Sinceramente, pra mim virou carne de vaca chamar a Bitcoin de bolha.
Se o Bitcoin tem condições de substituir alguma porcentagem dos pagamentos online, tem que custar um certo preço (para atingir uma hipotética estabilidade). E pra chegar lá, é lógico que não dá pra ser em uma linha reta, são as famosas "growing pains" (até humanos apresentam "growing spurts", não é linear).
E outra, falavam que era uma bolha também o crescimento de U$1 para U$30 em junho/2011 (e até outros períodos antes disso - de U$0,2 para U$0,6 - de U$0,4 para U$1,0 etc). Hoje se você vê o gráfico em forma de "log", não linear, verá que "aquela bolha de junho de 2011" fica cada vez mais "flat".
http://bitcoincharts.com/charts/mtgoxUSD#tgSza1gEMAzm1g70za2gEMAzm2g200zxzi1gMACDzi2gRSIzcvzlInflation is bad, but deflation is worse. The reason is that in a deflationary environment, no one spends money — because whatever you want to buy is sure to become cheaper in a few days or weeks. People hoard their cash, and spend it only begrudgingly, on absolute necessities. And they certainly don’t spend it on hiring people — no matter how productive their employees might be, they’d still be better off just holding on to that money and not paying anybody anything.
Essa é uma das falácias mais comuns hoje em dia, mas facilmente desmentida:
- Ninguém que está com fome agora deixa de comprar uma pizza porque amanhã vai poder comprar duas.
- A indústria de informática apresenta sempre uma deflação (os equipamentos que vc compra hoje ou estarão mais baratos no futuro ou vão ser ultrapassados em alguns meses). Nem por isso alguém deixa de comprar um iPhone ou um Galaxy ou um Laptop.
É esperar e ver o que acontece. O legal que a Bitcoin é voluntária, ninguém é obrigado a entrar no sistema. Diferente do nosso "legal tender", que nós usamos sob coerção. Então vamos testar, qual é melhor, uma moeda que vale mais no seu bolso ou uma moeda que vale menos com o tempo? Eu sei o que eu prefiro.
Não é um bicho de sete cabeças os preços dos produtos caírem. Nem salários. É só calcular tudo na ponta do lápis, como é feito hoje.
Esse vídeo explica como fazer cálculos de juros num ambiente de deflação. É a mesma coisa, só que ao contrário.
The Economics of Deflation (by Jörg Guido Hülsmann)
http://www.youtube.com/watch?v=LhKC6F_-uzkÉ a velha batalha Keynes vs Hayek. Agora é a vez de testarmos Hayek.
http://www.youtube.com/watch?v=d0nERTFo-Sk