Legal que tu está pensando em inovar com cripto e inclusive já inovou até aceitar pagamento. Mas eu acho não sei se a ótica cera quando tenso em trabalho/custo vs custos! Multiplicando meio toscamente, estamos falando de R$500 mil anual em venda, não é nem lucro. Criar uma infraestrutura para seu projeto, tokenomics, comunidade, pagar desenvolvedores.... é algo que acho que não compensa considerando o mercado de ´´servicos academicos´´.
Até queria entender, qual o tamanho desse mercado? Se você tivesse capital para expansão, quanto você projeta que poderia ganhar? Acho que é uma pergunta super importante quando considera tokenizar.
Meu público ainda usa criptos muito pouco. O valor gerado por quem paga em criptos no meu site ainda é irrisório.
Eu não sei exatamente o tamanho do mercado. No meu nicho o maior player é o Studybay. Mas considerando que o meu nicho pode ser expandido para cursos online, cursos presenciais, escolinhas, faculdades...temos um mercado enorme de educação.
Segundo minha pesquisa recente o mercado de educação básica privado girou R$ 100 bilhões em 2019.
Atualmente só conseguimos atender parte dos cursos de apenas três faculdades EAD; então eu preciso expandir sob pena de estagnar.
A ideia do girino me parece similar a ideia de uma fan token dos clubes de futebol. Onde quem tem tokens tem algumas vantagens, mas essas vantagens não são necessariamente financeiras e não são como cotas/ações de uma empresa.
A ideia me parece mais simples do aspecto legal e não tem essas dificuldades técnicas da confiança. Pode ser uma solução interessante e uma forma de levantar dinheiro. Agora a pergunta: alguém compraria o token? E de fato você precisa de tokens?
O que você parecer querer mesmo é um empréstimo para expandir sua operação.
Eu pesquisei um pouco sobre as iniciativas de clubes de futebol no que diz respeito a "tokenização de passes de jogadores" e achei bem interessante. A vantagem até onde vi é totalmente financeira. Penso até em comprar alguns tokens desse tipo...
Talvez eu possa agregar essa ideia, mas esbarra-se na confiança de qualquer forma. Para um grande clube de futebol isso é fácil. Afinal você consegue acompanhar o desempenho dos jogadores do pacote através de análises de sites especializados e através de jogos. Então há todo um apelo por trás desses tokens de clubes de futebol.
Sim, os tokens seriam interessantes para a expansão do meu negócio. Outro fator é que gosto de tecnologia e inovações/renovações.
O que é que uma blockchain vai fazer para o teu negocio?
Ele já falou, ele quer uma arrecadação de fundos. Basicamente uma ICO.
O problema é que o modelo de negócio dele não tem muito como transferir o valor para o token da ico... ele só quer arrecadar fundos para expandir as Operações. Ele não quer usar o blockchain no negócio, a princípio pelo q eu entendi
Uma forma de transferir valor pro token seria descontos e tal como o girino sugeriu. Mas aí não gera necessariamente arrecadação de fundos.
Já falei sobre isso também, bitmover.
Basicamente um pump controlado, baseado em (nas espectativas de) parte do lucro.
[moderator's note: consecutive posts merged]