Mas o código é open source. É um sistema diferente (ele usou o codigo de outros pra começar).
Lembro de uma história que o @girino comentou aqui uns anos atrás.. eles lançavam uma atualização para a moda deles, a Decred, e logo em seguida outro projeto copiava o código (não lembro o nome).. Você não acha que é isso é a mesma coisa que seu exemplo das pesquisas de fármacos? um trabalhou, gastou tempo e dinheiro, outro pegou de graça.
Sobre ser código aberto e usar outros programas.. não sei se isso teria alguma limitação para criar uma patente sobre o Bitcoin, por exemplo.. Satoshi criou uma tecnologia nova.. foi como pegar aço e transformar em parafuso.
Daí a empresa vende o remédio que os componentes custam 5 usd por 120 , pois essas empresa investiu 50 bi sem ganhar nada e agora precisa que seu investimento finalmente de retorno.
Vocee é contra a patente nesse caso?
Se não existir patente nesse caso, ninguém mais irá financiar pesquisas e a humanidade para de ir pra frente.
Bom ponto!
Na verdade sou a favor das patentes.. mas acredito que há uma linha tênue em alguns casos e é isso que quero explorar.
Outro dia também vi um músico reclamando que outra banda pegou parte de sua canção, mas a legislação brasileira diz que até 8 acordes (ou algo assim) não é plágio.. O cara estava chateado
para mim essas coisas são um assunto complexo.. nesse caso da música ainda mais, já que ao contrário das pesquisas é difícil estipular o valor gasto no processo de criação.
Propriedade intelectual se não existisse nós estaríamos vivendo ainda na época das cavernas, porque quem em sã consciência iria por dinheiro e tempo em algo se não tivesse a garantia que poderia tirar benefícios disso? O modo que já existe, que é depois de algum tempo as coisas virarem domínio público já resolve bastante os problemas e questionamentos relacionados a isso.
para quem não conheçe
tem o site Archive.org que tem um monte de coisas de domínio público para ser usado no que você quiser.
E quanto ao Bitcoin? será que ele e outras criptomoedas existiriam se as tecnologias que ele usa em sua base fossem fechadas?
Exemplo, Satoshi usou ECDSA (curvas elipticas) ao invés das assinaturas de Schnorr porque essa última ainda estava com patente (expirou em 2008).. e se não existisse nenhuma livre de direitos?
Onde quero chegar/entender é essa linha.. quando algo livre é mais benéfico tanto monetariamente quanto para o progresso da humanidade.
Talvez um exemplo disso é a Tesla.. recentemente vi ela liberou a patente de algum negócio do sistema de carregamento deles, obviamente eles se beneficiam com isso de alguma forma:
https://meiobit.com/arquivo/290033/tesla-motors-libera-suas-patentes-de-carros-eletricos-para-uso-publico/