Tome cuidado. FII são negociados em bolsa de valores, do mesmo jeito que as ações. Não tenho certeza, mas acredito que eles tb geram a obrigação de declarar. O gagux123 passou por um problema com a receita recentemente pois não havia declarado ações em anos anteriores , mesmo com patriomonio pequeno. Eu acho que FII caem na mesma regra.
É, eu tô sabendo. Mas se eu quisesse ficar stealth era só ir sacando menos de 3k ao mês e investir em renda fixa então, como tinha mencionado no comentário anterior?
Eu acredito que sim.
Contudo, eu estava refletindo sobre esse assunto e resolvi pesquisar um pouco mais:
https://www.cnnbrasil.com.br/business/ir-2022-veja-como-declarar-criptoativos-no-imposto-de-renda-deste-ano/#:~:text=A%20declara%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20obrigat%C3%B3ria%20para,declara%C3%A7%C3%A3o%20do%20bem%20%C3%A9%20opcional.
A declaração é obrigatória para cada um dos tipos de criptomoeda em que o investidor tenha ao menos R$ 5.000 aplicados. Abaixo desse valor, a declaração do bem é opcional.
Eu acho que essa obrigatoriedade é apenas para quem é obrigado a entregar a declaracao de imposto de renda. Como não é o seu caso, voce vai continuar invisivel.
Afinal, o que torna a sua entrega da declaração obrigatória é a negociação em bolsa de valores, e não a negociação de criptomoedas.
Quem deve declarar
Contribuintes com rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 e, em relação à atividade rural, obtiveram receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50;
Pessoas com rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000;
Pessoas físicas residentes no Brasil que no ano-calendário de 2021 tiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizaram operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, ou que tiveram, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000