Eu repensei minha resposta.
Acho que o tg88 está certo. Porque claro que o mercado de investimento tem liquidez, mas se o mercado de ouro físico não tem, estamos abrindo mão da custódia e voltamos a todos os riscos de confiscos e questão adjacentes a custódia com outras pessoas. Então realmente considero esse aspecto uma deficiência bem grande no mercado atual do ouro e inclusive talvez tenha sido algo que piorou, porque antes o ouro era bem usado como meio de troca, então esse agio n deveria existir.
Outro dia li um texto sobre o uso do ouro como proteção em caso de guerra..
Não lembro o autor.. ele dizia que o ouro aumenta muito de preço apenas no local da guerra (digamos, Ucrânia), mas seu preço segue normal em outros países.
Bitcoin está muito na frente nesse sentido.. um ucraniano sendo bombardeado pelo Putin ou um americano tomando café no Starbucks comprarão/venderão BTC pelo mesmo preço.. mesmo que haja uma demanda determinado local, o mercado consegue arbitrar isso rapidamente.
Claro que o @tg88 poderia ir até "São Paulo" para conseguir um "preço ideal" pelo seu ouro.. mas essa jornada não valeria a pena.. No Bitcoin é até difícil encontrar preços diferentes em exchanges.
ETF até soluciona essa questão de preço do ouro, mas ai a autocustódia morre.. para nós brasileiros que vivemos em paz é até ok essa questão, mas imagina como é para quem mora em países em guerra ou dominado por uma ditadura..
Bitcoin está barato
Eu sempre acho difícil comparar o Ouro ao Bitcoin.
Talvez a nível de valor monetário, tenham alguma ligação. Mas como ativo em si, acho que não, mesmo olhando como ativo de proteção.
O que faz o Ouro ser um ativo de proteção, não é só o facto de ser escasso ou usado há muitos anos. O ouro é um ativo útil para o mercado, e com o avanço das tecnologias ainda mais. Não só as joias ou bem de luxo procuram o ouro, mas também a altas tecnologias utilizam o ouro. E no futuro talvez outros bens escassos ficarão ao mesmo nível do ouro, nesse campo.
No caso do Bitcoin, mesmo que podemos falar de ouro digital, pelo seu valor e escassez. Mas, nunca vai ter uma utilidade/necessidade física do mesmo. Ou seja, precisa mais o Bitcoin do Ouro, do que o Ouro do Bitcoin. Enquanto o Ouro não depende de nada para existir, o Bitcoin depende de muita coisa para existir.
Qualquer das formas, isso não tira o valor ao Bitcoin, e até existir alguma correlação monetária entre ambos. Mas, acho que essas comparações nunca fazem muito sentido.
Só 7% do ouro é usado em eletrônicos (leia: apenas 7% do ouro tem um fim útil).. seu preço é apenas cultural, ligado a sua escassez e aceitação.. Bitcoin está muito na frente em tudo (transportabilidade, custódia, mercado, divisibilidade, etc).. só precisa envelhecer.