Eu acredito que nesse caso vc era "mal pagador" e esse tipo de informação acaba sendo compartilhado por ser meio q uma parceria entre bancos. Eu sei q fazem isso em escolas tb, queimando o filme dos pais que dão calotes em escolas particulares (e rola muito isso). O cara depois não consegue matricular mais e não sabe pq.
Mas se você tiver uma conta gorda, não acho que vão compartilhar seus dados não. Quanto tem aplicado no banco, gastos com cartão etc. Mas sei lá né tudo é possível.
Vou contestar sua tese...
Entendi o que você quiz dizer sobre o "mal pagador", mas mesmo assim eu nunca deixei de pagar uma conta até hoje (paguei em atraso mas com juros), limite de cheque especial sempre era integralmente coberto em até 30 dias quando caía o salário, cartão de crédito até usei o rotativo, mas sempre paguei mais que o mínimo da fatura, empréstimos sempre pagos em dias, e nunca tive o nome sujo.
Enfim... foi uma época complicada, eram dívidas normais da maioria dos brasileiros, mas sempre fui um "bom pagador".
É por isso reforço dizer que bancos compartilham informações entre eles indiferente do "score" da pessoa. Claro que alguém que gasta bastante no cartão, mas paga tudo em dia, possui investimentos e mais, talvéz até tenha menos informações compartilhadas, pois o banco não vai querer mostrar os bons clientes dele pra concorrência, então eles só compartilham aqueles que representam algum risco.
Não duvido, porém que em em alguma parte do contrato de prestação de serviço desse banco tinha lá uma cláusula falando sobre esse compartilhamento, só pode ser isso!
Voltando ao assunto do tópico... acho que o Open Finance não deslanchou não. Logo que surgiu eu até era assediado por vários bancos à fazer o compartilhamento, nunca fiz nada e hoje não vejo mais falar nenhuma comunicação à respeito, nem mesmo propagandas ou incentivos sobre isso.