazem tudo o que o sistema pede, tipo, Next, next, next, ok etc. basta ver que numa instalação standard do windows, não é preciso sequer password para instalar software, e quando tem uma janela para instalar drivers etc, aparece uma janela onde se cancela ou se faz ok.... Isto não é ser user friendly, é má politica de segurança.
Já me estou a alongar muito, mas em suma Qualquer sistema operativo é susceptível de sofrer ataques, mas o windows, com o seu código base e a necessidade de ser compatível com versões até ao Dos 6.2, tem muito mais hipóteses de sofrer.