Pages:
Author

Topic: Vem gastar os Bitcoins em Portugal - Parte I - page 2. (Read 354 times)

legendary
Activity: 2366
Merit: 1408
Bom tópico Joker

É um incentivo e tanto não ter que pagar imposto sobre BTC aí em Portugal, mesmo com uma valorização absurda, a pessoa ainda estará tranquila, sem ter a preocupação de ficar com alguma pendência.

Me fala uma coisa, quanto é em média o valor da energia elétrica na sua cidade por exemplo?
Imagino que não deva ser tão barato, senão já haveria bastante mineradores aí no seu país né?

E quanto à adoção, o único país que você terá certeza de adoção ampla, é El Salvador, até nas cidades mais desenvolvidas ou populosas como New York, Miami etc, ainda não é comum ver pagamentos em BTC ou outras cryptos.
Pode ser que a chave para essa adoção seja com a Visa e Mastercard nas máquinas .
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Mas quem sabe não vai rolar a excursão do bitcointalk à cas do Joker  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes

Não digo a minha casa.
Mas, talvez por alguns BTC posso fazer de guia alguns lugares em Lisboa e arredores.  Cool
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568

Paga-se algum imposto? Tem de se declarar os Bitcoins que se tem?
Não! Até ao data deste tópico, não existe qualquer imposto a pagar nem a obrigatoriedade de declarar qualquer valor em Bitcoin ou outra moeda digital ao Estado. Mas, atualmente é recomendado guardar um histórico das transações realizadas, principalmente quando existe um conversão de grandes valores em EUR, para o caso de ser surja uma fiscalização por parte das autoridades, e dessa forma haver uma justificação da origem desse dinheiro. Por isso, é recomendado fazer um registo das mais-valias[2].

Resumindo: A titulo particular, não existe qualquer obrigação fiscal, relativamente a utilização, compra e venda de Bitcoin em Portugal. Como base nestas informação, muitos tem considerado Portugal o "paraíso fiscal" do Bitcoin. Por esse motivo, Portugal tem acolhido varias pessoas que fizeram fortunas com o Bitcoin.

Opa, bem bom saber disso! Mas acho que seria legal também dos lugares, mesmo por curiosidade! Eu tinha alguns planos de ir pra Portugual em 2020, visitar algumas amigas que moram ai, mas devido as questões todas com a pandemia, a coisa ficou mais complicada e não deu mais para levar a frente esses planos. Mas quem sabe não vai rolar a excursão do bitcointalk à cas do Joker  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes

Eu adoraria poder gastar meus bitocins numa viagem

Você usa do Brasil as vezes?
As vezes me surpreendo que de vez em quando, do nada me deparo com um lugar ou outro que aceita por aqui, cinemas, bares...
legendary
**In BTC since 2013**
Mas entre isso e o título do tópico (gastar bitcoins em Portugal) tem uma distância.
É possível gastar Bitcoins em comércios por aí? Existem comércios aceitando bitcoin?

É verdade... mas achei o titulo bonito.  Cool Tongue
Mas, se achas que isso é muito má onda, posso pensar noutro titulo. Alguma sugestão?

Sinceramente, em 10 anos, se vi 2 ou 3 lojas, com um sinal a porta a dizer que aceita Bitcoin, devo estar a exagerar.
Noutras partes, irei procurar falar um pouco sobre isso, mas infelizmente não existe assim de forma comum, muita informação a respeito. E eu tenho algumas duvidas com relação a credibilidade de alguma informação que existe.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Boa joker

Entendo que Portugal tem uma legislação muito amigável para investidores de bitocin.

Mas entre isso e o título do tópico (gastar bitcoins em Portugal) tem uma distância.
É possível gastar Bitcoins em comércios por aí? Existem comércios aceitando bitcoin?

Eu adoraria poder gastar meus bitocins numa viagem
 Mas ainda acho q o melhor lugar para fazer isso deve ser na Califórnia,  perto do vale do silício? Mesmo assim deve ser bastante limitado.
legendary
**In BTC since 2013**
Vem gastar os Bitcoins em Portugal

PARTE I | PARTE II | PARTE III

Este é o primeiro de uma serie de tópicos que estou a planear, sobre alguns aspetos interessantes e uteis para quem quiser passar umas ferias, ou viver em Portugal. Não irei falar sobre os locais onde podem usar diretamente o Bitcoin, até porque eu mesmo raramente vejo uma indicação em algum estabelecimento que diga aceitar BTC, e segundo um relatório da Chainalysis, Portugal tem baixo nível de adoção de criptomoedas[1]. Mas, como este é um fórum sobre o Bitcoin, vou falar como podem usar o Bitcoin ao passar por Portugal.

Parte I - Legalidade do Bitcoin

O Bitcoin é ilegal em Portugal?
Não! A emissão e comercialização de moedas virtuais não é ilegal ou proibida. Por isso, podem usar livremente exachenges, pool, P2P e outras serviços relacionados com o Bitcoin. Mas, claro que não podem esperar qualquer tipo de proteção legal, em causos de roubo ou burlas relacionadas com o Bitcoin.

Paga-se algum imposto? Tem de se declarar os Bitcoins que se tem?
Não! Até ao data deste tópico, não existe qualquer imposto a pagar nem a obrigatoriedade de declarar qualquer valor em Bitcoin ou outra moeda digital ao Estado. Mas, atualmente é recomendado guardar um histórico das transações realizadas, principalmente quando existe um conversão de grandes valores em EUR, para o caso de ser surja uma fiscalização por parte das autoridades, e dessa forma haver uma justificação da origem desse dinheiro. Por isso, é recomendado fazer um registo das mais-valias[2].

Um negocio, que recebe pagamento em Bitcoin, paga impostos?
Sim! Como qualquer negocio em Portugal, uma empresa que receba pagamentos em Bitcoin deverá declarar esse valor recebido (com a respetiva conversão feita), seguindo os mesmos procedimentos como qualquer outro negocio[3]. Sendo por isso obrigatório emitir faturas para os trabalhos realizados.

Negocio que só venda/compra Bitcoin, paga impostos?
Sendo um negocio, sim, se essa for atividade profissional habitual. Alem disso, as entidades que exercem atividades com ativos virtuais, tem de apresentar um pedido de registo junto do Banco de Portugal (BdP)[4].

Resumindo: A titulo particular, não existe qualquer obrigação fiscal, relativamente a utilização, compra e venda de Bitcoin em Portugal. Como base nestas informação, muitos tem considerado Portugal o "paraíso fiscal" do Bitcoin. Por esse motivo, Portugal tem acolhido varias pessoas que fizeram fortunas com o Bitcoin.

As informações destacadas neste tópico, podem sofrer alterações a qualquer momento. É sempre importante, validar a informação mais atualizada sobre os pontos mencionados.

[1] https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-08-23-portugal-com-baixo-nivel-de-adocao-de-criptomoedas/
[2] https://eco.sapo.pt/2021/03/01/bitcoin-nao-paga-irs-mas-e-aconselhavel-manter-um-registo/
[3] https://mmc.pt/enquadramento-fiscal-das-criptomoedas-em-portugal/
[4] https://www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2021/04/26/47090-bdp-passa-a-regular-ativos-virtuais-como-criptomoedas-registo-junto-do-regulador-e
Pages:
Jump to: