Tem um caso interessante que pensei. Quando iniciou a guerra, a oferta dos insumos agricolas subiu muito e o custo de produção dos agricultores também, que precisaram aumentar o valor das suas sacas. Se usamos o Bitcoin nessa equação, a pessoa teria que considerar quanto custou em sats a produção, no momento em que ela adquiriu o que era necessaria - pra então saber qual deveria ser o valor dessa coisa em satoshi. E poderia variar muito, considerando as estratétias individuais
Com o Bitcoin, geralmente não é assim. O comerciante tem o custo em BRL/USD, tem as contas para pagar em BRL/USD, e seus vizinhos só aceitam BRL/USD... no momento que ele fala "o preço é 10 BRL, que no momento em satoshis é X", ele tá na verdade ""vendendo"" por BRL.
Exatamente. Se toda a cadeia, desde o produtor, intermediário e comprador, fizerem as contas em BTC então deixa de ser preciso a tal conversão.
Por isso dei o exemplo de El Salvador, que é o único país do mundo, que classifica o Bitcoin como moeda oficial.
Imagina que ele diz que o imposto sobre imóvel, custa 0,0001
BTC/m2 não importa o valor cambial do Bitcoin, ou o preço da agua ser 0,00001
BTC/m3. tudo o cenário muda.
A minha questão agora vai mais longe: se isso acontecer, será que o Bitcoin continuaria a ter um valor cambial tão instável?