Pages:
Author

Topic: Moedas pré-mineradas - page 2. (Read 349 times)

full member
Activity: 532
Merit: 152
March 07, 2018, 11:03:45 PM
Minha ressalva quanto à nano...

Vamos lá. O bitcoin, através de seu protocolo, permite que além do ganho por encontrar novos blocos, existe o ganho por validar as transações. Essas pessoas que lucram com a mineração tem interesse claro e objetivo em manter um fullnode rodando, aumentando a descentralização da rede. Existem pessoas que rodam fullnodes "a troco de nada"? Claro que sim, mas mesmo que não existissem, os mineradores estariam lá.
Em relação à nano, o que garante que as pessoas continuarão a rodar fullnodes para manter a rede? "Ah, mas será de interesse dos comerciantes..." O uso prático da nano ainda é tecnicamente nulo. Enquanto a nano se manter como par BTC, de nada vai andiantar. Ou se instaura uma economia a base da Nano, ou será apenas uma moeda com boa tecnologia, mas que cedo ou tarde poderá sumir, e a probabilidade dela sumir é bem maior que a do BTC.
Acho que será inevitável a cobrança de taxas nas transações em algum momento.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
March 06, 2018, 01:15:07 PM
- Economia

Não há diferença entre a Iota de hoje e o Bitcoin pós minerado de algumas centenas de anos - é como se houvesse dois países, um emitirá moeda por mais cem anos e outro já parou de emitir. A mineração, no que tange a criação de novas criptos, é apenas uma característica que o criador da moeda programou para atender a expectativa de demanda/oferta.

Bitcoin: Satoshi criou e botou o BTC pra rodar, uma largada justa, ele não botou nenhuma moeda no bolso, tanto que ele deve ser um dos caras mais ricos do mundo e nunca vendeu 1 BTC se quer. Minerou quem quis, quem acreditou.

Ripple: Os caras devem ter 55% das moedas no bolso. Roll Eyes money talks..
e já imaginou se eles despejarem essas moedas? seu investimento vai pro buraco Wink

Resumo da Ripple: https://www.youtube.com/watch?v=chtrSvqnxH0

PS: Governos nunca param de emitir moedas, por isso as criptos tem tanta força, oferta limitada.

- Aspectos mais técnicos

A mineração, no que tange a validação de transações, é sim uma forma válida de verificação e há todos os motivos para que mineradores sejam remunerados, inclusive porque haver custo por transação desestimula transações spam. Contudo, as moedas pré-mineradas possuem algumas características que tornam o processo de verificação tão seguro quanto e gratuito, vejamos:

Iota - Para cada transação efetuada seu hardware será utilizado para validar duas transações de alguém. A rede se sustentaria sempre na proporção de 2 máquinas dispostas a validar para cada máquina querendo transacionar. Logo, mesmo que haja spam vai haver conversão disso para a rede.

Essa contribuição mútua da rede torna desnecessária a taxa de mineração.

Da iota sou pessoalmente uma vedete, acho o projeto bem bonito.

Nano - Independente do histórico duvidoso da Nano/Raiblock, até onde li, uma carteira só consegue enviar o que a carteira receptora disser que está disposta a receber. Portanto eu precisaria inserir que estou aguardando, digamos, 15 nanos para que pudessem me enviar 15 nanos de algum lugar. Só haveria spam entre pessoas dispostas a receber spam. Infelizmente temo cometer algum erro sobre nano pois não domino bem como ela funciona, contudo, o conceito acima seria facilmente aplicável.

Aqui é sobre mineração, não sobre os devs estarem com metade do supply no bolso.

Poucos argumentos contrários à pré-mineração

Um dos maiores medos que vi entre a comunidade é que o criador da moeda pré-minerada esteja, secretamente, com grande quantidade de moedas desde sua criação e tenha disponibilizado, digamos, apenas 40% delas ao mercado na esperança de um dia ela valorizar e ele fazer dinheiro 'fácil' inflacionando a própria cripto de uma única vez.

Este argumento é muitíssimo válido... só que para todo e qualquer projeto, pré-minerado ou não. Deve ser sempre monitorado pelos usuários mais entusiastas e cuidado ao se investir em cripto, disponibilização do código para averiguação e etcs.

E ainda que o criador tenha má fé na elaboração de uma cripto, a tecnologia e soluções ao ecossistema que ela traz são no mínimo relevantes.

Não é secretamente, é na cara dura mesmo, e tem gente que ainda compra essas moedas Roll Eyes

Pré-minerados ou não? não entendi.

Futuro

A computação quântica pode vir a acontecer um dia. Explicando por alto, pois sou leigo, é a evolução do nosso conceito de 01010101 (cada número é 1 bit) para que cada bit possa ser simultaneamente 0, 1, 01 ou 10. Espero não estar errado sobre este detalhe técnico mas não há invalidade no mérito da questão. As moedas pré-mineradas se adequam mais a este futuro que as atuais criptos que necessitam de mineração.

quote do @girino que entende do assunto:

Não li a matéria, mas...

O computador da intel tem apenas 17 bits (o minimo para conseguir convergencia), o esforço para que ele convirja é grande o suficiente pra que não afete a criptografia, mesmo com poucos bits, e ele não tem bits suficientes pra quebrar nenhuma das criptos do bitcoin de forma eficiente (memso que ele fosse eficiente no processamento quantico).

é mais uma prova de conceito do que um processador real.

Sei q meu tópico pode se parecer com algum outro mas dei uma olhada antes e não encontrei algo mais focado nos 'malefícios' da pré-mineração.

Malefícios: manipulação, centralização de poder, et al.
jr. member
Activity: 161
Merit: 8
March 06, 2018, 12:12:03 PM
Numa live relativamente antiga da Foxbit o Guto (ou outro) disse que não era fã de Iota e outras moedas pré mineradas por não haver mineração.

Muita gente muito mais entendida que eu diz não gostar das pré-mineradas mas nunca explicam os motivos, alguém discute comigo isso?

Por tópicos alguns pontos:

- Economia

Não há diferença entre a Iota de hoje e o Bitcoin pós minerado de algumas centenas de anos - é como se houvesse dois países, um emitirá moeda por mais cem anos e outro já parou de emitir. A mineração, no que tange a criação de novas criptos, é apenas uma característica que o criador da moeda programou para atender a expectativa de demanda/oferta.

- Aspectos mais técnicos

A mineração, no que tange a validação de transações, é sim uma forma válida de verificação e há todos os motivos para que mineradores sejam remunerados, inclusive porque haver custo por transação desestimula transações spam. Contudo, as moedas pré-mineradas possuem algumas características que tornam o processo de verificação tão seguro quanto e gratuito, vejamos:

Iota - Para cada transação efetuada seu hardware será utilizado para validar duas transações de alguém. A rede se sustentaria sempre na proporção de 2 máquinas dispostas a validar para cada máquina querendo transacionar. Logo, mesmo que haja spam vai haver conversão disso para a rede.

Essa contribuição mútua da rede torna desnecessária a taxa de mineração.

Da iota sou pessoalmente uma vedete, acho o projeto bem bonito.

Nano - Independente do histórico duvidoso da Nano/Raiblock, até onde li, uma carteira só consegue enviar o que a carteira receptora disser que está disposta a receber. Portanto eu precisaria inserir que estou aguardando, digamos, 15 nanos para que pudessem me enviar 15 nanos de algum lugar. Só haveria spam entre pessoas dispostas a receber spam. Infelizmente temo cometer algum erro sobre nano pois não domino bem como ela funciona, contudo, o conceito acima seria facilmente aplicável.

Poucos argumentos contrários à pré-mineração

Um dos maiores medos que vi entre a comunidade é que o criador da moeda pré-minerada esteja, secretamente, com grande quantidade de moedas desde sua criação e tenha disponibilizado, digamos, apenas 40% delas ao mercado na esperança de um dia ela valorizar e ele fazer dinheiro 'fácil' inflacionando a própria cripto de uma única vez.

Este argumento é muitíssimo válido... só que para todo e qualquer projeto, pré-minerado ou não. Deve ser sempre monitorado pelos usuários mais entusiastas e cuidado ao se investir em cripto, disponibilização do código para averiguação e etcs.

E ainda que o criador tenha má fé na elaboração de uma cripto, a tecnologia e soluções ao ecossistema que ela traz são no mínimo relevantes.

Futuro

A computação quântica pode vir a acontecer um dia. Explicando por alto, pois sou leigo, é a evolução do nosso conceito de 01010101 (cada número é 1 bit) para que cada bit possa ser simultaneamente 0, 1, 01 ou 10. Espero não estar errado sobre este detalhe técnico mas não há invalidade no mérito da questão. As moedas pré-mineradas se adequam mais a este futuro que as atuais criptos que necessitam de mineração.

Sei q meu tópico pode se parecer com algum outro mas dei uma olhada antes e não encontrei algo mais focado nos 'malefícios' da pré-mineração.
Pages:
Jump to: