Acho que atualmente o Bitcoin ainda tem muito problema de sonegação fiscal, o que também é um crime mas o maior afetado nesse caso acaba sendo o "bolso" do governo, é menos letal para a sociedade do que um traficante de drogas. Outros crimes envolvendo criptos me parece que reduziram drasticamente.
Meu medo é de que esse tipo de crime fosse cometido mais em moedas que prezam fortemente pelo anonimado, como o Monero, mas a falta de aceitação dessa moeda em diversas exchanges por questões regulatórias parece que também afastou os traficantes.
Mas como você bem comentou... o Bitcoin não é o meio que facilita esse tipo de crime. Eles sempre vão existir havendo o Bitcoin ou não.
Minha opinião:
Primeiramente não existe lavagem de dinheiro, dinheiro é dinheiro, é um termo muito infantil usado pelas pessoas.
"O bitcoin não ajuda os traficantes de droga"
Ajuda sim, o comerciante de drogas, popularmente conhecido como traficante, é um indíviduo como qualquer outro fazendo trocas voluntárias com outras pessoas. O traficante não força ninguém a ir comprar cocaina, heorina, craque e etc.. como o dono do bar nao força ninguem a comprar álcool, cigarro, compra quem quer e a ilegalidade mora no fato de o governo não ganhar o bastante com o comercio desses produtos "proibidos". O bitcoin ajuda o comerciante de drogas a manter seu poder de compra no futuro e fazendo as transações em BTC, fica bastante dificil para o governo comprovar que um determinado endereço de BTC pertence ao traficante X por exemplo.
"já está claro de que ele é uma dos piores meios para se utilizar em esquemas ilegais."
Claro, as alternativas melhores do que o Bitcoin com certeza é o PIX e o futuro DREX. Se a moeda comum entre trocas voluntarias fosse totalmente o BTC, o anonimato do responsavel da transação estaria garantido. Tem moeda fiat no meio, realmente manter o anonimato fica mais dificil.
"Acho que atualmente o Bitcoin ainda tem muito problema de sonegação fiscal"
Esse trecho aqui é o pior, sonegação fiscal nunca foi problema, é a solução do todos os males da humanidade. Parar de alimentar o leviatã estatal é primordial para o triunfo da liberdade. O estado rouba as pessoas de tudo que é lado, sonegar impostos é meio legitimo de defesa. Tem que sonegar tudo o que puder e incentivar os empresários a fazer o mesmo. Um dia, o BTC irá matar o leviatã por inanição.
"o que também é um crime mas o maior afetado nesse caso acaba sendo o "bolso" do governo, é menos letal para a sociedade do que um traficante de drogas."
BOLSO DO GOVERNO = ROUBO EM MASSA A TODOS OS BOLSOS DOS INDIVIDUOS PACIFICOS.
A escolha de ir ao traficante comprar drogas é totalmente voluntária. Muito diferente de ter uma arma apontada para a minha cabeça e ser obrigado a pagar imposto. Imposto pelo proprio nome já diz, é algo coercitivo e obrigatorio. Então nao tem como um traficante ser pior do que o governo.
Muita baboseira, nao vou ficar perdendo tempo nesse comentario aqui