O que são ETF's?Nos últimos dias temos falado muito, sobre o possível lançamento de ETF's ligados ao Bitcoin. Mas afinal o que são ETF's?
Exchange Traded Fund, ou como são chamados ETF, são fundos de investimento negociados em bolsa. Por norma, os ETF's seguem um determinado índice, setor, ações, mercadoria ou outro ativo, como os possíveis ETF's que seguirão o Bitcoin.
De forma resumida e muito simples, podemos dizer que o ETF é como fosse um espelho de um conjunto de ativos, valorizando ou desvalorizando conforme a movimentação desses ativos. É como ter um pouco de todos esses ativos, mas só compra um, e não dezenas ou centenas deles.
Uma das vantagens dos ETF's, é que como se está a investir num conjunto de ativos ao mesmo tempo, a probabilidade de subida é maior, pois a desvalorização de um ativo pode ser compensado por outro ativo. Outra vantagem dos ETF's, geralmente tem baixo custos administrativos, sem períodos de carência, podendo-se comprar/vender em qualquer momento.
Logicamente, como em qualquer investimento em bolsa, os ganhos não são garantidos, mas historicamente tem tido bons rendimentos (não esquecendo que: resultados passados, não são garantia no futuro). Isto claro, se a pessoa não vender num momento de
panic sell, e tiver a paciência de esperar um bom par de anos. O investimento em ETF deve ser pensado a médio/longo prazo, sendo o ideal pensar em pelo menos 3-5 anos.
Recentemente, um canal noticias português fez uma reportagem bem interessante sobre o assunto, que explica um pouco e de forma simples como tudo funciona. Quem estiver interessado, recomendo ver:
https://sicnoticias.pt/economia/2023-10-25-Investir-em-ETF-o-que-sao-e-como-funcionam-64cebf9bSerá de notar, que a reportagem foi pensada para o publico português.Que tipos de ETF's existem?Existe ETF's para todo o tipo de mercados/investimentos: ações, ouro e outros metais preciosos, moedas, renda fixa, certificados/títulos (bonds), etc. Até existe ETF's de ETF's. Segue uma breve descrição de alguns tipos de ETF's:
ETF's Ações: Tem como objetivo acompanhar um conjunto de empresas com um determinado tipo de características. Por exemplo, existe ETF que segue as 500 maiores empresas dos EUA, ou as 1500 maiores empresas do Mundo.
ETF's Industria/Setor: São ETFs que seguem um determinado setor de atividade. Por exemplo, existe ETF de mineração do ouro, que pode incluir empresas que mineram ouro, que fazem a sua transformação e até do próprio ouro. Existe ETF das energias renovais, que incluir apenas empresas ligado a produção de energias verdes. Ou ETF dedicado aos automóveis elétricos, que apenas inclui empresas que produzem automóveis elétricos ou diretamente ligados a esse sector.
ETF's Títulos (bons): Permitem uma renda mais regular aos investidores, visto geralmente estarem associados a títulos (bonds) de governos e cooperativos. Mas, geralmente são negociados num valor ligeiramente inferior em relação ao preço real do título. Mas, pode ser uma forma de investir em
bonds de países estrangeiros, de uma forma mais fácil.
ETF's Commodity: Dedicado aos produtos básicos globais, matérias-primas, tais como ouro, cereal, petróleo, ferro, cobre, uranio, etc. Pode ser escolhido um ETF que acompanha a matéria-prima para energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e urânio. Ou etf, com um conjunto de matéria-prima do setor alimentar: arroz, milho, trigo e cevada.
Depois existe ainda ETF's mais complexo, onde o investidor pode escolher as ações, títulos ou materiais que quer incluir no seu cesto (ETF). Existe ainda ETF's inversos, que apostam na queda de ações, vendendo ações a descoberto. Ou ETF's alavancados que duplica ou triplicam os ganhos/perdas das ações que compõem o cesto.
Como investir em ETF's?Em primeiro lugar deve estudar bem como funciona os ETF's, na Internet encontra dezenas de artigos uteis que deve analisar e tirar a suas próprias conclusões. Analisado o assunto, poderá usar as diversas plataformas disponíveis no seu país, sendo das mais conhecidas a Degiro ou a XTB, ou se preferir contactar o seu banco e ver as opções que tem disponíveis.
ETF BitcoinRecentemente, muito se tem falado de uma possível autorização por parte das autoridades EUA, de ETF's ligados ao Bitcoin gerido pelas principais empresas gestoras de ETF's do Mundo, como a BlackRock. Ao ser aprovado o ETF da BlackRock, teremos um ETF diretamente ligado ao Bitcoin, onde a empresa gestora do ETF tem Bitcoin em carteira. Isso irá certamente trazer mais liquidez ao mercado, maior credibilidade junto dos investidores tradicionais, e provavelmente impulsionar todo o setor e uma valorização mais solida do Bitcoin.
Este artigo não é nenhuma recomendação de investimento. Nunca invista dinheiro para as suas necessidades diárias. Ganhos passados não garante ganhos futuros.