Pages:
Author

Topic: Uma ideia lúcida de como poderia ser o sistema de impostos - page 3. (Read 429 times)

legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
Só voltei do meu retiro para postar está imagem para você, @Lucasgabd

Só você mesmo pra me fazer rir.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Costumo ler o substack gratuito do BowTiedBull, eles tem uma visão interessante de macro ligando política e economia e um bom panorama de cripto.

Eles lançaram um post hoje falando sobre as eleições americanas que inclui uma proposta de reforma dos impostos para lá que achei bem interessante e provavelmente faria mais sentido (logo, não vai acontecer)

em resumo
aumentar a taxação sobre bens de luxo
aumentar a taxação sobre casas não ocupadas (segundas casas/casas de veraneio)
diminuir a taxação sobre renda (já que os ricos não pagam mesmo)
diminuir a taxação sobre ganho de capital (já que ricos podem pegar emprestado e não vender nunca)

esse é um resumo tosco mas vale a pena ler o artigo:
https://bowtiedbull.io/p/short-post-on-winning-the-2024-election

Essas ideias parecem boas, mas geram distorções e mais problemas.

Quando estudei economia li que um país aumentou impostos sobre iates e desestabilizou totalmente a economia duma região. Gerou desemprego, pois ninguém mais comprava iates lá. Daí aumentou a pobreza, gerou um efeito em cadeia negativo.
E os ricos continuaram andando de iate, mas compravam em outros países e gastavam mais dinheiro fora.

Toda intervenção do estado na economia irá sempre gerar uma ineficiência econômica em algum lugar.

Existem algumas medidas regulatorias que realmente o estado tem que atuar, como monopólios e coisas assim (acho que casa desocupada pode ser legal atuar tb), mas sabendo que sempre essas atuações geram impactos negativos imprevistos.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
em resumo
diminuir a taxação sobre ganho de capital (já que ricos podem pegar emprestado e não vender nunca)

Faz algum sentido...

Bens de luxo e casas, ok!!

Renda? Sei lá, sou mais da ideia de cobrar bem mais dos que ganham muito e nada ou muito pouco de quem ganha o básico.

Ganho de capital. Ok também, estamos em um mundo onde quem possui dinheiro não compra mais quase nada... vive só de serviços de locação, desde celular até os carrões, onde é muito mais viável pagar para ter algo sempre novo e não se incomodar nunca com eventuais manutenções ou ficar parado por algo quebrado.

Será que aumentar o imposto sobre movimentações financeiras e/ou lucro de pessoas físicas na casa dos milhões/U$/mês não seria uma boa também?
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
Costumo ler o substack gratuito do BowTiedBull, eles tem uma visão interessante de macro ligando política e economia e um bom panorama de cripto.

Eles lançaram um post hoje falando sobre as eleições americanas que inclui uma proposta de reforma dos impostos para lá que achei bem interessante e provavelmente faria mais sentido (logo, não vai acontecer)

em resumo

Adorei o meme inicial já!

Gostei dessa premissa também ''Historicamente, sempre que a economia vai bem, o titular vence as eleições. O que é raro/praticamente impossível correr quando se está em recessão.'' Acho que já tinha ela em mente, mas algumas frases parece que sintetizam melhor os pensamentos

Quando eu li sua sintese, fiquei meio reticente, mas lendo o artigo, parece fazer bastante sentido. E eu acho que qualquer político que REALMENTE focasse em propostas pra melhor o custo de vida, ao invés de como ele salientou - atirar loucamente em 9 areas sendo que dificilmente alguma vai melhorar- poderia ganhar mesmo.

legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset

em resumo

Pages:
Jump to: