Tem um tempo que não vejo os vídeos do antonopoulos, mas nunca vi ele criticar uso do bitcoin como commodity. Lembro dele comentar inclusive que as pessoas estão colocando suas economias ("life time savings") em bitcoin. E não criticando isso.
Mas os motivos são outros.. Saylor foca apenas na escassez e custos de armazenamento..
O Antonopoulos tem um discurso muito mais político sobre liberdade individual.. esse foi o último vídeo que vi dele:
O que os reguladores fazem em resposta a um sistema que não pode ser regulado?
Eles regulam as partes que conseguem.
Regulam as exchanges.
Regulam as contas bancárias.
Regulam o lado da moeda nacional.
Eles fecham as entradas e saídas.
Eles dizem: "Não vamos deixar você levar o seu dinheiro."
E o que os millennials dizem para isso? "Eu não tenho porra de dinheiro nenhum.
Tudo o que eu tenho é o meu potencial criativo, meu espírito, minha produtividade, e posso vender isso diretamente por Bitcoin, sem exchange, sem entrada, sem saída, e quando eu precisar comprar algo, vou usar minha moeda digital diretamente, sem reentrar no seu sistema, no qual nunca fui convidado.
Fechem as entradas, fechem as saídas, e eu vou continuar a bordo, vou continuar digital. Eu não toco mais na sua gaiola dourada, porque eu não preciso de você. Eu saio."
Dá uma olhada no significado de "gaiola dourada":
O Saylor foca mais em "bitcoin para empresas" e "bitcoin vai chegar a US$ 1 milhão", fazendo empréstimos para se alavancar e deixando seus bitcoins na Coinbase.. discurso bonito também, mas diferente.