Eu vejo vantagem de colocar isso num blockchain, nem que seja para testes. Pq ele tem potencial para baratear qualquer produto vendido online. Tantos projetos merda por ai no top 100, um projeto que fizesse isso seria incrível.
Concordo. Vejo poucos projetos que possam dar um contributo real ao dia a dia das pessoas. Existe muitos problemas, que certamente podia ser minimizados, no nosso dia a dia, com este tipo de projetos. Mas a malta esta mais interessada em "mais um ativo".
Se a pessoa ficar enviando pedras pros outros em vez das encomendas, certamente ela será desmascarada na segunda tentativa. Acho que esses anos de experiência com mercado livre/uber/ifood etc mostraram que esse sistema de notas/estrelas funciona muito bem e dá os incentivos corretos.
Nem mais! Este é outro ponto, que vejo a malta "bater".
Quantas encomendas vocês fizeram e receberam tijolos? Isso pode realmente acontecer, mas esse cenário já existe desde dos anos 80, com o inicio das vendas online, como Amazon. Mas não foi isso que impediu de as coisas avançar.
Alem disso, vejo sempre falarem do problema do lado do vendedor, e o lado do comprador? O comprador também pode alegar ter recebido um tijolo e não ser verdade. Isto é uma situação igual para cada lado, e que pode realmente acontecer, com o sem smartcontract. É o mesmo de quem diz que o Bitcoin serve para lavagem de dinheiro. Mas com ou sem Bitcoin, faz-se lavagem de dinheiro já existe a muitos anos.
Por outro lado, os smartcontract nas encomendas, até podem trazer mais segurança, porque o vendedor/comprador tem de registar os seus dados, tais como morada/contactos/numero fiscal (estamos a falar de vendas online, não dá para ser anonimo). Se essa informação fica registada na blockchain, não é possível alterar, se algo correr mal, é possível rastrear os intervenientes.
Então não adianta ter um contrato-inteligente autônomo super confiável se ele é alimentado por fontes duvidosas.
Eu falei nos sistemas de tracking existentes, porque torna a implementação mais facil, numa face inicial. E infelizmente, será sempre ser dificil de ter fontes 100% confiáveis, visto que as encomendas continua a ser entregue por pessoas, e se a pessoa não registar a informação de forma correta já temos um problema.
Quando as encomendas deixarem de ser entregues por pessoas, eliminas boa parte do erro humano. E existem vários projetos de começar a fazerem entregas por drone, por exemplo. Quando isso acontecer, um projeto que já exista de smartcontract para encomendas, poderá estar em vantagem para a implementação mais ampla no terreno.