Tinta, toner, peças de reposição, celulose do papel é em dólar, computadores e monitores acompanham o dólar, meus fornecedores também utilizam produtos importados, e então ficamos num beco sem saída, por isso fico preocupado
Realmente, no caso que voce citou a subida do dolar vai ser repassada pra o cliente, com consequente perda de faturamento.
Eu sei que na area de telecom tinha a intelbras que produzia CPE, telefones, etc... no brasil. No teu caso, nao existe nada de brasileiro, ao menos como toner compativeis e papel?
Vou detalhar um pouco mais aqui pra você entender melhor
Minha máquina copiadora é da Xerox, e o toner é importado, não existe fabricação aqui no Brasil, então vem do Japão ou eu compro aqui da Xerox do Brasil só que pago 2x mais e eles também importam do Japão, e o valor é tudo em dólar
As peças de reposição e manutenção também não são fabricadas aqui, tudo dólar.
papel, como a celulose é baseada em dólar, quando aumenta, aumenta tudo, até mesmo o papel fabricado aqui no Brasil
É é igualzinho a gasolina, quando aumenta o petróleo eles aumentam e quando baixa, eles não baixam também, fica fixo o valor até o próximo aumento
Meus equipamentos como computador, monitor e hardware em geral, também depende tudo de dólar, mesmo igual você citou da intelbras, mas as peças são importadas, pode fabricar aqui mas as peças vem de fora