Pages:
Author

Topic: Taxas reais de inflação e a manipulação dos governos nestes numeros - page 2. (Read 366 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Penso que se as pessoas entendem DE VERDADE a questão da inflação e como impressão de dinheiro e subsidio CRIAM no longo prazo uma situação devastadora de perda do valor do dinheiro, as pessoas consideraram UM SUPER CRIME que qualque político considerasse a impressão de dinheiro como uma via valida pra qualquer coisa.
Olha, não acho que seja tão simples assim. Não acredito que o mundo inteiro deva passar uma lei universal dizendo que imprimir dinheiro é um crime hediondo.

Exemplo: O que acontece se eu como autoridade de um país autorizo a "impressão" de $5 bilhão para investir dentro do país e esse investimento resulte diretamente na duplicação da produção de gasolina no país, afetando diretamente toda a cadeira produtiva e gerando mais de $5 bilhão de valor dentro do país? Tem como você dizer que essa situação é impossível de acontecer e/ou que ela não é benefica?
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568

A inflação e a impressão desenfreada de dinheiro são as piores coisas que tem pra família brasileira. Isso da impressão de dinheiro causando inflação ficou bem evidente por conta da pandemia, comprava-se praticamente tudo pela metade do preço que é hoje e eu não dobrei meu salário porque manipularam todos os dados de inflação nos ultimos anos e o reajuste foi sempre abaixo do que na realidade deveria ser.

Penso que se as pessoas entendem DE VERDADE a questão da inflação e como impressão de dinheiro e subsidio CRIAM no longo prazo uma situação devastadora de perda do valor do dinheiro, as pessoas consideraram UM SUPER CRIME que qualque político considerasse a impressão de dinheiro como uma via valida pra qualquer coisa.

Infelizmente, as pessoas realmente não sabem o basico.

Lembro de uma conversa que tive uma vez com um cara de 35 ANOS, Dentista (sorry paredão, mas ele era declaradamente de esquerda) e critica FEROZMENTE qualquer premissa de ''liberdade economica''. E durante uma conversa que estava tendo com um amigo dele, ele perguntou `` mas o que é inflação?``

Como faz uns anos, o assunto não estava tão em pauta. Acho que só nesses momentos entendem de leve o conceito.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Oque vocês acham? governos vem manipulando os dados e na pratica a gente sofre com uma inflação real bem acima do que os números oficiais mostram?
Seria por isso a impressão de o poder de compra se deteriora muito mais do que os números tendem a mostrar?

Os governos realmente manipularem as formulas de calculo para os seus objetivos, mas isso acaba por fazer sentido, visto que a sociedade evolui e a forma de avaliar as coisas tem de ser diferente.
Por isso, eles apenas mudam as métricas de analise e não os dados em si. Os dados são sempre os mesmos, podemos é avalia-los de varias maneiras, depende dos nossos interesses.

Apesar de os mercados financeiros estarem desenhados de forma a trabalharem entre si, a realidade é que o dinheiro (fiat) é dos governos, e por isso os governos dão o valor que quiserem a eles. Para isso, usam os vários métodos: impressão, juros, compra de divida, etc.

Claro que isso acaba por prejudicar a generalidade da população.
member
Activity: 131
Merit: 89
Excelente topico!

Acredito que todos aqui concordam que inflação é a consequencia de se ter um aumento de oferta monetária e uma diminuição da oferta de bens e serviços.
Lei da oferta e procura!

Então toda vez que o estado imprime mais dinheiro para bancar sua gigantesca máquina estatal e o cabide de empregos dos amigos do rei, nós mortais temos nosso suado dinheiro corroído!

E não satisfeitos com simplesmente corroer o poder de compra (e as economias) principalmente dos mais pobres (efeito Cantillon), os governos ainda ajustam os dados para indicar que a corrosão é menor que na realidade.

Tem um livro que explora bem isso. Acho que é o Fiat Standard do Saifedean.

Ha um tempo atrás, a cesta de comida base incluía carne bovina.
Mas com a inflação, esta passou a ficar cada vez mais cara. Então o governo tira esta da cesta e passa a incluir carne de frango.
E daqui a pouco irão substituir por ovos. E assim vai.
Esse é apenas um exemplo. Mas existe essa substituição em vários itens.

Tem um projeto bacana que inclusive foi investido pelo Balaji e pela Coinbase (não que isso signifique alguma coisa!) que se dispõe a calcular a inflação real.
Se alguém quiser dar uma lida na metodologia:
https://truflation.com/

Imagina ter seu poder de compra corroído em mais de 1/5 em apenas 4 anos?

legendary
3. Deixaram de medir o preço da compra de casas no CPI, agora focam em preço de aluguel.

Essa semana eu vi aquele meme clássico mostrando que antigamente você comprava um terreno gigante por US$ 3.000 e agora um terreno pequeno está US$ 1 milhão.

Acho essa comparação meio injusta.. claro que o dólar caiu, mas esse terreno de US$ 1 milhão do meme deve estar cercado de serviços, infraestrutura, etc. que agregam muito valor a ele.. além disso, também devem se encontrar terrenos baratos em região remotas, ambientes parecidos com os de antigamente onde não tinha nem estrada pavimentada.
Aí é que tá. Milhões de pessoas agora morando na cidade... o custo de vida aumentou proporcionalmente ao custo do terreno, antes sem nada e custando $3k, agora lotado de uma civilização densa e custando $1m? Se sim, tá certo considerar um aumento de $3k -> $1m na inflação. Se não, é melhor considerar o aluguel mesmo, pois esse é o "custo" de se morar naquele lugar.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
3. Deixaram de medir o preço da compra de casas no CPI, agora focam em preço de aluguel.

Essa semana eu vi aquele meme clássico mostrando que antigamente você comprava um terreno gigante por US$ 3.000 e agora um terreno pequeno está US$ 1 milhão.

Acho essa comparação meio injusta.. claro que o dólar caiu, mas esse terreno de US$ 1 milhão do meme deve estar cercado de serviços, infraestrutura, etc. que agregam muito valor a ele.. além disso, também devem se encontrar terrenos baratos em região remotas, ambientes parecidos com os de antigamente onde não tinha nem estrada pavimentada.

O mais curioso disso tudo é que vejo algumas pessoas falando que quem compra terrenos/imóveis está no prejuízo porque não bate a inflação.. mas ao mesmo tempo, outros acham que a retirada dos imóveis da conta do CPI é manipulação.. um dos dois grupos não está certo.
sr. member
Activity: 448
Merit: 688
In ₿ we trust
O governo tem a máquina de imprimir dinheiro, então nada melhor do que sempre manipular os dados para fazer todos acreditarem que a inflação é realmente menor do que o real e o povo ficar emprestando dinheiro infinitamente pro governo através de tesouro direto pra o governo pagar cada vez mais barato no futuro.

Meu salário vai aumentar 5.5% de reajuste de acordo coletivo, mas as coisas não aumentaram 5.5% no ano, aumentaram muito mais do que isso, com o tempo eu ganho cada vez menos, se transformar em dólar, hoje eu ganho igual o que ganhava a quase 10 anos atrás, mesmo com os reajustes anuais baseados na inflação.

A inflação e a impressão desenfreada de dinheiro são as piores coisas que tem pra família brasileira. Isso da impressão de dinheiro causando inflação ficou bem evidente por conta da pandemia, comprava-se praticamente tudo pela metade do preço que é hoje e eu não dobrei meu salário porque manipularam todos os dados de inflação nos ultimos anos e o reajuste foi sempre abaixo do que na realidade deveria ser.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617

As pessoas podem estar divididas entre esquerda e direita e entre qualquer outra coisa do mundo. Mas acho que é BEM DIFICIL achar alguém que não concorde com a queda do poder de compra de todos. Então essa manipulacao realmente faz bastante sentido

Com toda a certeza. Assim como os dados do aumento da desigualdade social no mundo. Dos ricos ficarem cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Isso é fato. Mas se Deus quiser, um dia as coisas mudam de figura e esse cenário se modifica. Infelizmente não será na minha geração que verei isso.  Cry
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
Bem interessante o dado Shocked
E o mais maluco, é que apesar do gráficos e os pormenores economicos serem um pouco dificeis de entender, acho que é muito fácil pra qualquer pessoa entender na prática os efeitos dessa manipulação.

As pessoas podem estar divididas entre esquerda e direita e entre qualquer outra coisa do mundo. Mas acho que é BEM DIFICIL achar alguém que não concorde com a queda do poder de compra de todos. Então essa manipulacao realmente faz bastante sentido
legendary
Tentei ler o glossário deles, mas não entendi o que mudou entre os modos de medição.. consegue explicar?

Pelo que acompanho das recentes, eles medem alimentos (comida/refeições fora de casa, etc), energia, combustíveis, transportes.. coisas assim.. eles mudaram esses itens? mexeram no peso de cada um? ou é algo mais que não percebi?
Dei uma lida. Algumas coisas que eles mudaram:

1. Implementaram um sistema de substituição de itens mais caros por mais baratos, considerando que as pessoas façam isso no seu dia a dia. Exemplo: Antes eu comprava cupcakes todo mês, eles subiram de preço e eu decidi substituir eles por cookies de chocolate. Ao invés de comprar laranja, eu compro pêra...

2. Antigamente a cesta e ponderação dos produtos medidos focava mais em itens duraveis como carros e eletrodomesticos. Hoje em dia focam mais em serviços essenciais como educação e saúde, alimentação, etc...

legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Oque vocês acham? governos vem manipulando os dados e na pratica a gente sofre com uma inflação real bem acima do que os números oficiais mostram?
Seria por isso a impressão de o poder de compra se deteriora muito mais do que os números tendem a mostrar?

Tentei ler o glossário deles, mas não entendi o que mudou entre os modos de medição.. consegue explicar?

Pelo que acompanho das recentes, eles medem alimentos (comida/refeições fora de casa, etc), energia, combustíveis, transportes.. coisas assim.. eles mudaram esses itens? mexeram no peso de cada um? ou é algo mais que não percebi?
legendary
Activity: 2492
Merit: 1429
Payment Gateway Allows Recurring Payments
Recentemente encontrei esse gráfico no site shadowstats.com, ele demonstra qual seria o índice de inflação dos EUA caso eles usassem a mesma formula da década de 90 ou de 80.

Usando a formula da década de 90 a inflação de 2023 ficaria na faixa dos 12% e a formula da década de 80 ficaria mais ou menos em 18%.  Shocked

Pages:
Jump to: