Salve galera.
Não achei muita informação em português, apenas inglês, inclusive bem tecnicas, mas achei estranho em português não contem esse tipo de informação, por isso vem a pergunta.
Qual S.O. Utilizar? Linux ou Windows?
Porque o pessoal do Brazil não fala tanto em Linux, menos desempenho, configurabilidade, ...
Abraçooo
Caro,
Eu uso Linux desde 1996. Nunca usei Windows profissionalmente, e olha que eu já tentei muitas vezes! Mas sempre o Windows pegava algum vírus, perdia alguma configuração, precisava de reboot todo dia e... Precisava ser formatado uma vez a cada alguns meses... Isso não é profissional. Windows não é profissional. Até o Windows 7, que dizem que não trava, trava sim... Eu já ví...
Você falou de desenpenho... Pois bem, os maiores computadores do mundo só são os maiores porque rodam Linux. A Sony usa Linux, a Amazon usa Linux, a NASA usa Linux, o INPE usa Linux, eu uso Linux (Ubuntu e Debian), o Exército Brasileiro usa Linux, o governo brasileiro usa Linux, a Citrix que deenvolve aplicações Windows, conhecidos como Metaframe, são todas baseadas em Linux e Xen (XenAPP)... Quem usa Windows, fica para trás... Pega vírus, tem medo de acessar sites de banco, e com razão! Afinal, Windows é um lixo...
Linux não pega vírus. Na realidade, você não precisa nem ter anti-vírus instalado em seu computador,
se usar Linux.
Nenhum de meus amigos que usam Linux, possuem anti-vírus instalado em seus computadores, anti-vírus é perda de recursos computacionais com uma tarefa ridícula, você já viu quanto de memória RAM e CPU que o anti-vírus consome?!?! Imagine, que isso! É perda de recursos preciosos com algo extremamente imbecíl.
É inviável tentar produzir um vírus para Linux, ele simplesmente não funcionaria! Ele não conseguiria se propagar, por três principais razões:
1- Pelo sistema de segurança padrão do Linux (que não existe nada parecido no Windows);
2- Pelo modo de desenvolvimento open source do Linux, ou seja, quando alguma falha é descoberta, rapidamente ela é corrigida e espalhada pelo mundo, de modo que nenhum vírus seria capaz de explorar aquela falha para se propagar e invadir sistemas alheios e;
3- Pela grande diversidade de distribuições que existem do Linux, quero dizer, RedHat, Fedora, Debian, Ubuntu, CentOS, Gentoo, Slackware... Se descobrem uma falha na versão 4 do RedHat por exemplo, mesmo que seja no Kernel Linux, esta falha muito provavelmente não afetará o Ubuntu, Debian, Slackware, etc... Porque são diferentes, apesar de utilizarem o mesmo kernel Linux.
Com relação a configurabilidade, este é o principal ponto que todas as pessoas erram com relação ao Linux, elas pensam que o Linux é difícil de configurar, que não é plug-and-play, etc... Isso é pura ignorância das pessoas, não acredite nelas! Pois o Linux é o único sistema operacional verdadeiramente plug-and-play que existe. Vou te propor uma simples experiência para comprovar isso que eu afirmo:
Pegue um computador com os seguintes componentes:
CPU AMD ou Intel
2G de RAM
1 placa NVidia ou ATI;
1 placa digitalizadora (PixelView ou qualquer uma de circuito interno de TV)
1 placa de som de última geração;
1 placa wireless;
1 placa de rede;
Periféricos:
1 modem Speedy;
1 modem NetVirtua;
1 modem 3G (VIVO, Claro, etc);
2 Impressoras;
1 iPhone / iPad / iPod;
1 placa de captura de TV USB.
Baixe o Ubuntu Natty e pegue o seu Windows...
Se, ao meio dia, você começar a instalar o Ubuntu neste ambiente, as 13H você terá TODOS estes os componentes funcionando. Quero dizer,
assim que você reiniciar o seu computador com o Ubuntu instalado, TODOS os dispositivos já estarão funcionando "out-of-the-box", pois o Linux e o Ubuntu já disponibilizam tudo o que é necessário e, o mais interessante, todos aqueles CDs de drivers que você tem, são inúteis e completamente desnecessários... Sempre que eu compro um hardware novo, eu até mando os CDs de drivers para reciclagem! Nem dou o trabalho de colocá-los no drive para ver o que tem dentro...
No Ubuntu Linux, tudo funciona "por padrão"! Você não precisa ficar correndo atrás de controladores de dispositivo aqui ou ali... É mil vezes mais fácil!
O Speedy funciona 100%, tudo via interface gráfica. Os modems 3G do mercado, você espeta no Ubuntu e aparece um ícone na tela: Modem 3G encontrado, qual é o seu provedor? Vivo, TIM, claro, oi?! Escolha e pronto, está conectado (sem usar o CD da operadora!!!!!!)!!!
Impressora então, pelo amor de Deus, é ridículo configurar e atualizar impressoras no Ubuntu Linux, para você ter uma idéia, a Apple comprou o sistema atodado pelos sitemas Linux (o CUPS), de tão bom que ele é, para os Mac OSX. E continua a desenvolver a tecnologia como open source! Imagine só, você tem uma rede com 100 PCs, se você usa Windows e troca a impressora, você tem que reconfigurar 100 Windows, um por um... Já com Ubuntu (ou Mac), você simplesmente pluga a nova impressora e ela já aparece nos Linuxes automaticamente, como mágica! Quer mais configurabilidade do que isso?!
O mesmo acontece com todos os outros dispositivos, é espetar no micro, ligar o Ubuntu e usar o hardware, sem CDs de drivers, sem firulas, é simples assim.
Com iPhone / iPad / iPod é mais interessante ainda! Você nem precisa do iTunes para enviar suas músicas para o seu dispositivo... O Linux acessa o iPhone com uma biblioteca padrão e boas... Incluindo fotos e aplicativos do iPhone, como os de pendrive, etc...
Agora, pega este mesmo computador, e tenta ativar todos estes dipositivos, em uma hora, utilizando Windows... Senta e chora. Eu desafio você a fazer este teste. Dúvido que você ficará com o Windows no fim do dia...
Na boa,
não tem nem como comparar o Windows com o Linux (ou com Mac), o Windows é centena de vezes inferior... É um sistema de brinquedo, que no máximo, só serve para joguinhos de computador, isso quando não fazem versões para Linux, que funcionam bem melhor...
Imagine só, vírus de computador é coisa que só existe no mundo Micro$oft cara!! Não é porque o Linux é menos utilizado que não tem um monte de vírus para ele, isso é conversa para boi dormir! Na realidade, é inviável tentar desenvolver um vírus para Linux, porque ele não funcionaria e não seria capaz de se auto-replicar, não seria capaz de se infiltrar dentro dos binários do sistema, logo, não seria um vírus propriamente dito... Não acredite em mentiras, Linux não tem vírus porque não dá para ter! E não porque é menos utilizado.
Pense um pouco, porque existem vírus para Windows?! Porque empresas precisam VENDER anti-vírus cabra!!! Esse é o único motivo. Se o mundo inteiro adotasse o Linux, não existiriam mais empresas de anti-vírus, muita gente iria perder o emprego, blah blah blah... Que arrumem outra coisa mais honesta para fazer e viver meu! Que mundo é esse?!?!
Se você usa Linux, pode acessar sites de banco tranquilamente, sem ter anti-vírus na sua máquina, pois, na realidade, o Linux é a prova de vírus! Se você mantém o seu Linux sempre atualizado então, não há o que temer e a Internet se torna um ambiente tranquilo e amigável.
Espero que você passe a usar o Ubuntu Linux hoje mesmo! Qualquer dúvida, pode me perguntar! Se precisar de suporte ou serviços, qualquer Bitcoin na conta tá valendo!! Há!!
Grande abraço!
Thiago