Pages:
Author

Topic: [RELATO] - CAI NA MALHA FINA, E AGORA? - page 3. (Read 727 times)

legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
March 13, 2022, 09:48:11 PM
#24

Você não fez a declaração nesses anos? Ou quer dizer que vai ter que retificar alguma coisa neles?

Cara, eu expliquei várias vezes o motivo de ele ter restrição no CPF e parece que ele ainda não entendeu. Ele ainda está em estado de negação. O que aconteceu: Por NORMA DA RFB ele deveria ter feito a DIRPF e não o fez. Todos que tem movimentação em bolsas de valores são OBRIGADOS a fazer a DIRPF anualmente, mesmo que tenha tido prejuízo. Foi o que aconteceu no caso dele. Cruzamento de dados de corretoras de valores lançados para os computadores da receita. Tudo feito automaticamente.  Cheesy
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
March 13, 2022, 07:10:09 AM
#23
(...)

(...)
@Paredao, Oloca... pelo visto a lata do leite Nan é caro mesmo ein! hahahah

@TryNinja, não, eu nunca fiz a declaração, apesar de eu já investir há algum tempo. Como eu nunca tive lucro e nunca ganhei "rios de dinheiro" na bolsa de valores nunca passou pela minha cabeça que precisaria declarar esses rendimentos, pois era coisa ínfima.

Eu só descobri a situação cadastral do meu CPF após o meu score na plataforma do SERASA e BOA VISTA terem uma queda significativa na pontuação, após isso fui chegar a situação do meu CPF e vi que ele esta "pendente na regularização"



Ahhh, compartilhando mais uma situação inusitada que aconteceu comigo um tempinho atrás  Roll Eyes ...

Fui comprar um tenis em uma plataforma/empresa conhecida no mundo todo, na hora que fui finalizar meu cadastro, "BINGO"... Não consegui criar minha conta e apareceu a mensagem de que para concluir, seria necessário eu regularizar a situação do meu CPF junto a Receita Federal.

Solução...
Tive que criar uma conta no CPF de outra pessoa, mas o interessante é que, na hora que fui realizar o pagamento com meu cartão de crédito, tudo ocorreu bem e consegui concluir a compra.  Roll Eyes

Outro fato inusitado é que, poucos dias atrás solicitei a abertura em um banco digital, deu tudo certo e ainda até consegui um cartão com limite de crédito

Vai entender a lógica disso  Huh Roll Eyes Lips sealed

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
March 13, 2022, 05:37:41 AM
#22
Resumindo, consegui alguns relatórios e infelizmente vou ter que fazer as declarações dos anos de 2019, 2020 e 2021.
Em relação ao ano de 2019 e 2020 vou ter que pagar uma multa no valor de R$ 165,00 e declarar os impostos desses respectivos anos e declarar a do ano de 2021.
Você não fez a declaração nesses anos? Ou quer dizer que vai ter que retificar alguma coisa neles?
legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
March 12, 2022, 11:41:09 PM
#21
Bom, dando um feedback em relação a minha situação...

Conversei com um amigo meu de serviço (que é contador) e que também oferece esse serviço de declaração de imposto de renda.

Resumindo, consegui alguns relatórios e infelizmente vou ter que fazer as declarações dos anos de 2019, 2020 e 2021.
Em relação ao ano de 2019 e 2020 vou ter que pagar uma multa no valor de R$ 165,00 e declarar os impostos desses respectivos anos e declarar a do ano de 2021.

Conversei com ele e perguntei qual o valor que ele poderia cobrar para me ensinar a fazer a declaração de imposto de renda. Ele respondeu que não tem segredo que é bem simples que me ensinaria sem nenhum problemas, que é só combinarmos um dia para ele me ensinar.

Em relação aos valores cobrados por ele é de R$ 60,00 por declaração. Como eu sou amigo de serviço dele e tudo mais ele disse que iria me cobrar R$ 50,00 para fazer as 3 declarações e de quebra iria me ensinar a fazer a declaração de imposto.

Em breve vou atualizando esse topico e mantendo vocês informados...

 Grin Grin Grin Isso está parecendo tema de Novela Mexicana exibida pelo SBT. Voltando ao assunto, até que seu amigo está cobrando barato. Eu não cobraria menos de 2 mil reais de honorários. Preciso pagar o "leite das crianças".  Cheesy Cheesy
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
March 12, 2022, 05:20:21 PM
#20
Bom, dando um feedback em relação a minha situação...

Conversei com um amigo meu de serviço (que é contador) e que também oferece esse serviço de declaração de imposto de renda.

Resumindo, consegui alguns relatórios e infelizmente vou ter que fazer as declarações dos anos de 2019, 2020 e 2021.
Em relação ao ano de 2019 e 2020 vou ter que pagar uma multa no valor de R$ 165,00 e declarar os impostos desses respectivos anos e declarar a do ano de 2021.

Conversei com ele e perguntei qual o valor que ele poderia cobrar para me ensinar a fazer a declaração de imposto de renda. Ele respondeu que não tem segredo que é bem simples que me ensinaria sem nenhum problemas, que é só combinarmos um dia para ele me ensinar.

Em relação aos valores cobrados por ele é de R$ 60,00 por declaração. Como eu sou amigo de serviço dele e tudo mais ele disse que iria me cobrar R$ 50,00 para fazer as 3 declarações e de quebra iria me ensinar a fazer a declaração de imposto.

Em breve vou atualizando esse topico e mantendo vocês informados...
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
January 28, 2022, 06:06:48 PM
#19
Poxa, só tenho a agradecer a vocês! Muito obrigado Joker, Paredao, bitmover e rdluffy (e aos demais que também comentaram/ajudaram mesmo que indiretamente)

Bom, ultimamente estou sem tempo pra NADA, meu trabalho esta me tomando muito tempo e pra variar minhas aulas do mestrado creio que logo logo voltam  Undecided

Vou pegar com afinco nesse fds todas essas dicas/auxilios que vocês disserem e vou tentar resolver por aqui!  Smiley

obs: aos poucos eu vou compartilhando e dando feedback da minha situação com a Receita Federal!

Obrigado!
legendary
Activity: 2632
Merit: 1098
January 26, 2022, 05:58:21 AM
#18
A pergunta que não quer calar... será que eu fui pego pela Receita por causa de algum rendimento que não declarei na Bolsa da Valores? Ou foi porque eu tive um lucro com cripto e não declarei também?! Eis a questão  Huh Undecided

gagux123, que pena cara, é muito chato isso, mas não se preocupe tanto que é só regularizar, vai ter um pouco de trabalho, mas isso se resolve

Agora essa parte me chamou a atenção, qualquer investimento em bolsa de valores tem que ser declarado no imposto de renda, mesmo que seu rendimento seja menor que a isenção.

Você pode não ganhar 1 real no ano, mas investiu 1 centavo na bolsa, tem que declarar.

Olha só:

Quote
Só o fato de investir na Bolsa de Valores já torna a pessoa obrigada a declarar o IR, seja qual for o valor investido.


fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/ir-quem-investe-na-bolsa-precisa-declarar-imposto-de-renda/

Exatamente, isso também me gritou aos olhos, ter investimentos em Bolsa e não declarar é um erro que não passa pela Receita, muitos brasileiros que começaram a pouco tempo na Bolsa foram fisgados.

Boa sorte ao OP na resolução do problema.
legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
January 25, 2022, 04:07:42 PM
#17
Olha, realmente eu nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo!
Vou dar uma lida e analisada melhor nesses pontos que vocês disseram quando estiver em casa e irei observar esses ""erros"" que cometi.

Rapaz, ainda nesse "drama" Huh O único erro que você cometeu é que você era obrigado a fazer a declaração de ajuste anual por causa dos seus "investimentos" na bolsa de valores e não o fez. Se fosse eu processaria as corretoras por não terem te avisado desse detalhe.  Cheesy Cheesy Cheesy

Noutro dia mesmo, o Nubank estava dando de graça 1 ação para seus clientes na IPO que eles realizaram. Só que ela avisou que a partir do ano seguinte, essa ação deveria ser declarada no IRPF. Obrigando assim os clientes a fazerem a declaração. Isso para quem pegou. Garanto que muita gente não vai fazer a declaração  Cheesy Cheesy
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
January 25, 2022, 08:44:37 AM
#16
Olha, realmente eu nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo!

Isso pode acontecer com todo o mundo. Até com alguém que faz tudo certinho e paga a um contabilista para tratar de tudo.

Sim, isso é super comum gagux. Vida de adulto é assim. Quase todo mundo que faz declaração anual já caiu na malha fina. Eu já cai umas 5 vezes no minimo.
Te confesso que todas as vezes foram por erros da empresa q eu trabalho, ou erros da propria receita.

Uma vez eu fui pego por erro meu, era uma divergência que dava uns 100 reais a mais de imposto por causa de um reembolso do plano de saúde..

Não é nada demais cair na malha fina. Super comum, e não quer dizer que voce terá alguam dor de cabeça. É mais um alerta para uma inconsistência na sua declaração. Em 99% dos casos, voce muda o número divergente e bola pra frente, voce sai da malha fina automaticamente depois de enviar a retificadora.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
January 25, 2022, 03:58:52 AM
#15
Olha, realmente eu nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo!

Isso pode acontecer com todo o mundo. Até com alguém que faz tudo certinho e paga a um contabilista para tratar de tudo.
Basta um coisa não fazer sentido, a primeira vista, para eles que vão logo quer verificar. E depois é só chatice para o cidadão, quando muitas vezes, esta tudo ok.


Mas vais ver, que no final, não foi nada dramático.  Wink
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
January 24, 2022, 06:59:09 PM
#14
Olha, realmente eu nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo!
Vou dar uma lida e analisada melhor nesses pontos que vocês disseram quando estiver em casa e irei observar esses ""erros"" que cometi.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
January 24, 2022, 02:20:43 PM
#13
Karak, que medo... bem agora que está chegando a época de fazer o ajuste anual a gente se depara com essa notícia de um colega próximo tendo problemas com a receita.
No me ucaso, faz umas duas declarações já em que eu optei por declarar voluntariamente (sem ser obrigado) a quantidade de bitcoins que tenho em hold, nunca foi um valor exorbitante e muito menos chegou perto do limite de isenção para o pagamento de imposto, mas mesmo asism fica aquele medo né.

Ansioso para saber mais detalhes e na torcida aqui por você para que isso nã oseja nada muito cabeludo.
legendary
Activity: 2170
Merit: 1278
January 24, 2022, 10:47:19 AM
#12

...mas o que não ficou claro é que, qual o motivo de eu ter caido só agora na malha fina sendo que eu investia há anos na bolsa de valores e nunca declarei sequer 1 centavo!!? ...


Simples, eles estão se atualizando na tecnologia de cruzamento de dados.

Conforme o tempo vai passando eles ficam mais eficazes nesse cruzamento entre todos os orgãos.
Antigamente você via muita gente passando batido com valores altos, hoje em dia o cerco vai se fechando, e com esses novos softwares, pix etc os sistemas vão se cruzando mais facilmente.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
January 24, 2022, 07:04:28 AM
#11
Dúvida: a RF não te fala o que você fez de errado? Ou vocês estão investigando o que pode ter acontecido para ficarem espertos antes de entrar em contato com eles?

Sim. A receita fala exatamente qual a pendencia, basta logar aqui:
https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/Login

Como estou resolvendo tudo isso!
O meu colega de serviço disse que irá dar uma mãozinha para mim em relação a isso...
Ele pediu para eu tirar TODOS os extratos das corretoras em que eu realizei algum tipo de movimentação ou tive algum tipo de rendimento

Enfim, de qualquer forma eu acabei de tirar os relatórios da Rico, XP, AVENUE e B3

Semana que vem vou sentar com ele certinho e entregarei esses relatórios para darmos continuidade nisso!

obs: Aos poucos vou atualizando esse tópico para manter todos informados desse ocorrido  Undecided

Tenham cautela em relação a Receita Federal e bons investimentos a todos!  Smiley

Gagux, vou te dar uma dica boa que eu acho que voce deveria seguir pro resto da sua vida:

Não compartilhe essas informações com ninguem nunca mais. Voce mesmo deve fazer sua declaração anual de impsoto de renda daqui pra frente.

Vários são os motivos:

  • Voce é o principal interessado. Nenhum contador fará melhro do que você.
  • Sua declaração é extremamente simples hoje. Com o passar dos anos, ela irá fica progressivamente mais complexa. Voce vai aprender ao longo dos anos, de tal que estará preparado para qual complicação na sua declaração no futuro.
  • privacidade. Não confie seus dados financeiros a um conhecido ou colega de trabalho
  • Independencia, voce não precisa de ninguem para fazer isso e não deve achar que é um bicho de 7 cabeças (pq nao é)


Sim @Paredao, eu te entendo, mas o que não ficou claro é que, qual o motivo de eu ter caido só agora na malha fina sendo que eu investia há anos na bolsa de valores e nunca declarei sequer 1 centavo!!? Isso que eu não consigo entender  Undecided Undecided

gagux, é possível que voce esteja calculando errado o valor dos rendimentos.

Se voce somar rendimentos de criptomoedas + rendimentos de ações + rendimentos de renda fixa + rendimentos de salários, etc etc mesmo assim não deu R$ 28.559,70 no ano?

Lembra que são rendimentos tributáveis acima desse valor, não rendimentos de salário acima desse valor.
De qualquer forma, faz a declaração e começa a fazer todo ano. Não é nenhum problema... infelizmente é uma das nossas obrigações como adulto. Não tem como escapar.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
January 24, 2022, 05:30:27 AM
#10
Sim @Paredao, eu te entendo, mas o que não ficou claro é que, qual o motivo de eu ter caido só agora na malha fina sendo que eu investia há anos na bolsa de valores e nunca declarei sequer 1 centavo!!? Isso que eu não consigo entender  Undecided Undecided

O Brasil tem milhões de pessoas. Imagina quantas milhares não devem cair na malha fina todos os anos.

É quase impossível, eles apanhar verificar todas as pessoas, todos os anos. Claro que o sistema informático ajuda e vai sendo melhorado todos os anos. Mas uma melhoria no sistema, com novos parâmetros de analise, para agora teres caído na malha fina. Ou então, basta alguma corretora que usas, tenha enviado a informação de modo diferente, ou ela própria esteja em investigação, fazendo com que todos os seus clientes, sejam avaliados de forma mais detalhada.

Não é por nos anos anteriores não ter caído na malha fina, que isso não possa acontecer no futuro.
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
January 23, 2022, 06:48:36 PM
#9
(...)
Então, acho que isso não difere do Brasil, os governos sempre querem a sua fatia, não importa onde seja, o que difere é a sua porcentagem, que no caso do "nosso" querido Brasil são um dos tributos mais altos do mundo, infelizmente  Undecided

(...)
Sim @Paredao, eu te entendo, mas o que não ficou claro é que, qual o motivo de eu ter caido só agora na malha fina sendo que eu investia há anos na bolsa de valores e nunca declarei sequer 1 centavo!!? Isso que eu não consigo entender  Undecided Undecided

Vou fazer esse "tutorial" que você comentou!

Ahhh, alias, depois quero que tu compartilha conosco essa história da carta, e vou ficar lhe devendo essa em!!?  Tongue Roll Eyes Grin
legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
January 23, 2022, 02:59:24 PM
#8


Ao certo, eu não sei EXATAMENTE o verdadeiro motivo de eu ter sido pego pela Receita Federal. Eu invisto na bolsa de valores há aproximadamente uns 2~3 anos, já em cripto, eu invisto já tem mais de 5 anos, e por incrivel que pareça, eu nunca declarei nada nem fui intimado pela Receita a fazer o recolhimento dos tributos.

Estou "encucado" em relação a isso, nunca declarei, e não entendo o motivo deles só me "pegarem" agora  Huh


Já ouviu falar de um negócio chamado "cruzamento de dados " Huh

As corretoras que vc negociou mandam seu CPF para a Receita. É obrigatório. Como é obrigatória a entrega da IRPF para quem realiza operações na Bolsa de Valores. A corretora devia ter te avisado disso. É automático. Os robos da receita rastreiam TODOS os CPFs enviados pelas corretora e cruzam os dados. Se o sujeito não fez declaração, o bot acusa e já deixa o CPF com restrição. É simples. Não é como antigamente que te mandavam uma "cartinha" em casa. Depois conto uma historia engraçada de um amigo meu que recebeu a "cartinha".  Cheesy

Quote

edit: Olhem que beleza, tentei entrar e gerar um código dea acesso no E-Cac e me apareceu esse ""erro""



Prezado Contribuinte,

Não foi possível gerar o código de acesso pelo seguinte motivo:
Você não apresentou declaração de imposto de renda (DIRPF) como titular em nenhum dos dois últimos exercícios.

Para acessar o Portal e-CAC, utilize um certificado digital próprio ou nomeie um procurador que possua certificado digital.

A Receita Federal oferece outros serviços via internet, fora do Portal e-CAC, sem a utilização de certificado digital ou código de acesso. Alguns desses serviços requerem dados específicos ou outros códigos de acesso. Verifique se algum deles atende suas necessidades.

Se precisar se dirigir a uma Unidade de Atendimento, consulte o endereço, horário de atendimento e possibilidade de agendamento.
[/size]


Faz o seguinte: Entra no portal e-cac: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login e loga com a conta gov.br
Para criar a conta gov.br é neste site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br

Depois manda meus "honorários".  Grin Grin Grin
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
January 23, 2022, 05:02:51 AM
#7
Então, eu nunca precisei fazer uma declaração de Imposto de Renda (PF), pois, eu não ganho acima desse "teto" estipulado por eles.

Olha, isso foi uma coisa que eu aprendi, quando um ano não tive receita para fazer declaração e no ano seguinte tive de pagar uma multa, porque faltava um ano.
Quer ganhe muito ou ganhe pouco, faço sempre a declaração, mesmo que seja com zero.  Roll Eyes

Claro que os sistemas tributários e regras, são diferentes em Portugal.
Mas uma coisa que percebi, é que vale mais a pessoa declarar, mesmo quando não é obrigatório, do que não declarar e depois eles reclamarem.  Roll Eyes
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
January 23, 2022, 04:29:10 AM
#6
Bom, vou dar uma resposta generalizada aqui!

Então, eu nunca precisei fazer uma declaração de Imposto de Renda (PF), pois, eu não ganho acima desse "teto" estipulado por eles.

Ao certo, eu não sei EXATAMENTE o verdadeiro motivo de eu ter sido pego pela Receita Federal. Eu invisto na bolsa de valores há aproximadamente uns 2~3 anos, já em cripto, eu invisto já tem mais de 5 anos, e por incrivel que pareça, eu nunca declarei nada nem fui intimado pela Receita a fazer o recolhimento dos tributos.

Estou "encucado" em relação a isso, nunca declarei, e não entendo o motivo deles só me "pegarem" agora  Huh

Boa @Paredao, bem lembrado, tem o E-Cac mesmo! Obrigado pelas dicas!
Teve um advogado que é colega meu e disse o mesmo que você, após eu regularizar e transmitir os meus ganhos para a Receita, infelizmente vou ter que gerar essa DARF e pagar uma multa, mas o bom disso é que será pouca coisa, pois praticamente eu tenho quase nada na bolsa de valores e em cripto.

Caso eu tiver alguma novidade, vou atualizando e mantendo todos informados por aqui!

edit: Olhem que beleza, tentei entrar e gerar um código dea acesso no E-Cac e me apareceu esse ""erro""



Prezado Contribuinte,

Não foi possível gerar o código de acesso pelo seguinte motivo:
Você não apresentou declaração de imposto de renda (DIRPF) como titular em nenhum dos dois últimos exercícios.

Para acessar o Portal e-CAC, utilize um certificado digital próprio ou nomeie um procurador que possua certificado digital.

A Receita Federal oferece outros serviços via internet, fora do Portal e-CAC, sem a utilização de certificado digital ou código de acesso. Alguns desses serviços requerem dados específicos ou outros códigos de acesso. Verifique se algum deles atende suas necessidades.

Se precisar se dirigir a uma Unidade de Atendimento, consulte o endereço, horário de atendimento e possibilidade de agendamento.
[/size]


 
legendary
Activity: 3262
Merit: 1599
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
January 22, 2022, 03:36:04 PM
#5
Não sou a "Mãe Dinah" mas tinha quase certeza que era falta de entrega de declaração. Isso não é bem uma "malha fina", é uma restrição no seu cpf por falta de entrega de declaração. Olha quem é obrigado a fazer declaração de imposto de renda anual:

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda Pessoa Física:

Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.
Contribuintes que receberam rendimentos isentos acima de R$ 40.000.
Aqueles que tiveram, em qualquer mês do ano a ser declarado, um ganho de capital na venda de bens ou realizaram operações na Bolsa de Valores.
Quem optou pela isenção de imposto na venda de um imóvel residencial para comprar outro dentro de 180 dias.
Aqueles que, até o último dia do ano a ser declarado, tinham posses somando mais de R$ 300 mil.
Pessoas que alcançaram a receita bruta acima de R$ 142.798,50 em atividades rurais.
Todos aqueles que passaram a morar no Brasil em qualquer mês do ano a ser declarado.
Quem recebeu auxílio emergencial para enfrentamento da pandemia, em qualquer valor, e teve também outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76.

Agora "Pai Paredão" vai te dar a dica o que tem que fazer:

Vai no E-Cac, ve as pendências de declarações que você possui, baixa o programa, faz as declarações faltantes, envia a declaração, emite o Darf, paga a multa por falta de entrega de declaração e seja Feliz. É tudo pela internet, não vai precisar tomar um cafezinho na repartição.  Shocked
Pages:
Jump to: