Fiz upload do E-book no Wetransfer caso alguem queira baixar de maneira mais direta:
https://we.tl/t-pTW7L3k7aHfabiorem o Saque não entra nessa soma... só conta Alienação de criptoativos.
TryNinja eu tambem não tenho 100% claro essa questão de quando se recebe em troca de um serviço, mineração ou airdrop... Mas sei que quando vender valor acima de 35 mil no mes e não conseguir comprovar o custo teria a obrigação de pagar a aliquota de 15% sobre o valor total pois o valor cheio será considerado como lucro no momento que não conseguir declarar custos... Vendendo valores baixos todos os meses não implicaria em nenhuma obrigação adicional pois será papel da exchange relatar. (Mas se for um valor relativamente alto todos os meses talvez tenha que tomar alguma atitude, talvez o Paredao pode dar uma ajuda).
Eu tenho uma pergunta Paredão:
Vou citar um exemplo: (considere todas as operações abaixo dentro do mesmo mês e dentro de uma exchange brasileira)
01/04/20 Compro 1 bitcoin a 35 mil
05/04/20 Vendo 1 a 40 mil (lucro de 5 mil - taxas)
10/04/20 Compro 1 bitcoin a 35 mil
15/04/20 vendo 1 bitcoin a 29 mil (prejuizo de 6 mil + taxas)
20/04/20 Compro 1 bitcoin a 35 mil
25/04/20 Vendo 1 bitcoin a 38 mil (lucro de 3 mil - taxas)
Considerando o cenário das operações do mês acima... Tive operações com lucro e outras com prejuízo, mas na soma geral o fechamento do mês foi com lucro. (~2 mil)
Minha dúvida é a seguinte... quando lanço essas operações no gcap, ele calcula o valor do imposto das operações com lucro e nas com prejuízo ignora e fica zerado.
Não sei se entendi corretamente, mas pelo que andei lendo nas operações com criptomoedas diferentemente da bolsa de valores não existe compensação em casos de prejuízo.
Então no caso do exemplo acima eu teria que pagar imposto de 15% sobre as 2 operações onde obtive "lucro" (8 mil) ou posso fazer uma soma geral do mês e descontar a operação em que tive prejuízo aplicando o imposto somente sobre (2 mil)?
Se não ficou claro eu explico melhor.