A Rússia deve estar desconfiando com tantas ICOs. A China já baniu as ICOS, Coreia do Sul planeja banir e agora a Rússia também deve banir. Tem muita ICO que é puro scam.
O jeito é regulamentar, mas de que forma? Deixar o governo meter o dedo nisso?
Penso que toda ICO deveria ter um intermediário que garantisse os fundos investidos (100% ou uma parte dele) até que o projeto apresente resultados ou tenha boas fundamentações de que é algo realmente inovador e que tem futuro de dar certo.
No caso de quebra esse valor voltasse para os investidores ou então fosse enviado a algum outro fundo de apoio as criptos ou entidade humanitária sei lá, desde que não ficasse no bolso dos golpistas ou aproveitadores.
É minha ideia, alguma coisa precisa ser feito pra que as ICOs realmente virem algo sério.
Algum pais já regulamentou as ICOs ou existe alguma proposta nesse sentido que amenize os scam?
O governo não lhe protege de investimentos tradicionais, se você investir numa empresa e "der ruim"(ela não ser lucrativa, o "patrão" dar um golpe, etc), você perdeu.. O mesmo com ações e outros investimentos..
Na minha opinião, a alternativa são os próprios contratos inteligentes servindo como proteção do usuário:
a ICO não atingiu a meta mínima? O contrato devolve o dinheiro para todos
congelamento dos fundos(a sua parte dos tokens) dos desenvolvedores por certo tempo para incentivar eles a trabalharem
e por ai vai, há várias opções para que "o código seja a lei", sem depender da intervenção humana..
Quanto aos SCAMS/golpes, bom, ai você tem que pesquisar com calma, saber quem são os membros da equipe(se eles existem), se a ideia do projeto é viável/rentável, se o projeto não vai cair nas mãos de leis como por exemplo a TenX e a Monaco que não podem emitir seus cartões para fora da Europa, enfim, se for botar dinheiro, tem que saber onde está botando..
O problema dos governos em relação as ICOs é o dinheiro sujo, você investe em uma ICO/empresa/projeto e ninguém sabe quem é você, a maioria das ICOs são totalmente anônimas e você pode ganhar dividendos ou ganho de capital sem ninguém saber.
Agora, algumas ICOs estão começando a aderir a algumas leis de KYC como a NOTARY está fazendo.. Imagino que esse seja um passo interessante para o governo parar de encher o saco.
Até hoje a ICO que mais me chamou a atenção foi a da MYST, que me fez ASSINAR(2x) digitalmente um documento, um contrato/recibo com meu endereço de ETH dentre outras informações, dizendo que eu havia trabalhado para eles na tradução do projeto. Foi a única ICO que eu vi fazer isso.
edit: notícia da CVM do Brasil falando sobre as ICOs:
http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2017/20171011-1.htmlMatéria de hoje 11/10/2017.