Depois de mais de 4 meses, a mempool finalmente limpou e chegou no nível dos 2-3 sat/vByte. Ou seja, está até 50x mais barato fazer uma transação do BTC para a confirmação no próximo bloco do que estava há apenas 1 semana (~100 sat/vByte).
Source: https://jochen-hoenicke.de/queue/#BTC,24h,weightAproveite esse momento para:
1. Finalmente realizar suas transações (e.g mandar seus BTC para outra carteira).
2. Consolidar seus inputs!
Não sabe o que significa a segunda opção?Caso não saiba, sempre que você recebe alguma transação, o valor não é simplesmente somado ao seu saldo atual (saldo anterior + recebido). O que acontece, no nível do protocolo, é que cada transação gera um UTXO (Unspent transaction output) para cada endereço recebedor, que é basicamente um recibo que diz "eu estou enviando X BTC para o endereço Y".
Exemplo 1:
- Eu recebo 1 BTC.
- Depois, eu recebo mais 0.5 BTC.
- Por fim, eu recebo outros 0.3 BTC.
Resultado: Eu tenho 3 UTXO (1 BTC + 0.5 BTC + 0.3 BTC) que totalizam 1.8 BTC.
A minha carteira faz todo o trabalho de melhorar a experiência do usuário somando os valores e mostrando apenas o que importa.
Exemplo 2:
- Eu recebo 1.8 BTC.
Resultado: Eu tenho 1 UTXO (1.8 BTC) que totaliza 1.8 BTC.
Ok, mas qual a diferença? Digamos que eu pense em gastar esses meus 1.8 BTC. Cada UTXO é utilizado como input para gastar esses Bitcoins, sendo que cada UTXO (input) pesa X bytes. Como todos sabemos, mais bytes = mais taxas, afinal, o espaço dos blocos do Bitcoin é limitado.
- No exemplo 1, eu teria que utilizar os 3 UTXO individuais (1 BTC + 0.5 BTC + 0.3 BTC) para gastar os meus 1.8 BTC. Ou caso eu queira gastar apenas 1.5 BTC, poderia gastar 2 dos 3 UTXO (1 BTC + 0.5 BTC).
- No exemplo 2, eu teria que utilizar apenas o único UTXO (1.8 BTC) para gastar os meus 1.8 BTC. Ou poderia gastar apenas 1 BTC, sendo os 0.8 BTC restantes reenviado para mim como troco.
Considerando que cada UTXO (input) Segwit pesa 102 bytes, nós pagaríamos 3 * 102 = 306 bytes no exemplo 1 e apenas 1 * 102 = 102 bytes no exemplo 2. Com uma taxa de 10 sat/byte (P.S: apenas considerando essa parte da transação):
10 * 306 = 3060 satoshis (exemplo 1) = $1.70
10 * 102 = 1020 satoshis (exemplo 2) = $0.56
Ok, então qual a solução para eu dar aquela economizada? Depois que você recebe um UTXO, não tem para onde fugir: ou você gasta ele, pagando os seus respectivos ~102 bytes, ou você deixa eles lá mofando. O segredo é consolidar os seus UTXO (inputs) enquanto a taxa por byte está mais barata. Ou seja, transformar os 3 UTXO (1 BTC + 0.5 BTC + 0.3 BTC) em apenas 1 UTXO (1.8 BTC).
Para fazer isso, é só enviar o seu saldo para você mesmo. Você está basicamente pegando esses 3 recibos (UTXO) e usando eles para escrever um único novo recibo que diz: "eu, endereço X, envio 1.8 BTC para o endereço X (eu mesmo)".
Você ainda tem que pagar para gastar os 3 UTXO (3 * 102 = 306 bytes, lembra?), mas ao fazer isso com uma taxa de 2 sat/byte, você gasta apenas 2 * 306 = 612 satoshis ao invés dos 10 * 306 = 3060 satoshis explicados acima (com 10 sat/byte). Então, quando as taxas voltarem para os 10 sat/byte, você só vai precisar pagar tudo isso em um único UTXO consolidado (10 * 102 = 1020 satoshis, como no exemplo 2 lá de cima).
Economia total: 1734 satoshis ($0.97).Simplificando: Se você recebeu várias transações individuais, pode ser uma boa aproveitar as taxas baixas para consolidar os seus inputs e economizar no futuro, no momento em que tenha que fazer uma transação e as taxas estejam altas.
Outras discussões relacionadas ao assunto:
InputsComo escolher qual endereço de Bitcoin gastar, e porque isso é importanteP.S: Com o Segwit, as coisas mudaram um pouco. Mas o intuito do thread é apenas passar a ideia básica de como funcionam os UTXOs, que são a base do funcionamento do BTC, e como economizar nas suas transações.