Acredito.. Eu quebrei um dos fans do meu watercooler (bati ele na mobo e quebrou umas 3 pás) e não encontrei o mesmo modelo no Brasil.. Acabei tendo que comprar um do mesmo fabricante porém com RGB e com menor "airflow" e "air pressure"..
Com GPU deve ser pior ainda, só deve se encontrar usados de GPUs que queimaram e alguém está vendendo as peças.. Não acionou a garantia?
Então, pra watercooler imagino que deva ser difícil encontrar também, pois tem que ser o modelo certinho, e quando encontra nunca é idêntico ao original que é feito sob medida, com certeza a substituição vai funcionar, porém será mais barulhenta e com menos airflow igual você citou
Sobre as fans de GPU, como eu tinha algumas RX 580 da Saphire na época, eu queria comprar pra deixar de substituição para quando precisasse, não cheguei a quebrar nenhum fan até hoje de nenhuma GPU
Depois que eu fui lendo sobre o assunto, segui as recomendações e tive sucesso nas temperaturas e fans e nem precisei comprar
Tinha pessoal que tinha mais 100 GPUs, e a partir de uma boa quantidade, você terá algumas unidades falhando, e eles citavam os fans como a parte mais problemática das GPUs, sendo melhor não deixar em rotação muito alta pois vai rodar 24h
Uma curiosidade, você citou Asus, e já vi bastante gente reclamando das Fans da Asus, tinha modelos que falhava bastante