Nossa, pensei que fosse 1 em cada 10 brasileiros. Então a coisa não está tão ruim como eu pensava. Num país onde temos uma brutal desigualdade social, é mais do que esperado, que a maioria absoluta da população, não tenha dinheiro sobrando para GUARDAR. Quem sabe um dia essa situação melhore. A esperança é a última que morre.
Paredao, chegou a ler o artigo? o problema é geral, acontece em todas as classes sociais, logo não é decorrência da desigualdade e sim da falta de conhecimento e das carecterísticas da nossa cultura...
mas sim, o problema é maior para as classes mais baixas, claro.
Devo conhecer 2 ou 3 pessoas que conseguem guardar dinheiro. A maioria usa o que sobra depois de calcular
salário - gastos fixos como um buffer de "gasto livre". Sobrar nao é uma opcao.
Eu sempre pensei o contrario e sempre tentei economizar o maximo possivel. Estou ganhando mais? Muita gente aumentaria os gastos, comprar um carro melhor, alugar uma casa maior... eu apenas poupo mais e "acelero" meu objetivo de renda passiva.
Mas entendo que a maior parte dos brasileiros é muito pobre e vende o almoco pra pagar a janta, alem de nao ter educacao financeira.
dizem os gurus que tem três formas de enriquecer:
- gastar menos
- ganhar mais
- investir melhor
eu acho ganhar mais muito mais fácil que gastar menos... e acho que gastar menos tem um limite sem sacrificar estilo de vida.
também concordo muito contigo que "o inimigo do enriquecimento é o estilo de vida", aumentar o estilo de vida devagar ajuda muito a não meter os pés pelas mãos ao ganhar mais dinheiro.
comentei da notícia com um amigo e fomos pesquisar a cena nos Estados Unidos, não tem o dado exato igual mas a situação lá, apesar de melhor que aqui, também é alarmante
MAs isso é totalmente diferente . 50% dos Americanos tem uma reserva de emergência para cobrir 3 meses de despesas.
22% não tem reserva de emergência, o que não quer dizer que gastem mais do que ganhem.
E 36% tem custos de cartão de crédito mensais superiores a sua reserva de emergência. Mas isso não quer dizer que gastem mais do que ganham.
Ou seja, por esse dado aí, não tem dos americanos q gastem mais do que ganham.
totalmente diferente também não
provável que tenha uma correlação com poupadores
mas enfim, não dá pra saber...
Ainda acho que estes números estão inflados.
Na minha percepção, esse número de "poupadores" é muito menor, a maioria vive na ilusão da rodinha dos ratos e viverá sempre endividado para toda sua jornada. Veja que nem estou falando de "investidores".
Não adianta querer sair convencendo a maioria sobre o assunto da educação financeira, além de pagar de retardado master, vão sempre usar frases estúpidas pra justificar o modo de vida, ex. "Vc não vive, tem que aproveitar, pra que poupar ou viver uns degraus abaixo?"
<...>
exatamente.
seguindo a linha dessa discussão e já pensando na pequena parcela que poupa super recomendo ler "die with zero", desenvolve essa ideia do "vc tem que aproveitar" mas de forma muito mais consciente, vendo por outro ângulo.
<...>
- sempre tive primos pobres que escolhiam gastar e comprar compras de marca, itens de cozinha de porcelana e etc
<..>
tem recomendação de onde comprar bons itens de cozinha de porcelana?
perguntando pra um amigo...