O valor estimado de 14.06 GW não só é uma estimativa BEM ampla (entre dois pontos bem longe um do outro: 6.05 e 27.29), como ela também assume um gasto energético mundial fixo de $0,05 por kWh.
Olha que eles até estão a usar um custo medio bem baixo por kWh.
A media mundial é de $0.133 kWh -
https://pt.globalpetrolprices.com/electricity_prices/De acordo com o BItcoin Mining Council, o uso do bitcoin seria de 79 TW em vez de 123 TW.
Já relativa ao consumo anual, a métrica também pode ser difícil de calcular, como a Disruptivas comentou.
Como existe vários tipos de maquinas a minar, que tem consumos diferentes de energia, fica difícil de dizer o consumo real. Um estatística pode usar o valor medido (entre a maquina que mais consome e a que menos consome) e outra pode basear-se nas mais económicas.
Seria preciso sabermos quantas maquinas estão ligadas de cada modelo, para se conseguir ter uma noção do consumo.
Existe algum site, que permita ter-se uma ideia do tipo de maquinas estão a minerar?
Seria legal ver também comparações com eletrônicos comuns. Já escutei que secadoras de roupa, videogames e luzinhas de natal sozinhas já gastariam mais energia que o bitcoin.
E é verdade!
O frigorifico que temos em casa, consome quase tanto que uma ASIC,
quando não está em modo stand-by.
Essas coisas consome bastante energia sem duvida, igual a uma ASIC.
A diferença esta no facto que essas coisas só trabalham durante x horas por ano, enquanto a mineração trabalha 24h/365 dias por ano.
Ou seja, dizer que um secador de cabelo consome mais que um miner ASIC, é verdade. Mas o secador domestico só trabalha 5 minutos por dia, o miner trabalha 24h.