E caso alguém encontre ela, saiba que aquilo não é só um pendrive mas sim um cofre que pode ter milhões de Reais e te faça revelar o pin de acesso, você ainda tem "escapatória"... basta adicionar uma senha (não confunda com o PIN) à sua frase de recuperação
[vide].
Essa senha, somada a frase de recuperação, cria um segundo endereço para as blockchain (moedas) que você tiver na Ledger.
Dessa forma você pode manter um valor menor na wallet principal (acessível só pelo PIN) e a sua real "fortuna" você mantém na outra wallet que é acessível só com essa senha.
Muito legal! Eu num sabia q ele tinha essa feature! Acho q é de propósito - pra num dizer desconhecimento - q os youtubers patrocinados num falam sobre isso! hahahaha
Meu objetivo com esse exercício foi realmente focar em uma solução paranoica, mesmo que isso deixasse as coisas bem mais complicadas.
Claro, foi um exercício de criatividade.
No mundo real, security tem sempre q andar junto com Usability. Se num for prático, o user vai ficar com preguiça de usar. Já vi coisa séria rodando em linux q só tinha root de conta, pq o admin q ganhava uma grana razoável tinha preguiça de criar outra coisa e usar sudo.
Eu não sei como é em Portugal, mas no Brasil qualquer mínima demonstração de que se tem algum dinheiro ou algo de valor já te torna um alvo para algum tipo de roubo/golpe e, de maneira recorrente, esse tipo de coisa acaba sendo planejado por pessoas próximas, acima de qualquer suspeita.
Eu num sei onde vc mora, mas eu moro no Brasil e num é assim. Ando tranquilamente na rua de noite com celular na mão, já saí pra viajar por quase 1 smana e deixei as janelas q tem grade abertas. O problema é os mendigos, q fazem fila pra pedir esmola e ainda xingam a gente por negarmos dar.
Se existir uma impressão/anotação contendo private keys, existe o risco de alguém encontrar e roubar tudo.
Antigamente nos países do norte os bancos tinham seviço de gaveta dentro de cofre onde poderia guardar oq bem quisesse, num sei se lá ainda tem e no Brasil nunca teve, ou se deixou de existir.
Algumas casas são feitas ou adaptadas pra esconder discretamente algum canto atrás de móvel, pra caso a casa ser invadida o ladrão num encontrar. Idealmente, teria q esconder a seed na casa dum parente, de preferência em outra cidade, num lugar assim.