Penso que se as pessoas entendem DE VERDADE a questão da inflação e como impressão de dinheiro e subsidio CRIAM no longo prazo uma situação devastadora de perda do valor do dinheiro, as pessoas consideraram UM SUPER CRIME que qualque político considerasse a impressão de dinheiro como uma via valida pra qualquer coisa.
Olha, não acho que seja tão simples assim. Não acredito que o mundo inteiro deva passar uma lei universal dizendo que imprimir dinheiro é um crime hediondo.
Exemplo: O que acontece se eu como autoridade de um país autorizo a "impressão" de $5 bilhão para investir dentro do país e esse investimento resulte diretamente na duplicação da produção de gasolina no país, afetando diretamente toda a cadeira produtiva e gerando mais de $5 bilhão de valor dentro do país? Tem como você dizer que essa situação é impossível de acontecer e/ou que ela não é benefica?
Eu acho que a inflação as vezes parece um bicho papão mas não é. Isto na minha modesta opinião, sem ser economista nem ter estudado.
A inflação é causada pelo elemento mais básico que se aprende nos primeiros anos de escola:
Muita procura + Pouca oferta = Aumento de preços
Pouca procura + Muita oferta = Baixa de preços
O que realmente aconteceu nos últimos 3-4 anos? O mundo quase que parou por causa do covid. A produção quase parou, reduzindo os stocks. Mas, as pessoas continuaram a ter dinheiro para comprar, alias até se calhar ficaram com mais porque gastaram menos. Então, quanto tudo retoma, todo o mundo vai querer comprar, mas não há stock para todos, os preços começam a subir.
Por sua vez, com as fabricas a retomar ao seu ritmo normal, ou talvez maior ainda, aumento o consumo de energia. Mas, a produção de energia não acompanhou o crescimento da procura, antes pelo contrario porque se estava com um politica de transição energética. Isso fez com que o custo de energia aumenta-se. Mais caro fazer os produtos, aumento dos preços.
No fundo o que estamos a ver é baixa oferta e muita procura. Agora vocês dizem: mas não falta nada - por norma, nas prateleiras, onde esta a pouca oferta?
Falta de concorrência. Nos últimos 20 anos, temos visto uma centralização nas grandes empresas, na cadeia de produção e distribuição.
A mesma empresa é responsável pela produção/fornecimento de energia, na Europa, China, Brasil, etc...
A mesma empresa é responsável pelos principais portais de venda.
A mesma empresa é responsável pelas maiores empresas de transporte.
Grandes empresas, compram outras grandes empresas.
Empresas novas, assim que nascem, tem de dar ar de grandes, e acabam a ser compradas pelas grandes.
A produção de cereais, está concentrado em 3 ou 4 países.
A produção de carne, está concentrado em 3 ou 4 países.
Etc...
Ou seja, andas-te anos a centralizar tudo, porque isso permitia baixar preços. Resultado? Esta tudo muito dependente de 4 ou 5 pontos. Quando um desses pontos falha, tudo o resto falha porque não tem estrutura para compensar essa falha.
Imprimir dinheiro é mau? Sim, talvez seja. Mas, vai depender de como ele é usado.
Imprimir dinheiro para colocar nos bancos, para tapar erros cometidos? Mau. Imprimir dinheiro para a construção de uma fabrica em tempo recorde? Talvez não seja assim tão mau.
Isso vai desvalorizar a moeda? Sim, mas nesta fase, ela já esta desvalorizada porque não existe estrutura para evitar os aumentos de preço.
Antes a receita do aumento de juros resultava. Mas, as pessoas mudaram e as formas de consumo também. Então, não podem usar a receita com 60 anos.