Pages:
Author

Topic: Taxas e as Criptomoedas: qual a solução? - page 2. (Read 341 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
November 24, 2020, 12:12:16 AM
#7
Isto posto, qual a dinâmica de movimentação das criptos de vocês?
eu vendi quase todas as minhas altcoins e a maioria da minha posse são bitcoins parados hoje numa hardware wallet. Recomendo que faça o mesmo e pare de staking, trading, etc.

As taxas que voce pagou são de um serviço de um terceiro que se conecta ao blockchain. Não tem nada a ver com criptomoedas. Voce só usou uma exchange cara.

Sabe se alguém já fez um comparativo das taxas sugeridas pelas principais carteiras? E/ou como cada uma delas calcula qual a taxa ideal?

Eu já fiquei pensando em formas de criar uma estimativa de taxa ideal para entrar no próximo bloco, mas o maior problema é que ninguém sabe quando virá o próximo bloco.

O próximo bloco demora em média 10 minutos, mas pode demorar 20. Se demorar 20, todo o calculo que você fez simplesmente nao vai colocar a transação no próximo bloco , simplesmente pq chegaram o dobro de transações que voce calculou.

A mesma coisa se ele demorar 5 minutos, mas de forma inversa: Voce terá feito um calculo com uma overfee (o que não é um problema tão grande nesse caso, pois as que passaram tiveram um desconto por sorte)

Eu fiz um sistema bacana para identificar se a transação está dentro do espaço do próximo bloco, e funciona bem (mas se demorar demais pro proximo bloco, ele vai sair do espaco).
Insira uma transação não confirmada aqui para você ver:
https://bitcoindata.science/pt/veja-sua-transacao-no-mempool.html

Se ela estiver dentro do espaço do próximo bloco voce recebe um alerta (ache várias transações recentes não confirmadas aqui)

 Mas posso recomendar essa fee para uma próxima confirmação? Infelizmente não. Preciso adicionar uma gordurinha. Mas quanto de gordura? Ninguém sabe quando virá o próximo bloco.
full member
Activity: 515
Merit: 202
in BTC we trust!
November 23, 2020, 11:35:12 PM
#6

Isto posto, qual a dinâmica de movimentação das criptos de vocês?
...

Taxa é caro, quando vc ta falando em exchange. Sempre cobram mais, usando rede diretamente é mais barato. Voce ta usando a exchange.

Imagine que voce precisa enviar 50 reais pra alguem, e para enviar via carta selo comum é 10 centavos, se voce quiser usar TED pra cair na hora é 10 reais , 20% do valor.

Também é alto.

Grande ponto é. Se voce for seu proprio banco, e transferir da sua wallet para sua wallet. Vc vai pagar muito menos. Exchanges dependendo do tamanho delas cobrarao muito, brasileiras mais ainda, e por ai vai. De ledger pra ledger ou de offwallet para qualquer coisa geralmente vc vai pagar menos.

Pode usar para transfer algumas moedas que tem taxa 0 ou ridiculamente baixa. NEO por exemplo, DOGE tb.

E também busque por exhcanges que tenham taxas mais baratas. No caso tem muitas por ai, não vou indicar nenhuma que vai que a que eu indico some do mapa do dia pra noite. rs.

Mas acredito que é por ai.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
November 23, 2020, 09:02:36 PM
#5
Sabe se alguém já fez um comparativo das taxas sugeridas pelas principais carteiras? E/ou como cada uma delas calcula qual a taxa ideal?
Nenhuma. Cheesy

A verdade é que nenhuma carteira vai calcular a taxa ideal (talvez com um pouquinho de IA facilite). A mempool nunca para, e a única coisa que podemos fazer é analisar o passado (que não necessariamente é indicação do futuro). O problema é que mesmo ela estando vazia agora, ela pode triplicar em 10 minutos. A única coisa que as carteiras podem fazer é dar uma estimativa pessimista baseada no estado atual.

A melhor coisa a se fazer, de longe, é entender como a mempool funciona e como ler os gráficos do Johoe's Bitcoin Mempool Statistics, Mempool.space e similar.

A minha leitura no momento seria: Dá para ver que a cada bloco, o topo da mempool 'penetra' a região dos 40 sat/vbyte. O que significa que essa é a "taxa ideal" para confirmações em 1-3 blocos (caso a mempool não aumente em um ritmo mais rápido do que esvazie). Caso consiga aguardar 5-6 blocos, a região dos 30 sat/vbyte pode ser uma boa.

Descendo um pouco a página, tem o gráfico da mempool em MB. Sabemos que essa montanha cai 1 MB a cada ~10 minutos. Então podemos ver qual camada (de região de sat/vbyte) está pesando menos que 1 MB para garantir uma confirmação nos próximos 2 blocos, ou menor que 4 para a confirmação em 5-6 blocos (considerando um aumento extra durante esse período). E.g: Nesse momento, a 40+ está com 1.78 MB, ou seja, em 2 blocos é limpada (caso não hajam novas transações nessa região), que foi o que eu falei acima. A região dos 30+ está com 5 MB, ou seja, 5-6 blocos sem aumentos significativos.

Você também pode dar um zoom de 2 dias e perceber que a mempool estava beirando o 1-2 sat/byte durante todo esse período e só agora deu um salto, então talvez não seja uma boa hora para enviar os BTC caso você possa esperar.
legendary
Activity: 2604
Merit: 2234
Crypto Swap Exchange
November 23, 2020, 08:49:09 PM
#4
A grande maioria das carteiras te sugere taxas MUITO acima do normal

Sabe se alguém já fez um comparativo das taxas sugeridas pelas principais carteiras? E/ou como cada uma delas calcula qual a taxa ideal?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
November 23, 2020, 08:21:32 PM
#3
Tem como ser mais especifico quanto a quais transferências você fez?

Movimentou quais moedas, de quais exchanges/carteiras? Tem o ID da transação delas para a gente dar uma olhada?

Eu te digo que tem taxas sim, mas na grande maioria das vezes dá para evitar pagar um absurdo. Eu mesmo pago menos de 1 real para cada movimentação que faço com o Bitcoin. A última me custou $0,04 (~R$ 0.22).

Quanto ao Ethereum, na maioria das vezes vai te custar mais caro para movimentar, principalmente se for um ERC20 token, o que custa mais. Para sacar USDC da Binance (um ERC20), eles cobram $3, e não tem para onde fugir. E dificilmente você vai achar uma exchange com uma taxa de saque mais barata.

Porém, R$ 100,00 para 3 transações, sendo R$ 70,00 apenas em uma transferência? Parece que você deu um overpay muito grande. A grande maioria das carteiras te sugere taxas MUITO acima do normal, o que faz com que os descuidados paguem muito mais do que deveriam. Tem que fazer sua própria pesquisa para ver o estado das redes e pagar a quantidade certa. Caso fale quais moedas movimentou, posso te dar mais detalhes.
legendary
Activity: 2604
Merit: 2234
Crypto Swap Exchange
November 23, 2020, 07:46:02 PM
#2
Não ficou claro se as taxas que você pagou foram da exchange ou da rede..

No caso da exchange: faça um comparativo e use a que oferece as taxas mais baratas (e que seja confiável, claro)

No caso da rede: Procure mover as moedas quando a(s) rede(s) estiver(em) calma(s)..
Um bom site para acompanhar as taxas de BTC: https://bitcoindata.science/pt/veja-sua-transacao-no-mempool.html
Um bom site para acompanhar as taxas de ETH: https://ethgasstation.info/index.php

Aliás, eu tenho alguns ethereuns também para transferir mas desisti porque a taxa cobrada seria de 0,02 eth, que dá em torno de 12 dólares (pouco menos de 70 reais!!!).

Algo parece estar errado nessa conta, a taxa "padrão" no momento está em 46 GWEI e a rápida em 56 GWEI..
Utilizando a própria calculadora do site acima: https://ethgasstation.info/calculatorTxV.php

Você pagaria 0.001176 ETH caso queira uma transação rápida e 0.000966 ETH numa padrão..
Ou seja, 3,88 BRL ou 3,19 BRL, respectivamente..

Os 70 que você citou está bem fora disso.. todavia eu ainda acho que 3 - 4 reais seja caro..

Quando a taxa padrão estiver em 10 GWEI, esse valor cai para 70 centavos, já melhora.. (Vale lembrar que transações de tokens na rede Ethereum são um pouco mais caras)
newbie
Activity: 15
Merit: 3
November 23, 2020, 07:24:55 PM
#1
Oi pessoal, boa noite.

Tenho certeza que este tema já foi muito discutido por aqui, mas gostaria de retomar este debate destacando a minha experiência.

Sou novo nos investimentos em criptos, comecei em agosto deste ano e estou super empolgado com a valorização que já tive até então.

O problema é que meu investimento ao todo até agora é ainda modesto e eu estive guardando minhas criptos nas exchanges, justamente por receio de pagar (perder dinheiro) altas taxas nas transferências.

Mas hoje eu resolvi movimentar minhas criptos com o objetivo de aplicar em renda passiva e staking. Para vocês terem uma ideia, eu movimentei cerca de 4 mil reais em 4 criptos diferentes e paguei algo em torno de R$ 100 reais ao todo em taxas (fees) nas transferências! Meu Deus, É MUITO DINHEIRO PERDIDO em simples movimentações. Aliás, eu tenho alguns ethereuns também para transferir mas desisti porque a taxa cobrada seria de 0,02 eth, que dá em torno de 12 dólares (pouco menos de 70 reais!!!).

Isto posto, qual a dinâmica de movimentação das criptos de vocês?

Até agora eu estava imaginando em comprar criptos periodicamente e transferir para a minha wallet uma vez por ano ou o mínimo possível para não gastar muito em fees de transferências. O problema é que deixar as criptos nas exchanges envolve um risco muito grande. E ao mesmo tempo transferir para minha wallet toda vez que eu fizer um aporte (que é baixo) eu vou acabar gastando muito em taxas de transferências. Qual a melhor solução para isso?

Eu estou me tornando um entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain. Mas honestamente, com taxas de transferências tão altas eu não consigo ver as criptomoedas se tornando um meio de troca alternativo as fiats. Pelo menos não vejo isso acontecendo com o Bitcoin. Acho que o grande potencial das criptos está na solução de outros problemas que elas podem contribuir.

Enfim pessoal, o que acham sobre estas questões? Abs!
Pages:
Jump to: