Concordo, enquanto isso eles estão tentando se reinventar... Migraram de POW para POS e nessa parte parece que não tem arrependimentos, já aquele apoio que davam a ideia das L2 no inicio agora já está bem mais enfraquecido e gerando dúvidas se esse realmente é um bom caminho e agora outro ponto que estão focando é a centralização do stake com a LIDO se tornando uma preocupação devido a centralização dos fundos, agora vão tentar mudar a acessibilidade ao stake para que as pessoas tenham uma possibilidade mais barata de montar o seu próprio node além dessas novas mudanças nos blocos/fees que também estão por vir.
ETH é um ótimo laboratório para experimentos mas vejo uma chance muito grande deles se perderem no meio do caminho... Mas é inevitável, se ficar estagnado vai acabar perdendo espaço e talvez acabar até morrendo então mudanças drásticas devem estar a caminho.
Quanto a segurança no meu entendimento eu entendo que ela precisa ser negligenciada de alguma forma para permitir que hardware de baixíssimo processamento seja capaz de rodar o client e oque reforça esse meu pensamento é a declaração que com essa atualização não será mais uma rede resistente a computação quântica.