Recentemente os temas de INSS e previdência tem surgido mais no meu dia-a-dia, em conversas da vida mesmo, em geral sou da opinião de que pra quem é jovem e autônomo faz mais sentido investir rumo à liberdade financeira do que pagar INSS e ficar nas mãos do governo pra depois receber um salário mínimo (se as regras não mudarem até lá).
"pagar INSS". Exatamente. Isso não é investimento. Só paga INSS quem é obrigado, quem não é, não tem porque botar o dinheiro nisso. Nunca te dará o retorno do seu "investimento", a não ser que voce se aposente por invalidez muito rapidamente.
Hoje fui calcular e pela primeira vez percebi que 20 anos de salário mínimo dá 264 mil reais (sem contar reajustes)
50 anos de salário mínimo daria 660 mil reais.
Não é fora da realidade supor que uma pessoa aposentada viva até os 80, e não é impossível que viva até os 110
....
No cenário ideal acredito em ensinarmos educação financeira para todos e cada um cuidar de seus investimentos, vivendo abaixo do padrão de vida e investindo pro futuro, para não ter que se preocupar na velhice e nem depender do governo, mas também sei que isso é muito utópico.
Pensamentos sobre o assunto?
Já li bastante sobre esse assunto de viver de renda e acho bastante interessante.
É mais simples do que parece, porém mais caro do que parece também. Essa conta de salário minimo x 20 anos não dá certo.
A forma mais comum usada pra viver de renda aqui no Brasil é a renda fixa, pois ainda temos aqui a mamata de um dos maiores juros reais do mundo. Vou mostrar como é simples constatar isso e como essa conta deve ser feita.
A teoria é a seguinte: você coloca seu dinheiro em um título de renda fixa que te pague IPCA + X% ao ano que te pague juros semestralmente (o mais comum). E voce irá viver desses juros semestrais. A ideia é diluir seu dinheiro em diferentes titulos, de diferentes empresas e do tesouro direto, que voce comprou ao longo da sua vida a diferentes taxas de remuneracao.
Suponhamos que voce botou 1 milhão de reais (para facilitar as contas) em um titulo do tesouro com Vencimento em 2055 que te pague IPCA+5%. Voce irá receber 50mil reais por ano de juros reais, dividido em duas parcelas de 25mil reais, o que daria em torno de 4166 reais por mes. Contudo, ainda temos que pagar os impostos e esse valor fica consideravelmente menor.
Em 2055 voce recebe todo o seu capital corrigido pelo IPCA (e os juros semestrais sao tb corrigidos pelo IPCA).
É uma maneira viavel e super simples de viver de renda, porém cara.
Voce pode também comprar debentures de empresas que normalmmente são isentas de impostos e pagam mais juros, hoje acima de 5%, mas com prazos menores tipo 2030 (prazos curtos assim sao ruins pra quem busca viver de renda, mas da pra diversificar).
A ideia é juntar um bolo de dinheiro, e tirar em torno de 4% ao ano apenas.... que é uma taxa segura de retirada (
TSR) bem consolidada na literatura do assunto.
É bom tb pensar em diversificar no exterior e coisas do tipo para mitigar o risco-brasil... afinal, não queremos estar lá na boa vivendo de renda e de repente o pais vira uma argentina e nos fudemos. Ter uma maozinha no exterior e no bitcoin ajuda bastante, pois no caso de uma crise cambial qualquer mil USD resolve a vida kkk