As taxas que voce pagou são de um serviço de um terceiro que se conecta ao blockchain. Não tem nada a ver com criptomoedas. Voce só usou uma exchange cara.
Eu já fiquei pensando em formas de criar uma estimativa de taxa ideal para entrar no próximo bloco, mas o maior problema é que ninguém sabe quando virá o próximo bloco.
O próximo bloco demora em média 10 minutos, mas pode demorar 20. Se demorar 20, todo o calculo que você fez simplesmente nao vai colocar a transação no próximo bloco , simplesmente pq chegaram o dobro de transações que voce calculou.
A mesma coisa se ele demorar 5 minutos, mas de forma inversa: Voce terá feito um calculo com uma overfee (o que não é um problema tão grande nesse caso, pois as que passaram tiveram um desconto por sorte)
Eu fiz um sistema bacana para identificar se a transação está dentro do espaço do próximo bloco, e funciona bem (mas se demorar demais pro proximo bloco, ele vai sair do espaco).
Insira uma transação não confirmada aqui para você ver:
https://bitcoindata.science/pt/veja-sua-transacao-no-mempool.html
Se ela estiver dentro do espaço do próximo bloco voce recebe um alerta (ache várias transações recentes não confirmadas aqui)
Mas posso recomendar essa fee para uma próxima confirmação? Infelizmente não. Preciso adicionar uma gordurinha. Mas quanto de gordura? Ninguém sabe quando virá o próximo bloco.