Mas a questão é o que faz com que a expectativa do futuro seja tão boa, visto tudo que está acontecendo no presente?
Ok, desemprego imenso, crise imigratória e climática, guerra entre países, crise energética sanitária, obesidade, erosão das democracias, todo mundo com TDHA, primeira vez na história que a geração atual tem um QI menos que a geração passada..... mas belezza, o futuro é brilhante e o S&P500 deveria continuar batendo ATHs?
Acho que essas questões aí são bastante polêmicas. O mercado financeiro funciona de forma mais simples e menos ideologica.
Estamos falando mais de empresas que lucram mais todos os anos. O SP500 é isso, as 500 maiores empresas dos EUA.
Olha isso aqui por exemplo:
https://www.cnbc.com/2022/01/13/profits-for-sp-500-companies-rose-22percent-in-the-fourth-quarter-and-nearly-50percent-in-2021-estimates-show.html S&P 500: 2022 earnings estimates
Q1: up 7.6%
Q2: up 5.2%
Q3: up 7.4%
Q4: up 14.3%
Se voce olhar individualmente, a Apple por exemplo bateu recorde de lucro esse ano:
https://www.infomoney.com.br/mercados/apple-aapl34-receita-recorde-lucro-acima-esperado/E por aí vai e os EUA respondem por mais de 50% da capitalização global. E eles estão fora de praticamente todos os problemas que voce citou.
A taxa de desemprego nos EUA é considerada pleno emprego, eles não tem crise energética (são autossuficientes nas energias que consomem), a crise migratória lá é minima, etc...
Enfim, eu acho que a humanidade está caminhando pra frente e que os próximos 20-40 anos as economias dos países ao redor do mudno vai melhorar e a vida das pessoas tb. Acho que vamos ter mais problemas de vigilancia , privacidade, etc mas ninguem liga pra essas coisas.
O brasil e os paises latino-americanos e os demais sub desenvolvidos vao ficar nessa merda mesmo (nao espero que o brasil melhore nem um pouco nos proximos 20 anos), mas como estamos falando do mercado financeiro, os emergentes sao pouco significativos no contexto global.