Pages:
Author

Topic: Tokenização de serviço rentável (brainstorming) - page 3. (Read 438 times)

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet

O que é que uma blockchain vai fazer para o teu negocio?

Ele já falou, ele quer uma arrecadação de fundos. Basicamente uma ICO.

O problema é que o modelo de negócio dele não tem muito como transferir o valor para o token da ico... ele só quer arrecadar fundos para expandir as Operações.  Ele não quer usar o blockchain no negócio, a princípio pelo q eu entendi

Uma forma de transferir valor pro token seria descontos e tal como o girino sugeriu. Mas aí não gera necessariamente arrecadação de fundos.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Acho que o primeiro de tudo, o que se tem de pensar é:
O que é que o blockchain pode trazer de vantagem para o meu negocio?


É registar os trabalhos na rede, tipo NFT, para que eles não possam ser copiados ou saber-se quem é o seu autor, comprador, etc?
Começar a direcionar as vendas para pagamentos online, e ai entra o blockchain para registar a informação?


O que é que uma blockchain vai fazer para o teu negocio?
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
O que você pode tentar é criar um token para pagamentos, onde vc dá descontos para quem pagar com token e garante o preço em token em caso de desvalorização.



A sua ideia é interessante, @girino.

Vou pensar um pouco mais nela. Mas dessa forma talvez fique restrito apenas à quem comprar no site; a ideia é expandir para além dos meus clientes.

A ideia do girino me parece similar a ideia de uma fan token dos clubes de futebol. Onde quem tem tokens tem algumas  vantagens, mas essas vantagens não são necessariamente financeiras e não são como cotas/ações de uma empresa.

A ideia me parece mais simples do aspecto legal e não tem essas dificuldades técnicas da confiança. Pode ser uma solução interessante e uma forma de levantar dinheiro. Agora a pergunta: alguém compraria o token? E de fato você precisa de tokens?

O que você parecer querer mesmo é um empréstimo para expandir sua operação.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
Legal que tu está pensando em inovar com cripto e inclusive já inovou até aceitar pagamento. Mas eu acho não sei se a ótica cera quando tenso em trabalho/custo vs custos! Multiplicando meio toscamente, estamos falando de R$500 mil anual em venda, não é nem lucro. Criar uma infraestrutura para seu projeto, tokenomics, comunidade, pagar desenvolvedores.... é algo que acho que não compensa considerando o mercado de ´´servicos academicos´´.

Até queria entender, qual o tamanho desse mercado? Se você tivesse capital para expansão, quanto você projeta que poderia ganhar? Acho que é uma pergunta super importante quando considera tokenizar.
member
Activity: 134
Merit: 10
O que você pode tentar é criar um token para pagamentos, onde vc dá descontos para quem pagar com token e garante o preço em token em caso de desvalorização.



A sua ideia é interessante, @girino.

Vou pensar um pouco mais nela. Mas dessa forma talvez fique restrito apenas à quem comprar no site; a ideia é expandir para além dos meus clientes.
member
Activity: 134
Merit: 10

Não é desse tipo de confiança que estamos falando.

Se você não repassar o lucro para os detentores dos tokens eles não podem fazer nada. Entendeu?
Seu lucro ocorre fora do blockchain. Você não pode fazer um smartcontract que repasse dinheiro da sua conta corrente para a rede ethereum imediatamente após cada compra que você fizer. Pelo menos não hoje.

Então, eles teriam que confiar que você vendeu e repassou pra eles, na boa vontade.


Você tem razão, no geral.

Ocorre que parte desse lucro será usado para valorizar o token; não irá diretamente para os detentores dos tokens. Então não há necessidade de o lucro ocorrer dentro do blockchain. Eu terei apenas que demonstrar a existência do lucro, através de prova social, por exemplo.

Creio que isso responde em parte o questionamento do girino. Não estamos falando em uma tokenização direta do lucro.

Sendo assim, eu posso estabelecer previamente uma quantia mínima para a valorização do token dentro de determinado período; uma promessa de valorização, que pode ser maior do que o estabelecido para aquele período, mas nunca menor.  De tempos em tempos podemos atualizar essa previsão (baseada apenas na injeção de parte dos lucros).

Caberá a mim fazer cumprir essa previsão sob pena de acabar com o negócio logo no primeiro mês. Então a injeção de parte do lucro no token será um plus. O mercado fará o resto, ao passo que o token se populariza.

Daí, quando não houver mais possibilidade para aumentar essa injeção, previamente informado, a valorização/desvalorização do token ficará por conta exclusivamente do mercado.
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
Eu prestaria atenção também nos aspectos legais. Tokenizar participação nos lucros ainda é proibido pela CVM. Então talvez não seja uma opção viável. O que você pode tentar é criar um token para pagamentos, onde vc dá descontos para quem pagar com token e garante o preço em token em caso de desvalorização.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Quote
Tem que pensar num modelo de negócio que quem tem o token receberia parte desse lucro.

Sinceramente,  não consigo pensar agora em nada que não seja na base da confiança..

Eu precisaria de uma fórmula para aumentar o valor do token de acordo com o lucro e não apenas com base na oferta/procura, talvez? Seria um pump controlado. Caso o lucro fosse igual ou menor que zero não haveria pump controlado e muito menos dump controlado.

Acho que isso agregaria mais valor ao token e o deixaria menos volátil, certo?

Meu negócio fora das criptos já é bem baseado na confiança. Se bem que tokens, embora tenha um negócio que aqueles mais detalhistas vêem como viável, é também baseado na confiança (torcida) de que ele vai vingar.

Não é desse tipo de confiança que estamos falando.

Se você não repassar o lucro para os detentores dos tokens eles não podem fazer nada. Entendeu?
Seu lucro ocorre fora do blockchain. Você não pode fazer um smartcontract que repasse dinheiro da sua conta corrente para a rede ethereum imediatamente após cada compra que você fizer. Pelo menos não hoje.

Então, eles teriam que confiar que você vendeu e repassou pra eles, na boa vontade.
member
Activity: 134
Merit: 10
Opa!

Obrigado ao bitmover e TryNinja pelos comentários até aqui.

Quote
Vamos por partes. Deixa eu ver se entendi o problem. Para depois buscar a solução

Você tem um projeto rentável.
E daí você quer levantar fundos, através de uma ICO, para pessoas te darem dinheiro e receberem tokens de volta.

Assim vc recebe $ pra expandir seu negócio, e o pessoal q tem tokens pode ser remunerado de alguma forma. Certo?


Sim, isso é a base da tokenização, certo? Embora eu pense numa "ICO" mais informal; afinal quero atingir tanto o pessoal que já usa criptos quanto aqueles que ainda não sabe por onde começar.

De uma certa forma os detentores dos tokens seriam uma espécie de sócios do meu negócio.


Quote
Tem que pensar num modelo de negócio que quem tem o token receberia parte desse lucro.

Sinceramente,  não consigo pensar agora em nada que não seja na base da confiança..

Eu precisaria de uma fórmula para aumentar o valor do token de acordo com o lucro e não apenas com base na oferta/procura, talvez? Seria um pump controlado. Caso o lucro fosse igual ou menor que zero não haveria pump controlado e muito menos dump controlado.

Acho que isso agregaria mais valor ao token e o deixaria menos volátil, certo?

Meu negócio fora das criptos já é bem baseado na confiança. Se bem que tokens, embora tenha um negócio que aqueles mais detalhistas vêem como viável, é também baseado na confiança (torcida) de que ele vai vingar.

Quote
Acho que waves morreu. Não faria nada em waves.  Bnb, Solana, ada são as novidades hoje.

Sério?  Cry  Eu ainda tenho umas migalhas lá na Dex deles...

Fiz uma breve pesquisa e vi poucos tokens baseados em waves ativos, realmente (se eu soube pesquisar bem). Não conheço as outras redes e, como o TrYNinja falou , as taxas do ETh são bem salgadas.

E, sim, a tokenização é para "aproveitar o hype".

Talvez eu faça quase/tudo de forma "manual", usando a moeda "confiança". Principalmente por conta desse público leigo que tenho. Afinal, apesar de disponível, eu recebo poucos pagamentos em criptos.

Acredito que dê para inicialmente fornecer a chamada prova social para dar credibilidade à ideia.

Mas ainda assim quero abraçar a comunidade cripto.

Ou seja, está tudo ainda um pouco verde e confuso.

Por isso criei esse tópico  Grin
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
A parte dos pagamentos não acho que tenha como interligar com os tokens de forma descentralizada, já que essa renda vem de fora de qualquer blockchain. Se os pagamentos fossem em ETH e/ou stablecoins (em qualquer blockchain), daria para você criar um contrato que cuida do revenue sharing, mas isso limitaria bastante suas vendas por fechar em um nicho que ainda é relativamente novo (crypto e blockchain). Imagina um estudante que não sabe nada sobre crypto tendo que criar carteira, comprar ETH, etc…? Fora as taxas da rede dependendo da blockchain, claro. Fica totalmente inviável;D

No final das contas, provavelmente teriam que confiar em você, mas então por que um token, se a vantagem dele é a sua natureza descentralizada? Se for para “aproveitar o hype” e garantir o acumulo de capitual, até que vai. Mas no nível tecnologico eu não vejo muita vantagem.

Eu tomaria cuidado em utilizar a ETH, já que as taxas são caríssimas. Talvez Polygon, Avalanche ou BNB (esse último sendo mais utilizado por brasileiros, até onde eu sei).
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Estou planejando tokenizar um serviço e gostaria da colaboração/ajuda dos membros do fórum para clarear as ideias.

...

Daí a necessidade de tokenizar para captar recursos sem perder a autonomia, recebendo apoio financeiro para a expansão do negócio.

Vamos por partes. Deixa eu ver se entendi o problem. Para depois buscar a solução

Você tem um projeto rentável.
E daí você quer levantar fundos, através de uma ICO, para pessoas te darem dinheiro e receberem tokens de volta.

Assim vc recebe $ pra expandir seu negócio, e o pessoal q tem tokens pode ser remunerado de alguma forma. Certo?

Quote

A ideia inicial é tokenizar parte desse lucro. Assim é interessante?

Se for, como fazer para que a comunidade se certifique que esse lucro é real?

Que dizer de distribuir parte desses tokens e vender parte dele?

Uma parte poderia ser adquirida gratuitamente, por continuar comprando no site (para quem é cliente), para gerenciar uma campanha de assinaturas aqui no fórum, para traduzir em outras abas, etc.

O valor do token fica restrito à oferta/procura ou a variação dessa parte do meu  lucro/mês pode ser um terceiro fator?

Tem que pensar num modelo de negócio que quem tem o token receberia parte desse lucro.

Sinceramente,  não consigo pensar agora em nada que não seja na base da confiança..

Quote
Quanto a criação do token eu acho mais viável via Waves. Mas se tiver alguém disposto a abraça a ideia em troca de futuros dividendos é possível fazer via rede Ethereum.

Pensei também em (tentar) usar a solução da LIQI (https://www.liqi.com.br/aprenda/como-emitir-tokens/a-solucao-liqi). Não sei se aceitam negócio de pessoa física. Ou fazer “manualmente” ao passo que as coisas fossem amadurecendo por aqui.

Estou à disposição para esclarecimentos e sugestões.


Acho que waves morreu. Não faria nada em waves.  Bnb, Solana, ada são as novidades hoje.
member
Activity: 134
Merit: 10
Estou planejando tokenizar um serviço e gostaria da colaboração/ajuda dos membros do fórum para clarear as ideias.

Eu tenho um site de venda de trabalhos acadêmicos/apostilas (que em breve eu pretendo ampliar para venda de apostilas para concursos) que tem rendido um bom dinheiro.
 
Estamos ativos desde 2013 e o negócio tem sido tão bom que eu registrei a marca no INPI.

Eu faço as vendas através do site e do whatsapp.

Os meios de recebimento são via Pix/TED/DOC, Mercado Pago, PagSeguro, PicPay, Paypal, Stripe e criptomoedas (CoinPayments.net)

Só no Mercado Pago eu consegui neste segundo semestre um total de R$ 49.201,80 em vendas; que é um aumento de 28,97 % em relação ao primeiro semestre de 2021.

E o Mercado Pago não é o meio onde eu mais recebo pagamentos.  Grin

Como sou eu quem faz todo o atendimento e gerenciamento das redes sociais, está começando a ficar inviável aceitar novos clientes (esse semestre já fui presenteado com bursite e capsulite adevisa.. Cry.)

Daí a necessidade de tokenizar para captar recursos sem perder a autonomia, recebendo apoio financeiro para a expansão do negócio.
 
Um dos grandes problemas é que a venda de trabalhos acadêmicos não é bem vista, mas estamos fazendo o possível para mitigar isso e uma das formas é não aceitar encomendas de TCC e artigos científicos.
 
Ao passo que o negócio for expandindo o objetivo é focar em um produto acadêmico totalmente isento de controvérsias, como as apostilas para concursos, por exemplo.

A ideia inicial é tokenizar parte desse lucro. Assim é interessante?

Se for, como fazer para que a comunidade se certifique que esse lucro é real?

Que dizer de distribuir parte desses tokens e vender parte dele?

Uma parte poderia ser adquirida gratuitamente, por continuar comprando no site (para quem é cliente), para gerenciar uma campanha de assinaturas aqui no fórum, para traduzir em outras abas, etc.

O valor do token fica restrito à oferta/procura ou a variação dessa parte do meu  lucro/mês pode ser um terceiro fator?

Quanto a criação do token eu acho mais viável via Waves. Mas se tiver alguém disposto a abraça a ideia em troca de futuros dividendos é possível fazer via rede Ethereum.

Pensei também em (tentar) usar a solução da LIQI (https://www.liqi.com.br/aprenda/como-emitir-tokens/a-solucao-liqi). Não sei se aceitam negócio de pessoa física. Ou fazer “manualmente” ao passo que as coisas fossem amadurecendo por aqui.

Estou à disposição para esclarecimentos e sugestões.
Pages:
Jump to: