Você pagou o mesmo valor simplesmente pq os juros já estão embutidos no preço a vista.
Você paga os juros de qualquer jeito. Isso que estou falando
Ninguém vai te fazer caridade...
Vai pagar os juros, os custos de transporte e todas as outros custos operacionais envolvendo esse produto.
Apesar de estar correto, que no preço final já inclui isso tudo. Eu não posso dizer que paguei por algo que não está descriminado.
Quando você compra um iPhone, não diz: "eu paguei os portes da China para os EUA e dos EUA para o Brasil". O preço do produto é X e para ti, esse é o valor pago, independentemente o que esteja incluído para a empresa esse preço além do lucro.
Por isso, não faz sentido dizer que esta a pagar os juros, quando no final vai pagar o mesmo que pagaria se paga-se a vista.
Se para mim o produto 500€, independentemente do método de pagamento usado, para mim é irrelevante se a empresa gasto 100€ em juros, 100€ no transporte, 100€ em outras despesas e tem lucro de 200€. Isso é ela que tem de gerir.
bitmover compra a TV por 500€, paga a vista e vai para casa contente.
joker_josue compra a TV por 500€, paga em 12x sem custos adicionais, vai para casa contente.
Vais dizer que eu paguei os juros. Eu respondo: tu também e ficas-te sem o capital no imediato. No final quem perdeu dinheiro foste tu e não eu.
Eu não estou a dizer, que o consumidor não paga essa despesa financeira. Mas, também não posso dizer que paguei juros por ter dividido a compra em varias vezes, quando não pago. Visto que pago o mesmo que tivesse pago a vista. Quem perdeu dinheiro foi a loja, se realmente teve de pagar algo por essa divisão de valor.
Agora, a pessoa tem de saber gerir todo este negocio muito bem, pois se fizer uma má gestão, pode ter problemas.