Estou planejando tokenizar um serviço e gostaria da colaboração/ajuda dos membros do fórum para clarear as ideias.
Eu tenho um site de venda de trabalhos acadêmicos/apostilas (que em breve eu pretendo ampliar para venda de apostilas para concursos) que tem rendido um bom dinheiro.
Estamos ativos desde 2013 e o negócio tem sido tão bom que eu registrei a marca no INPI.
Eu faço as vendas através do site e do whatsapp.
Os meios de recebimento são via Pix/TED/DOC, Mercado Pago, PagSeguro, PicPay, Paypal, Stripe e criptomoedas (CoinPayments.net)
Só no Mercado Pago eu consegui neste segundo semestre um total de R$ 49.201,80 em vendas; que é um aumento de 28,97 % em relação ao primeiro semestre de 2021.
E o Mercado Pago não é o meio onde eu mais recebo pagamentos.
Como sou eu quem faz todo o atendimento e gerenciamento das redes sociais, está começando a ficar inviável aceitar novos clientes (esse semestre já fui presenteado com bursite e capsulite adevisa..
.)
Daí a necessidade de tokenizar para captar recursos sem perder a autonomia, recebendo apoio financeiro para a expansão do negócio.
Um dos grandes problemas é que a venda de trabalhos acadêmicos não é bem vista, mas estamos fazendo o possível para mitigar isso e uma das formas é não aceitar encomendas de TCC e artigos científicos.
Ao passo que o negócio for expandindo o objetivo é focar em um produto acadêmico totalmente isento de controvérsias, como as apostilas para concursos, por exemplo.
A ideia inicial é tokenizar parte desse lucro. Assim é interessante?
Se for, como fazer para que a comunidade se certifique que esse lucro é real?
Que dizer de distribuir parte desses tokens e vender parte dele?
Uma parte poderia ser adquirida gratuitamente, por continuar comprando no site (para quem é cliente), para gerenciar uma campanha de assinaturas aqui no fórum, para traduzir em outras abas, etc.
O valor do token fica restrito à oferta/procura ou a variação dessa parte do meu lucro/mês pode ser um terceiro fator?
Quanto a criação do token eu acho mais viável via Waves. Mas se tiver alguém disposto a abraça a ideia em troca de futuros dividendos é possível fazer via rede Ethereum.
Pensei também em (tentar) usar a solução da LIQI (
https://www.liqi.com.br/aprenda/como-emitir-tokens/a-solucao-liqi). Não sei se aceitam negócio de pessoa física. Ou fazer “manualmente” ao passo que as coisas fossem amadurecendo por aqui.
Estou à disposição para esclarecimentos e sugestões.