HMMM, entendi! É, seila. Considerando que muito dinheiro foi gerado de memes, talvez, se seguissemos esse dinheiro, encontraríamos ações boas sendo financiadas ou desencadeadas por eles. Pode ser que sim. Mas não é um argumento super válido eu acho.
As vezes basta pensar como muitos que estão nisto das crypto entraram.
Imagina que o teu interesse com o Bitcoin, surgiu em 2012 (nem falo mais cedo). Não precisavas de ter um PC/GPU muito potente para conseguir minar alguma coisa, talvez em três ou quatro meses conseguias minar 0.5 BTC. Depois, visto que o preço era muito baixo, gastavas 100$ e ao juntares com o que minas-te numa de experimentar, e ficas facilmente com 2BTC. Depois em 2013, investes mais um uns 200$ ou 300$, se calhar chegas ao final do ano já tinhas juntado uns 5 ou 6 BTC.
Com isto chegamos a 2015 o primeiro bum das coins, ICO e afins. O valor do Bitcoin na altura, permite-te esbanjar uns 0.5 BTC, em muitas dessas coins mais serias ou não. Nuns casos vais perder, noutros vais ganhar. Como não tens dinheiro do teu dia a dia em risco, faz-se hold de muitas dessas coins que compras. E chegamos a 2017 uma grande valorização do Bitcoin, que arrasta a grande maioria das coins ainda ativas no mercado, a também uma valorização.
Nesse momento, vais ver que esses 0.5 BTC que gastas-te, em dezenas de coins, com a penas meia dúzia, recuperas o dobro ou o triplo do investimento. Mas em 2017, já estas mais experiente, já conheces o mercado e o que é bom ou mau investir. Então com o novo bum e com novos projetos a surgirem, vais pegar nesses 1 ou 2 BTC que recuperaste/ganhas-te, para investir em projetos que achas credíveis e confiáveis para a comunidade ou com aqueles que mais de identificas. Nuns casos vais perder, noutros vais ganhar.
E se calhar, voltas a investir 0.25 BTC em dezenas de outros projetos, só pela diversão - já tens dinheiro para isso. Dai chegamos a 2021, com um novo bum, e tu voltas a ver que aquele investimentos que fizeste só por diversão, alguns deles voltam a render mais do que investiste. O que voltas a fazer? Voltas a canalizar o que ganhas-te, em projetos credíveis. Projetos que continuam a valorizar e tudo continuas a ganhar.
Na realidade, quem entrou entre 2009-2013, se dedicou a atenção devida ao Bitcoin, minou alguma coisa e fez alguns investimentos (se calhar de apenas 300~400$), se não gastou o BTC que acumulou atoa, ao longo dos bums que foram surgindo, tinham muito dinheiro que os permitia ter o luxo de gastar em projetos apenas pela piada. Que mais tarde, ate tiverem rentabilidade.