Pages:
Author

Topic: Minha crítica a wallet Electrum sobre como lida com os formatos de endereços BTC - page 2. (Read 389 times)

hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Duelbits - Play for Free | Win for Real
A samourai tem suporte para receber em bech32 agora? Que ótima notícia! Mas acho que não é uma boa hora para deixarem de lado os endereços legado, pois a maioria das outras wallets só fazem sweep e importação dos endereços legado (p2pkh)

Tem uns amigos me pressionando para que eu use essa wallet. Eu não entendo nada de programação, mas também não sou trouxa.
Alguém já auditou essa wallet pra ver se existe algo dentro dela que vá expor a private key do usuário?
Olha, como insistiram muito para eu usar, eu fiquei meio bolado. Já estou acostumado com a electrum android. Uso há anos sem problemas, então fiquei com medo de testar outra wallet nova.
Ela é boa mesmo?
Ela está sendo muito recomendada depois que ela fez o upgrade para o Segwit compatível (p2wpkh-p2sh) e agora por último o segwit full (bech32 addresses), deixando a wallet mycelium que era a mais recomendada obsoleta. Eu ainda não coloquei fundos nela (samourai), mas não vi nenhum escandalo dela até agora.
full member
Activity: 532
Merit: 152
A samourai tem suporte para receber em bech32 agora? Que ótima notícia! Mas acho que não é uma boa hora para deixarem de lado os endereços legado, pois a maioria das outras wallets só fazem sweep e importação dos endereços legado (p2pkh)

Tem uns amigos me pressionando para que eu use essa wallet. Eu não entendo nada de programação, mas também não sou trouxa.
Alguém já auditou essa wallet pra ver se existe algo dentro dela que vá expor a private key do usuário?
Olha, como insistiram muito para eu usar, eu fiquei meio bolado. Já estou acostumado com a electrum android. Uso há anos sem problemas, então fiquei com medo de testar outra wallet nova.
Ela é boa mesmo?
hero member
E sobre a minha sugestão de integrarem os três tipos de scripts na walet electrum, podem esquecer pois eles não vão adotar isso, não acho tão ruim assim pois a Electrum continua sendo uma das melhores wallets e vou continuar recomrndado ela pois é muito simples de usar.
hero member
member
Activity: 148
Merit: 31
Gosta da interface da Samourai e ela tem suporte completo ao SegWit, consigo até alterar entre endereços P2SH e Bech32, mas também não gera endereço legacy.

hero member
Seria realmente mais prático  (e seguro) fazer essa mistura, mas tem que pensar que a electrum quer oferecer praticidade para os usuários, deixando o P2SH e o bech32 apenas para os usuários mais avançados por enquanto, mas oferecer uma escolha quanto a isso seria realmente interessante. Espero que implementem essa ideia aí.
acho que não devia tirar ou deixar de colocar features só porque um monte de usuários não sabe e enquanto os usuários mais técnicos ficam sem por causa da ignorância de conhecimento da maioria, acho isso errado, pois tem wallets para usuários iniciantes e avançados, no caso da electrum é mais para usuários que já tem um bom conhecimento.
sr. member
Activity: 476
Merit: 314
Seria realmente mais prático  (e seguro) fazer essa mistura, mas tem que pensar que a electrum quer oferecer praticidade para os usuários, deixando o P2SH e o bech32 apenas para os usuários mais avançados por enquanto, mas oferecer uma escolha quanto a isso seria realmente interessante. Espero que implementem essa ideia aí.
hero member
Todos nós sabemos que a Electrum possui suporte completo ao segwit desde a v3.0 se não me engano, até aí tudo bem, algumas carteiras como a coinomi e bitcoin core também dão suporte completo ao SegWit, mas tem uma diferença entre a Electrum e essas duas outras wallets. Nessas duas wallets: Bitcoin Core e Coinomi podemos alternar o formato de endereços que podemos receber em qualquer momento na mesma conta, agora na electrum não tem isso, você tem que usar o código mnemônico, criar uma nova carteira gerando um novo arquivo wallet e por fim alterar o derivation path se quisermos usar o SegWit por exemplo. Eu gosto muito da Electrum mas isso incomoda porque quando quisermos trocar o formato de endereços temos que usar o mnemônico, fazendo isso expõe a carteira ao risco, pois vai exibir o mnemônico mais de uma vez (3 vezes já que são 3 formatos de endereços)

No bitcoin core o processo também é burocrático, mas não tanto quanto a Electrum, pois exige conhecimento técnico da parte do usuário em lidar com esse processo, no btc-core para alterar o tipo de endereço de recebimento ou de mudança, tem que usar a linha de comando no bitcoin-cli ou no atalho, mas isso não criará um novo arquivo de wallet.dat como na Electrum, pensem comigo, se já tem suporte completo ao segwit porque não integrar todos os 3 formatos de endereços no mesmo wallet.dat sem expor a carteira do usuário ao risco?

sugeri isso para os devs no GitHub de usar todos numa mesma carteira igual a coinomi wallet e o core faz, vamos ver se vão aderir.
Pages:
Jump to: