Sim, haverá sempre essa redundância indirecta, mas é preciso ver que mesmo Fibra Óptica não faz milhares de quilómetros sem haver perdas. Neste caso podem ser perdas por refracção ao longo dos quilómetros extra que o sinal de luz tem que percorrer até ao destino. É verdade que a luz consegue percorrer muito mais distância naquele meio (fio/cabo de vidro) que a electricidade noutro meio qualquer, mas não é ilimitado... E é também preciso ver que provavelmente, os clientes que foram "obrigados" a partilhar este cabo, podem ter sofrido com largura de banda mais dividida por mais pessoas a usar a internet!
Os cabos submarinas também são de fibra ótica. Normalmente o que é usado para a casa dos consumidores, os cabos levam apenas 2 fibras. Cabos de fibra ótica para grandes distancias, tem centenas de fibras dentro deles. Conforme vai aumentado a distancia, vai aumentado o numero de fibras dentro dos cabos, podendo conter mais de 200 fibras. Além disso, os cabos tem ainda, para grandes distancias repetidores de sinal a cada 50-100Km, depende da categoria do cabo.
Claro que quando quando um cabo é danificado e o trafego é direcionado para outro, a velocidade vai reduzir no consumidor final, visto que os todos os cabos tem limites de Tbps de dados que suporta. Logo se tens mais dados a querem passar pelo mesmo local, vai demorar mais tempo a passar. É um pouco o que acontece com o blockchain bitcoin.
Outra coisa curiosa é que os cabos normalmente são montados em forma de anel. Ou seja, o mesmo cabo ou conjunto de cabos, formam um anel bidirecional, que permite que a comunicação seja feita em qualquer direção. Isso permite que caso ocorra um problema num determinado ponto do anel, os dados continuam a circular na outra direção. Claro que voltamos a mesma questão, mais dados a passar pelo mesmo local, a velocidade reduz.
Dai entra o exemplo que eu falei. Portugal tem dois principais meios de ligar-se aos EUA (em 2016 terá 3, com uma direta), normalmente usa Portugal-UK-USA ou Portugal-Espanha-USA. Quando um canal falha, usa só o outro. Felizmente as falhas são muito pontuais.