Várias mentiras vieram a tona e tudo que víamos como "verdades", não foi tão verdade assim
Como você disse, várias "fake news" na verdade tinham fundamentos
O que me deixou bastante "revoltado" é que as pessoas parecem não entender algumas coisas ou se fazem de desentendidas, vários especialistas ou pessoas famosas e respeitadas criticaram duramente quem não queria tomar as vacinas ou levantava alguma dúvida.
A grande questão que ficou na minha cabeça é que vários não estão duvidando da ciência. A ciência não é para ser questionada, e sim as pessoas que fazem ciência, que podem ter vários motivos, várias questões políticas por trás para tomar determinada ação.
Ambos os lados que foram extremos estão errados e ajudaram a espalhar a desinformação e fomentar ainda mais discussões
É meio louco ler isso, por que a ciência SEMPRE está errada. É extremamente natural do metodo cientifico você dar algo como provavel e depois voltar atrás e ver que não era bem assim.
Tipo, vocês falam que pra muita gente "a ciência não é pra ser questionada" sendo que é LITERALMENTE para isso que serve a ciência. A ciencia se auto-questiona TODO SANTO DIA.
Em certo momento um cientista faz uma descoberta e utiliza de suas hipoteses fundadas em experimentos para declarar essa descoberta. Aí o estudo desse cientista geralmente é analisado por pares confiáveis para definir se a sua descoberta e seus experimentos são verdadeiros.
Pode ser que a sua hipotese parece correta, mas logo em seguida outro cientista declare com outros experimentos que o primeiro nunca esteve totalmente certo. A comunidade cientifica analisa aqueles dados e comprova que agora essa sua hipotese é a mais provável.
E assim vai.
O problema é querer ""fazer ciencia"" com achismo irresponsável, gente querendo questionar só porque "Ah gente, tem que questionar mesmo".
1. Um grupo fica espalhando que a vacina causa autismo, problemas no coração, etc... Um jovem atleta morre de ataque cardiaco e essa comunidade vai lá nos comentarios postar "Vish... o que será que aconteceu? 💉💉💉💉", sem fazer qualquer mínima ideia do caso.
2. Naturalmente pessoas com bom senso declaram essas postagens "fake news", pois são totalmente infundadas e criadas no puro achismo e panico anti-vax.
3. Surgem pesquisas de que a vacina pode sim causar problemas no coração em alguns casos, assim como mil e um outros medicamentos podem causar X e Y em alguns casos.
4. "Olha só, a nossa tal fake news era uma verdade! Fomos censurados por questões políticas!!"
And repeat.
Acho que AMBOS os lados devem ter VOZ. O ponto aqui não é NÃO DEVERIAM TER VACINADO. O ponto NÃO É não deveriam ter feito TUDO pra desenvolver a vacina. O ponto é que o Facebook admite que HOUVE UMA CENSURA de '' certain COVID-19 content'' e '' I feel strongly that we should not compromise our content standards due to pressure from any Administration in either direction''
Pra mim o ponto é só que CENSURAR conteudos que não sejam OBJETIVAMENTE ilegais, é extremamente perigoso.
Estavamos em uma pandemia. O consenso cientifico era de que era mais perigoso deixar a Covid desenfreada do que ficar se preocupando com 51 futuras familias que poderiam ter problemas no futuro, dentre bilhões de pessoas, visto que é normal existirem casos raros para todos os medicamentos da humanidade.
Ter "aumento de risco de trombose" não significa que ela causa trombose, semantica importa. Hoje em dia as circunstancias mudaram, não vejo problema em mudar as recomendações de aplicação. Agora pode ser melhor não se vacinar do que enfrentar esse aumento de risco.
Um lado usa do metodo cientifico.
O outro lado usa do medo fundado por achismo de conversa de bar.
Eu sinto que é mais complicado do que isso.