Pages:
Author

Topic: Smartcontract nas encomendas - page 3. (Read 380 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
July 23, 2021, 04:32:23 PM
O que torna isso inviável hoje é que não é possivel colocar em um smartcontract uma informação externa ao blockchain. Por isso que soluções como o chainlink (oráculos, que passam informações externas para o blockchain) bombaram uma época. Mas não sei como andam essas soluções hoje e por que ainda não estão funcionando (ou se já tem algo funcionando).
Por que você sempre fala que eles não funcionam? Já falei antes que a Chainlink está funcionando: https://bitcointalksearch.org/topic/--5281248

Um exemplo é a dos ativos sinteticos (e.g Syntethix). Eles calculam o preço de mercado do ouro, prata, ações e crypto em mercados centralizados. Um projeto já 100% funcional hoje em dia.

Qualquer API pode ser implementada na rede, e melhor ainda quando existem vários endpoints independentes.

Introduction to Using Any API | Chainlink Documentation

Mas nesse caso de um sistema totalmente integrado, não seria preciso nenhuma API externa. O responsável pela entrega pode simplesmente enviar os dados atualizados no próprio smartcontract, mostrando o local da encomenda.

E.g: Um array purchases que guarda todas as encomendas de uma loja. Você manda o ETH e é criado uma entry nesse array. O vendedor despacha e chama uma função updateTracking(id, cep) - com o id único da compra e o cep atual do local da encomenda. O comprador pode chamar getTracking(id) e é retornado o cep. Tudo isso pode acontecer por meio de uma interface bonitinha, que já calcula o endereço baseado no cep.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
July 23, 2021, 04:11:20 PM
Acham que seria algo que viável?
Como acham que poderia funcionar?

Eu estou pesquisando sobre open source/software livre para escrever um artigo e encontrei este vídeo no youtube: https://youtu.be/amdnXhAaA1M

Resumindo o vídeo, ele conta que estava tentando criar uma solução para puxar as informações do sistema de rastreamento dos correios e usar fora dali.. e que hoje várias grandes empresas essa API, além de que o projeto foi melhorando a ponto de eles quererem digitalizar todos dados do Brasil..

Dito isto, acredito que o melhor caminho é procurar alguém que já esteja trabalhando em construir contratos inteligentes para encomendas (ou algo parecido) e juntar as ideias.. ainda mais nesse ecossistema que tem muitos projetos open source.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
July 23, 2021, 03:54:04 PM
bem possível de ser implementado no futuro, acredito
seria uma tecnologia interessante para desbancar intermediários como pagseguro/mercadopago/paypal
talvez os casos atípicos de golpes podem ser julgados por "arbitrators" num sistema semelhante ao da Bisq
https://bisq.wiki/Dispute_resolution
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
July 23, 2021, 03:51:25 PM

O que torna isso inviável hoje é que não é possivel colocar em um smartcontract uma informação externa ao blockchain. Por isso que soluções como o chainlink (oráculos, que passam informações externas para o blockchain) bombaram uma época. Mas não sei como andam essas soluções hoje e por que ainda não estão funcionando (ou se já tem algo funcionando).

Eu sei que conseguiram pegar o preço dos ativos já, ou algo do gênero.

me parece que uma api de rastreamento dos correios é algo extremamente simples de implementar...

Eu gostaria que pudéssemos até usar a lightning ou algo do tipo em conjunto, seria fenomenal.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
July 23, 2021, 02:23:14 PM
Na sequencia de um comentário do @bitmover em outro tópico:

Mas tb acredito que ainda estamos um pouco longe de smartcontracts complexos. Mas acho que essas moedas digitais irão, no futuro, permitir eliminar alguns intermediários, fazendo pagamentos apenas quando o pacote é enviado nos correios e coisas do tipo para compras online.

Achei a ideia bem interessante, juntando-se a explicação dada de como as coisas podiam funcionar:
Bastaria fazer um "smartcontract" que funcionasse assim:

1 - Voce deposita BTC/ETH no endereço do contrato com o valor da compra.
2 - O vendedor insere no smartcontract os dados de rastreamento dos correios.
3 - Quando o objeto fosse entregue pelos correios, se dentro do limite da data de entrega, o smartcontract transfere o dinheiro para o vendedor.
OU
3- Data de entrega passou do prazo e o objeto não foi entregue, o BTC retorna para o comprador.
OU
3 - Objeto entregue fora do prazo, desconto de X% para o comprador, de forma que o comprador recebe 10% de volta e o vendedor 90% do valor.

Algo assim.

Isso ainda não é possivel hoje, nem na rede ethereum, pois não existem oráculos para isso.

Seguiram-se outros pontos apresentados, tendo por base esta ideia:
Ainda há o problema da mercadoria chegar quebrada ou o comprador ter caído em algum golpe (receber um pedaço de madeira ao invés de um iPhone) Cool
Mas sim, eu entendi que isso é outro assunto e você apenas exemplificou um uso de smartcontract para a moeda-digital.

Existem várias formas de usar isso, junto a contratos imobiliários por exemplo é possível definir reajustes automáticos de aluguel após determinado período quando definido um índice, penalidades para atraso de pagamentos, tudo de forma automática.

Não há limites para oque se pode fazer com contratos-inteligentes.

Complicado, a maioria das vezes é culpa da transportadora (e não do vendedor que enviou o produto com atraso)..

Esses e outros pontos citados parecem ser muito "complexos" para um contrato inteligente tomar decisões de liberar ou não o dinheiro.

Sim, a maioria dos atrasos, geralmente esta mais relacionado com a transportadora do que com o comerciante.

A ideia é interessante, mas complexa.

E se o smartcontract estivesse associado ao tracking da encomenda, e assim que ela fosse dada como entregue, o pagamento era processado?

Com este debate a decorrer, decidi abrir este tópico, para não fazer mais off topic no que deu origem na conversa, para debater esta ideia.

Pages:
Jump to: