Pages:
Author

Topic: O bitcoin não ajuda os traficantes de droga - page 2. (Read 246 times)

jr. member
Activity: 103
Merit: 6
September 14, 2023, 05:14:16 AM
Cara, com o entendimento e ferramentas que as "agências de inteligência" tem hoje sobre o Bitcoin, já está claro de que ele é uma dos piores meios para se utilizar em esquemas ilegais.

Acho que atualmente o Bitcoin ainda tem muito problema de sonegação fiscal, o que também é um crime mas o maior afetado nesse caso acaba sendo o "bolso" do governo, é menos letal para a sociedade do que um traficante de drogas.  Outros crimes envolvendo criptos me parece que reduziram drasticamente.

Meu medo é de que esse tipo de crime fosse cometido mais em moedas que prezam fortemente pelo anonimado, como o Monero, mas a falta de aceitação dessa moeda em diversas exchanges por questões regulatórias parece que também afastou os traficantes.

Mas como você bem comentou... o Bitcoin não é o meio que facilita esse tipo de crime. Eles sempre vão existir havendo o Bitcoin ou não.

Minha opinião:

Primeiramente não existe lavagem de dinheiro, dinheiro é dinheiro, é um termo muito infantil usado pelas pessoas.

"O bitcoin não ajuda os traficantes de droga"

Ajuda sim, o comerciante de drogas, popularmente conhecido como traficante, é um indíviduo como qualquer outro fazendo trocas voluntárias com outras pessoas. O traficante não força ninguém a ir comprar cocaina, heorina, craque e etc.. como o dono do bar nao força ninguem a comprar álcool, cigarro, compra quem quer e a ilegalidade mora no fato de o governo não ganhar o bastante com o comercio desses produtos "proibidos". O bitcoin ajuda o comerciante de drogas a manter seu poder de compra no futuro e fazendo as transações em BTC, fica bastante dificil para o governo comprovar que um determinado endereço de BTC pertence ao traficante X por exemplo.

"já está claro de que ele é uma dos piores meios para se utilizar em esquemas ilegais."

Claro, as alternativas melhores do que o Bitcoin com certeza é o PIX e o futuro DREX. Se a moeda comum entre trocas voluntarias fosse totalmente o BTC, o anonimato do responsavel da transação estaria garantido. Tem moeda fiat no meio, realmente manter o anonimato fica mais dificil.

"Acho que atualmente o Bitcoin ainda tem muito problema de sonegação fiscal"

Esse trecho aqui é o pior, sonegação fiscal nunca foi problema, é a solução do todos os males da humanidade. Parar de alimentar o leviatã estatal é primordial para o triunfo da liberdade. O estado rouba as pessoas de tudo que é lado, sonegar impostos é meio legitimo de defesa. Tem que sonegar tudo o que puder e incentivar os empresários a fazer o mesmo. Um dia, o BTC irá matar o leviatã por inanição.

"o que também é um crime mas o maior afetado nesse caso acaba sendo o "bolso" do governo, é menos letal para a sociedade do que um traficante de drogas."

BOLSO DO GOVERNO =  ROUBO EM MASSA A TODOS OS BOLSOS DOS INDIVIDUOS PACIFICOS.

A escolha de ir ao traficante comprar drogas é totalmente voluntária. Muito diferente de ter uma arma apontada para a minha cabeça e ser obrigado a pagar imposto. Imposto pelo proprio nome já diz, é algo coercitivo e obrigatorio. Então nao tem como  um traficante ser pior do que o governo.

Muita baboseira, nao vou ficar perdendo tempo nesse comentario aqui
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
September 14, 2023, 01:56:29 AM
Alguem ser pego lavando dinheiro com BTC absolutamente NÃO prova que isso é impossível ou inviável.

Claro que não. Mas, mostra que não é uma ferramenta assim tão anonima.

Outro ponto, é o fator de ser apanhado. Neste caso, apanharam o traficante por causa da droga, e um ano depois conseguiram chegar ao individuo que ajudava nas transações do dinheiro. Como disse no outro tópico, os criminosos querem no final fiat para ter a sua vida de luxo, e mesmo tendo o esquema bem montado, mais cedo ou mais tarde vão cometer erros simples, que ajuda na sua deteção.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
September 13, 2023, 07:35:45 PM
Aí eu acho que depende. O Bitcoin adiciona VÁRIOS vetores de lavagem de dinheiro que não existiriam sem ele. Por exemplo, você pode comprar um endereço antigo com movimentações milionárias e usar elas como desculpa para sacar milhões em crypto que você "tinha desde os primordios". Dá para te pegarem, mas é um vetor que eu tenho certeza que alguem já usou por ai.

Comprar drogas na dark net nem se fala. Compra BTC, manda por uns canais para aumentar a privacidade, e depois compra algo lá. Sem o BTC como era antes? Simplesmente não existia mercados online com UX pique amazon para comprar produtos desse tipo. Tongue

Alguem ser pego lavando dinheiro com BTC absolutamente NÃO prova que isso é impossível ou inviável.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
September 13, 2023, 07:08:32 PM
Cara, com o entendimento e ferramentas que as "agências de inteligência" tem hoje sobre o Bitcoin, já está claro de que ele é uma dos piores meios para se utilizar em esquemas ilegais.

Acho que atualmente o Bitcoin ainda tem muito problema de sonegação fiscal, o que também é um crime mas o maior afetado nesse caso acaba sendo o "bolso" do governo, é menos letal para a sociedade do que um traficante de drogas.  Outros crimes envolvendo criptos me parece que reduziram drasticamente.

Meu medo é de que esse tipo de crime fosse cometido mais em moedas que prezam fortemente pelo anonimado, como o Monero, mas a falta de aceitação dessa moeda em diversas exchanges por questões regulatórias parece que também afastou os traficantes.

Mas como você bem comentou... o Bitcoin não é o meio que facilita esse tipo de crime. Eles sempre vão existir havendo o Bitcoin ou não.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
September 13, 2023, 06:09:22 PM
Muitos ainda continua a argumentar que o Bitcoin é usado para movimentar dinheiro entre os criminosos, e dessa forma eles conseguem escapar ás autoridades. Bem, esta noticia, ajuda a provar que esse argumento não é totalmente verdadeiro.

O dono de uma "fintech" em Londres está a ser acusado pelo Ministério Público belga de tentar lavar centenas de milhões de euros de traficantes de droga, através de uma plataforma de negociação de criptomoedas.

O esquema era "simples", Caio Marchesani (dono da "fintech") alegadamente convertia dinheiro em bitcoin para Sérgio Roberto de Carvalho, um dos chefes de organizações criminosas, que foi preso em 2022.

Ou seja, não é o facto do dinheiro ter sido convertido em bitcoin, que deixou de ser possível segui-lo ou de descobrir o seu destinatário.
Pages:
Jump to: