Pages:
Author

Topic: Tokenização de serviço rentável (brainstorming) - page 2. (Read 438 times)

member
Activity: 134
Merit: 10
Uma questão técnica: se é a escassez que gera valor porque os tokens são criados na casa de dezenas milhões ou até quatrilhões mais recentemente, embora tenham muitas casas decimais?

O que aconteceria se eu gerasse um token com 100 mil unidades e duas casas decimais? Isso o deixaria com valor inicial muito alto? Mas não é a liquidez que define isso?
member
Activity: 134
Merit: 10
Com qual porcentagem máxima dos tokens os donos do projeto deveriam ficar para mitigar suspeitas como essa?

Depende muito do projeto.. Se for uma criptomoeda para "competir com o Bitcoin" é zero.. o mesmo com projetos mais descentralizados..

Agora tokenização de empresa dá para aumentar esse valor.. afinal é quase um IPO do mercado tradicional, independente do tamanho.. ou seja, as pessoas vão estar investindo em algo que você já fez a base, acho justo tirar uma fatia.

Sobre exit scam, dá para bloquear estes tokens por um determinado período, ex: 1, 2, 3, 4 anos..



Vou começar a pré-venda apenas com meus clientes para eles usarem nos serviços que eles já adquirem para 2022. É o tempo em que vou evoluindo para o smart contract.

Mas de inicio já tenho algumas coisas em mente na elaboração do contrato e modelo de negócio:

1. Suprimento limitado: sem criação de tokens adicionais;
2. Uma trava para exit scam;
3. Uma trava para rug pulls;
4. Equipe não anônima;
5. Contrato público antes de ser publicado (a ideia é ir discutindo com a comunidade até a publicação);
6. Gráfico de distribuição dos tokens público -  25% dos tokens para a equipe;
7. Período claro de vesting - apenas parte dos tokens desbloqueados durante o evento de geração e periodicamente - não todos de uma vez;
8. 2% de comissão para cada transferência de token para redistribuição entre os holders;
9. Estudar os erros de Safemoon e REAU para não cometer os mesmos  Smiley


legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Com qual porcentagem máxima dos tokens os donos do projeto deveriam ficar para mitigar suspeitas como essa?

Depende muito do projeto.. Se for uma criptomoeda para "competir com o Bitcoin" é zero.. o mesmo com projetos mais descentralizados..

Agora tokenização de empresa dá para aumentar esse valor.. afinal é quase um IPO do mercado tradicional, independente do tamanho.. ou seja, as pessoas vão estar investindo em algo que você já fez a base, acho justo tirar uma fatia.

Sobre exit scam, dá para bloquear estes tokens por um determinado período, ex: 1, 2, 3, 4 anos..
member
Activity: 134
Merit: 10
Obrigado.

Quote
A criação do white paper e os mecanismos de recompensa são a primeira iniciativa da Vira-Lata Finance após as acusações de golpe contra o projeto no começo de abril.

O caso veio à tona após surgir nas redes sociais um documento com acusações contra os envolvidos na REAU. O texto explicava que o projeto era, na verdade, um esquema.

Um dos motivos seria a forte concentração de tokens nas mãos do suposto criador, que poderia despejar os ativos no mercado a qualquer momento para aplicar o que se chama de golpe de saída (exit scam). Em seguida, a moeda despencou 82%.


Com qual porcentagem máxima dos tokens os donos do projeto deveriam ficar para mitigar suspeitas como essa?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Alguém pode listar as principais criptos que posso transferir para a carteira metamask, além de BNB e ETH?
Literalmente qualquer moeda e token em uma blockchain que seja fork do goeth. Isso inclui: Avalanche-C, BSC, Fanthom, Cronos, Celo, Arbitrum, Optism, xDai, Moonriver, etc...
member
Activity: 134
Merit: 10
Nesse caso, a compra dos tokens  dos diversos projetos não é feita com fiat?

É raro um novo projeto, ter a possibilidade compra diretamente por fiat. No mínimo USDT. Regra geral é com uma moeda da rede utilizada, com o ETH, SOL, etc.


Com os serviços da coinpayments.net eu consigo vender diretamente no meu site e aceitar vários criptos como pagamento.


O ideal é que vá para um único endereço público, para a comunidade acompanhar quanto se arrecadou.



Alguém pode listar as principais criptos que posso transferir para a carteira metamask, além de BNB e ETH?




legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Nesse caso, a compra dos tokens  dos diversos projetos não é feita com fiat?

É raro um novo projeto, ter a possibilidade compra diretamente por fiat. No mínimo USDT. Regra geral é com uma moeda da rede utilizada, com o ETH, SOL, etc.
member
Activity: 134
Merit: 10
Nesse caso eu posso devolver a primeira pergunta: como certificar aos compradores que a venda dos tokens será investida no negócio? Como se costuma fazer?

Tudo o que li a respeito, whitepapers e afins, apenas fala-se em reinvestir a venda nisso e aquilo, mas também não lembro de ter visto garantias reais.

Sim é verdade. Mas repara, nesses projetos o dinheiro vai para endereços registados na blockchain, que podem ser rastreados e conseguir-se ir percebendo a quantidade de dinheiro esta a ser gastos, em comparação para aquilo que o projeto esta a fazer. Existe alguma forma de ir acompanhado o processo.

Neste caso, se o dinheiro vai para a tua conta pessoal, deixa-se de saber quando e quanto dinheiro é usado ou não.

Nesse caso, a compra dos tokens  dos diversos projetos não é feita com fiat?

Sendo assim eu não vejo problemas em negociar os token com criptos  se for para deixar mais transparente.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Nesse caso eu posso devolver a primeira pergunta: como certificar aos compradores que a venda dos tokens será investida no negócio? Como se costuma fazer?

Tudo o que li a respeito, whitepapers e afins, apenas fala-se em reinvestir a venda nisso e aquilo, mas também não lembro de ter visto garantias reais.

Sim é verdade. Mas repara, nesses projetos o dinheiro vai para endereços registados na blockchain, que podem ser rastreados e conseguir-se ir percebendo a quantidade de dinheiro esta a ser gastos, em comparação para aquilo que o projeto esta a fazer. Existe alguma forma de ir acompanhado o processo.

Neste caso, se o dinheiro vai para a tua conta pessoal, deixa-se de saber quando e quanto dinheiro é usado ou não.
member
Activity: 134
Merit: 10
~

Obrigado pelo esclarecimento.

Mas agora surge outras questões:
Que garantia tenho que o dinheiro ganho com a venda de tokens é reinvestido no negocio?
Que garantia tenho que o lucro declarado é mesmo o lucro real?

Nesse caso eu posso devolver a primeira pergunta: como certificar aos compradores que a venda dos tokens será investida no negócio? Como se costuma fazer?

Tudo o que li a respeito, whitepapers e afins, apenas fala-se em reinvestir a venda nisso e aquilo, mas também não lembro de ter visto garantias reais.


Quanto a segunda pergunta, como falei desde o início, o lucro a ser investido é parcial; parte dos lucros. Só precisa-se definir que parte, se será percentual ou uma parte específica de acordo com o lucro.

Considerando que lucro é o ganho auferido durante uma operação comercial ou no exercício de uma atividade econômica e que falamos em parte do lucro, o que for investido acima do valor de compra será lucro para o detentor do token, certo?
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
~

Obrigado pelo esclarecimento.

Mas agora surge outras questões:
Que garantia tenho que o dinheiro ganho com a venda de tokens é reinvestido no negocio?
Que garantia tenho que o lucro declarado é mesmo o lucro real?
member
Activity: 134
Merit: 10
Esta ideia esta a criar-me algumas questões:

Qual era a verdadeira vantagem para quem compra o token?

O dinheiro da compra dos tokens vai para onde e serve para que?

Se o negocio, amanha deixar de ser rentável, o que acontece?

O que é que acontecia se o negocia no final do ano tivesse $50k de lucro?
Era distribuído o valor equivalente em tokens?
Qual era a métrica usada para essa distribuição?

Vou tentar responder os questionamentos:

As vantagens para quem compra o token vão de descontos na aquisição dos serviços do site, que no momento se resume a elaboração de trabalhos acadêmicos, renda extra (que se dará com a comercialização e recompra dos tokens), participação de parte dos lucros na forma de valorização dos tokens e outras que for pensando até a finalização do modelo de negócio.

O dinheiro da compra dos tokens, e essa é apenas uma ideia (ainda não sei se é o correto a se fazer,) irá para uma conta de pessoa física, onde será usado para a expansão dos serviços,  pagamento de colaboradores/desenvolvedores, tradutores, campanha de assinaturas, listagem do token em exchanges, etc.

Se o negócio deixar de ser rentável amanhã, acredito que restará a comercialização dos tokens e, como todo negócio que deixa de ser rentável, o declínio do valor do token até chegar a zero...


Se o negócio chegar ao final de um ano com $50k de lucro, parte desse lucro será distribuído aos detentores dos tokens. Pensei em inicialmente distribuir esse valor embutido na valorização do token. Ou posso distribuir o valor equivalente em tokens. Tudo vai depender da análise dos prós e contras dessas ideias para se chegar ao modelo final.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Esta ideia esta a criar-me algumas questões:

Qual era a verdadeira vantagem para quem compra o token?

O dinheiro da compra dos tokens vai para onde e serve para que?

Se o negocio, amanha deixar de ser rentável, o que acontece?

O que é que acontecia se o negocia no final do ano tivesse $50k de lucro?
Era distribuído o valor equivalente em tokens?
Qual era a métrica usada para essa distribuição?
member
Activity: 134
Merit: 10

Não acho que ninguém vá confiar , na boa.

Uma empresa de capital aberto, lostada em bolsa, cumpre milhares de requisitos legais e tem as contas bancárias totalmente abertas, pagam auditoria e o kct. Justamente para garantir que a adm não está omitindo lucros e coisas do tipo e que os lucros são realmente distribuídos.

Não é na base da confiança.

Certo. Você está focando apenas no lucro obtido com meu negócio. Eu disse que utilizaria parte do lucro para aumentar o valor do token, com a promessa de que em determinado período sempre haverá subida.

Então não há que se falar em omissão de lucros. A recompra, conforme o caso, bem como o valor maior do que no pontapé inicial garantiria que o lucro foi distribuído.

Lembrando que estamos falando numa fase em que o token não está listado.

Quote
O que você poderia fazer é  comercializar o token na sua plataforma.  Você garantia uma recompra de todos os tokens com base no seu lucro, e você ditaria o preço do token,  com os dividendos já investidos no preço dele. Não sei se daria certo  pensei rapidamente. Quase uma stablecoin

Sim, posso começar com o meu público, o que aproximaria mais de ser um utility token.

Até o momento cheguei a conclusão de que eu devo criar um token BEP20 na rede binance smart chain.  Cool

Sigamos.


legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
Eu não sei exatamente o tamanho do mercado. No meu nicho o maior player é o Studybay. Mas considerando que o meu nicho pode ser expandido para cursos online, cursos presenciais, escolinhas, faculdades...temos um mercado enorme de educação.

Segundo minha pesquisa recente o mercado de educação básica privado girou R$ 100 bilhões em 2019.

Atualmente  só conseguimos atender parte dos cursos de apenas três faculdades EAD; então eu preciso expandir sob pena de estagnar.



Tem certezza que é esse o número? Imaginava bem mais. Se pensamos, existem jogos hoje que já estão na casa dos bilhões... Mas de qualquer forma, acho que pra tu pensar nisso da tokenização é interessante só se o projeto tiver bastante potencial de crescimento e se tu estiver apostando nisso pra dar esse lucro/reward para os seus investidors dos tokens.  Mas ainda não está claro pra mim EXATAMENTE qual é o trampo que você está oferecendo, mas tudo que imagino é algo bem manual/individual, com escalagem super complexa, não?

Enfim, se tu puder falar mais sobre o serviço e o modelo de negócio, talvez de pra ter mais ideias também
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Quando você fala em "sem garantia de distribuição desse lucro" voltamos ao fator confiança, certo?

Inicialmente a prova social é a única forma que vejo atualmente de dar essa garantia. O resto virá com a evolução do projeto.

Para começar alguém mais terá que acreditar no projeto, certo?

Não acho que ninguém vá confiar , na boa.

Uma empresa de capital aberto, lostada em bolsa, cumpre milhares de requisitos legais e tem as contas bancárias totalmente abertas, pagam auditoria e o kct. Justamente para garantir que a adm não está omitindo lucros e coisas do tipo e que os lucros são realmente distribuídos.

Não é na base da confiança.

O que você poderia fazer é  comercializar o token na sua plataforma.  Você garantia uma recompra de todos os tokens com base no seu lucro, e você ditaria o preço do token,  com os dividendos já investidos no preço dele. Não sei se daria certo  pensei rapidamente. Quase uma stablecoin
member
Activity: 134
Merit: 10
Já falei sobre isso também, bitmover.

Basicamente um pump controlado, baseado em (nas espectativas de) parte do lucro.
Acho que o nome correto ai é buyback (podendo incluir um burn). Pega os lucros e usa eles para comprar a moeda no mercado, aumentando o preço, né?

“Pump controlado” pega meio mal e parece esquema ilegal de pump and dump. Cheesy

 Cheesy Cheesy Sim, eu posso não ter referenciado o termo correto.   Cheesy Cheesy

Salvo melhor juízo, recompra é usada para elevar o preço do token e acredito que isso deve ser feito quando não há mais alternativas. Mas eu pensei realmente em "embutir" parte do lucro no valor do token, para ele valorizar. O que seria isso senão um pump? E ele não vem obrigatoriamente com um dump  Grin

Sobre burn eu não estou muito seguro disso. Se ocorrer, acho que deveria acontecer em marcos específicos ou não...






Acho impossível controlar o preço assim artificialmente.  Mesmo grandes empresas com volumes gigantes  o preço da ação nem sempre é relacionado ao lucro. O que mais guia na verdade é a expectativa mas mesmo assim..

Imagina um token duma empresa que tem 50k de lucro por mês e sem garantia de distribuição desse lucro.

O volume vai ser baixo e o mais provável é que ele vá a zero


Você pode estar considerando um token já listado e amplamente comercializado. Mas pense em um token "iniciante"  que já surge com essa proposta. A cada mês, por exemplo, haverá o levantamento de parte do lucro, e o valor será inserido nos tokens. Ou isso pode ser feito a cada semana. Muito depende do modelo final a que se chegar.

Claro que com o passar do tempo não haverá como controlar eficazmente isso continuamente. Daí o mercado faz a sua parte. Mas um início sólido acredito que faz a diferença.

Quando você fala em "sem garantia de distribuição desse lucro" voltamos ao fator confiança, certo?

Inicialmente a prova social é a única forma que vejo atualmente de dar essa garantia. O resto virá com a evolução do projeto.

Para começar alguém mais terá que acreditar no projeto, certo?

[moderator's note: consecutive posts merged]
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Já falei sobre isso também, bitmover.

Basicamente um pump controlado, baseado em (nas espectativas de) parte do lucro.
Acho que o nome correto ai é buyback (podendo incluir um burn). Pega os lucros e usa eles para comprar a moeda no mercado, aumentando o preço, né?

“Pump controlado” pega meio mal e parece esquema ilegal de pump and dump. Cheesy

Acho impossível controlar o preço assim artificialmente.  Mesmo grandes empresas com volumes gigantes  o preço da ação nem sempre é relacionado ao lucro. O que mais guia na verdade é a expectativa mas mesmo assim..

Imagina um token duma empresa que tem 50k de lucro por mês e sem garantia de distribuição desse lucro.

O volume vai ser baixo e o mais provável é que ele vá a zero
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Já falei sobre isso também, bitmover.

Basicamente um pump controlado, baseado em (nas espectativas de) parte do lucro.
Acho que o nome correto ai é buyback (podendo incluir um burn). Pega os lucros e usa eles para comprar a moeda no mercado, aumentando o preço, né?

“Pump controlado” pega meio mal e parece esquema ilegal de pump and dump. Cheesy
member
Activity: 134
Merit: 10
Legal que tu está pensando em inovar com cripto e inclusive já inovou até aceitar pagamento. Mas eu acho não sei se a ótica cera quando tenso em trabalho/custo vs custos! Multiplicando meio toscamente, estamos falando de R$500 mil anual em venda, não é nem lucro. Criar uma infraestrutura para seu projeto, tokenomics, comunidade, pagar desenvolvedores.... é algo que acho que não compensa considerando o mercado de ´´servicos academicos´´.

Até queria entender, qual o tamanho desse mercado? Se você tivesse capital para expansão, quanto você projeta que poderia ganhar? Acho que é uma pergunta super importante quando considera tokenizar.

Meu público ainda usa criptos muito pouco. O valor gerado por quem paga em criptos no meu site ainda é irrisório.

Eu não sei exatamente o tamanho do mercado. No meu nicho o maior player é o Studybay. Mas considerando que o meu nicho pode ser expandido para cursos online, cursos presenciais, escolinhas, faculdades...temos um mercado enorme de educação.

Segundo minha pesquisa recente o mercado de educação básica privado girou R$ 100 bilhões em 2019.

Atualmente  só conseguimos atender parte dos cursos de apenas três faculdades EAD; então eu preciso expandir sob pena de estagnar.





A ideia do girino me parece similar a ideia de uma fan token dos clubes de futebol. Onde quem tem tokens tem algumas  vantagens, mas essas vantagens não são necessariamente financeiras e não são como cotas/ações de uma empresa.

A ideia me parece mais simples do aspecto legal e não tem essas dificuldades técnicas da confiança. Pode ser uma solução interessante e uma forma de levantar dinheiro. Agora a pergunta: alguém compraria o token? E de fato você precisa de tokens?

O que você parecer querer mesmo é um empréstimo para expandir sua operação.

Eu pesquisei um pouco sobre as iniciativas de clubes de futebol no que diz respeito a "tokenização de passes de jogadores" e achei bem interessante. A vantagem até onde vi é totalmente financeira. Penso até em comprar alguns tokens desse tipo... Cool

Talvez eu possa agregar essa ideia, mas esbarra-se na confiança de qualquer forma. Para um grande clube de futebol isso é fácil. Afinal você consegue acompanhar o desempenho dos jogadores do pacote através de análises de sites especializados e através de jogos. Então há todo um apelo por trás desses tokens de clubes de futebol.

Sim, os tokens seriam interessantes para a expansão do meu negócio. Outro fator é que gosto de tecnologia e inovações/renovações.




O que é que uma blockchain vai fazer para o teu negocio?

Ele já falou, ele quer uma arrecadação de fundos. Basicamente uma ICO.

O problema é que o modelo de negócio dele não tem muito como transferir o valor para o token da ico... ele só quer arrecadar fundos para expandir as Operações.  Ele não quer usar o blockchain no negócio, a princípio pelo q eu entendi

Uma forma de transferir valor pro token seria descontos e tal como o girino sugeriu. Mas aí não gera necessariamente arrecadação de fundos.


Já falei sobre isso também, bitmover.

Basicamente um pump controlado, baseado em (nas espectativas de) parte do lucro.



[moderator's note: consecutive posts merged]
Pages:
Jump to: