Pages:
Author

Topic: A caminho dos 10% de Inflação - Europa - page 2. (Read 907 times)

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
October 13, 2022, 05:06:24 PM
#78
Não sei se já postaram aqui, mas estou adorando a Europa - Europa sacrifica florestas ancestrais para combater crise de energia


Em um dos livros mais famosos do Asimov, ele descreve um futuro onde a humanidade começou a regredir muito em termos de tecnologia e começaram a usar outras formas de energia que não a nucelar e só tem um planeta que ainda sabe manejar a energia nuclear e está uma super disputa por esse conhecimento. Mas é curioso como no livro, os cientistas desses paises olham para outros paises que ainda cavam buracos, colocam fogo em florestas como sociedades extremamente antigas nas suas técnicas. E pra mim ler essa notícia me fez ter um breve momento de identificacao com os cientistas do livro.  

Lembrei foi do jogo horizon zero dawn.

Que fizeram robôs assassinos que usam biomassa de humanos (ou nao) como combustível.
Daí perderam a senha que usavam pra controlar os robôs, (removi o spoiler) kkk jogão.
legendary
Activity: 1176
Merit: 1325
October 13, 2022, 04:46:19 PM
#77
Não sei se já postaram aqui, mas estou adorando a Europa - Europa sacrifica florestas ancestrais para combater crise de energia


Em um dos livros mais famosos do Asimov, ele descreve um futuro onde a humanidade começou a regredir muito em termos de tecnologia e começaram a usar outras formas de energia que não a nucelar e só tem um planeta que ainda sabe manejar a energia nuclear e está uma super disputa por esse conhecimento. Mas é curioso como no livro, os cientistas desses paises olham para outros paises que ainda cavam buracos, colocam fogo em florestas como sociedades extremamente antigas nas suas técnicas. E pra mim ler essa notícia me fez ter um breve momento de identificacao com os cientistas do livro. 
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
October 13, 2022, 03:02:55 AM
#76
Não sei se já postaram aqui, mas estou adorando a Europa - Europa sacrifica florestas ancestrais para combater crise de energia

Isso já não é de agora. Agora virou noticia, porque o Parlamento Europeu vai debater o fim dos subsídios para a energia Biomassa.
Ate agora, a energia biomassa, é classificada como energia verde ou energias renovais.

Felizmente Portugal não é dos países da UE que mais usa este tipo de energia. Mesmo assim, em 2021, mais de 1,5 milhões de toneladas de madeira foram usadas para produzir pellets - https://12ft.io/proxy?q=https%3A%2F%2Fwww.publico.pt%2F2022%2F09%2F13%2Fazul%2Fnoticia%2Fambientalistas-pedem-fim-subsidios-estao-destruir-florestas-protegidas-europa-2020303

Mesmo assim, somos dos países da UE, como mais área ardida todos os anos. E como resultado, essa madeira irá ser usada para esses fins.
Negócios não falta, que nos prejudicam.
sr. member
Activity: 1232
Merit: 370
BK8 - Most Trusted Gambling Platform
October 12, 2022, 09:55:57 PM
#75
Não sei se já postaram aqui, mas estou adorando a Europa - Europa sacrifica florestas ancestrais para combater crise de energia

Não lembro de ter visto Greta ou Dicaprio falando sobre esse assunto.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
October 03, 2022, 02:29:01 PM
#74
Eu chego a me perguntar onde foi que os governos erraram, se foi por terem adotados medidas tão drásticas em relação ao gás Russo, se foi por não terem planejado melhor uma alternativa para essa escassez, ou se foi por ambos os casos

Um antigo proverbio diz: "homem só governa homem para seu próprio prejuízo".

Por isso, não há muita volta a dar. Enquanto houver ganancia, e ansia pelo poder, são coisas que volte e meia volta acontecer - infelizmente.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
October 03, 2022, 11:31:40 AM
#73
O principal responsável para esta subida é o setor da energia, a sofrer cada vez mais uma maior pressão por causa das sanções a Rússia, com as paragens de fornecimento gasoduto Nordstream (que agora até os "golfinhos" andam abrir buracos no gasoduto...).

Infelizmente, essa situação deve piorar ainda mais nos próximos meses.
Com a chegada do inverno e uma demanda maior de energia e combustível para manter as casas aquecidas e as coisas funcionando.

Eu chego a me perguntar onde foi que os governos erraram, se foi por terem adotados medidas tão drásticas em relação ao gás Russo, se foi por não terem planejado melhor uma alternativa para essa escassez, ou se foi por ambos os casos
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
October 03, 2022, 05:23:07 AM
#72
Hoje ao visitar o portal do instituto de estatísticas português, deparei-me com uma serie bem interessante das ultimas noticias:


Então temos, a inflação nos 6.3% e o aumento das rendas habitação em novos contratos subiu em 8.6%, o preço da produção aumentou 22,4% e o custo de construção aumentou 13,4%.
Apesar disto temos, 2.1% de aumento em novos contratos de arrendamento face o período homologo e o preço da habitação subiu 13.2%, indicando que continua haver procura.

Conseguem explicar, como contudo a aumentar, o ritmo de consumo não esta abrandar?
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
October 03, 2022, 12:37:37 AM
#71
Na crise do subprime os bancos e o governo americano incentivavam empréstimos a juros baixos para pessoas "subprime", ou seja, abaixo de prime. Era exatamente o oposto do atual, onde todos pagam juros altos

Mesmo aqui no Brasil os juros estão altos e o financiamento de imóveis não está fácil. Se estão construindo muito aí é pq a economia está aquecida, noa pq estão financiando barato por conta de incentivos do governo e bancos...

Agora estamos vendo uma redução da liquidez na economia, e a crise está ocorrendo por isso. O governo abusou no mundo yodo e deu muita liquidez e agora está tirando através dos juros altos.
Sim sim, isso é verdade!

Mas cada pais esta tendo suas peculiaridades nesse crise que estamos tendo.
Por exemplo, na Europa, a crise na energia/gas esta sendo o "calcanhar de Aquiles" para eles, inflação, desvalorização do euro entre outras coisas. Russia sofrendo com as sanções que foram impostas por causa da guerra, Estados Unidos com a inflação nas alturas, China com a bolha imobiliária e etc.

Lógico que eu disse de uma maneira bem superficial, para ilustrar de forma bem generalizada o que alguns paises ao redor do mundo estão passando atualmente!

Mas é isso ai mesmo... a "injeção de dinheiro" na economia através dos emprestimos/financiamentos "secou" e como teve um aumento na demanda "artificial" por causa dos empréstimos, e a economia esta ""estagnada"", estão subindo as taxas de juros para "segurar" a inflação e é ai que logo logo poderá começar a "quebradeira" das empresas, logico que isso é apenas uma mera suposição, mas existe uma grande possibilidade disso acontecer!

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
October 02, 2022, 11:18:31 AM
#70
[Bom, o que me deixa preocupado com relação a isso, é que, nós estamos vivendo praticamento o que aconteceu na crise do subprime novamente!

Na crise do subprime os bancos e o governo americano incentivavam empréstimos a juros baixos para pessoas "subprime", ou seja, abaixo de prime. Era exatamente o oposto do atual, onde todos pagam juros altos

Mesmo aqui no Brasil os juros estão altos e o financiamento de imóveis não está fácil. Se estão construindo muito aí é pq a economia está aquecida, noa pq estão financiando barato por conta de incentivos do governo e bancos...

Agora estamos vendo uma redução da liquidez na economia, e a crise está ocorrendo por isso. O governo abusou no mundo yodo e deu muita liquidez e agora está tirando através dos juros altos.
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
October 02, 2022, 02:14:54 AM
#69
Mas ai fico pensando, se vários paises tentaram antecipar e resolver antes, mas o EUA ainda vai ter que dar um jeito e talvez quebrar a bolsa em jan/fev, ai os outros paises nesse momento vão conseguir por exemplo fortalecer suas moedas ou todo mundo vai pro buraco igual?
O Ulrich é "fora reta", os videos e as analises que ele faz do mercado é algo sensacional!
Ele esta conseguindo explicar as crises em que diversos paises estão sofrendo atualmente,

Confesso que essa é uma pergunta interessante...

Os grandes players do mercado praticamente "sabem" o que poderá acontecer futuramente (ou pelo menos possuem uma mera previsão disso).
Eles já passaram por isso anteriormente e seria muita ingenuidade de nossa parte imaginarmos que eles não sabem disso.

O que ocasionou a crise que estamos tendo atualmente, ela é diferente da crise que tivemos no inicio dos anos 2000, ou no subprime por exemplo (apesar de existir certa peculiaridade com isso).

De uma maneira geral, eu acredito que tudo e todos iremos para o buraco, claro que alguns paises vão para um buraco mais fundo, outros nem tanto!

Mas para termos uma resposta concreta sobre isso, só o tempo poderá nos dizer!

legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
October 01, 2022, 07:35:43 AM
#68
Mas ai fico pensando, se vários paises tentaram antecipar e resolver antes, mas o EUA ainda vai ter que dar um jeito e talvez quebrar a bolsa em jan/fev, ai os outros paises nesse momento vão conseguir por exemplo fortalecer suas moedas ou todo mundo vai pro buraco igual?

Acho que todo o mundo vai pro buraco igual.

Os EUA vão continuar aumentar os juros, enquanto a reação dos mercados for mais ou menos positiva. Ate porque, isso tem sido positivo para o país, com a moeda a ficar mais forte - ou as outras a ficarem mais fracas, depende da perspetiva. A Europa, devido a guerra, esta numa situação bem mais complicada, porque o aumento dos juros, não esta a surtir qualquer tipo de efeito para o abrandamento da inflação. E o Banco de Inglaterra, esta a comprar divida, medida que normalmente começa a ser usada nos EUA.

Ou seja, todas as receitas que estão a ser usadas, para contrariar a inflação, estão a ter um efeito muito residual.
Isto é tipo um vírus, que quando se habitua a um tipo de tratamento, esse tratamento deixa de ser eficaz para combater esse vírus. A nível económico esta acontecer o mesmo. Ou muda a estratégia, ou vai tudo para o buraco.
legendary
Activity: 1176
Merit: 1325
October 01, 2022, 07:25:22 AM
#67
É interessante a perspectiva que o Ulrich tem trazido sobre o timming da crise em diferentes partes do mundo.

O que tanto ele, quanto o meme que a Lyn compartilhou está mostrando é que o Brasil teoricamente lidou mais rápido com a crise e talvez a Europa também, todos adotaram medidas mais energéticas para lidar com o problema, enquanto o EUA está aumentando os juros mais levemente pra não quebrar a bolsa. E enquanto isso, o dólar fica parecento super mais forte do que as outras moedas.

Mas ai fico pensando, se vários paises tentaram antecipar e resolver antes, mas o EUA ainda vai ter que dar um jeito e talvez quebrar a bolsa em jan/fev, ai os outros paises nesse momento vão conseguir por exemplo fortalecer suas moedas ou todo mundo vai pro buraco igual?
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
October 01, 2022, 01:23:28 AM
#66
(...)

(...)

(...)

Exatamente... deixar o dinheiro rendendo com juros altos é extremamente mais vantajoso do que deixa-lo parado em um imovel em momentos de crise!

Com o passar do tempo o valor de uma casa terá uma oscilação considerável, tanto para mais ou para menos, já o dinheiro investido numa renda fixa (CDB, LCA/LCI ou Tesouro Selic) tu vai ter a certeza que irá resgatar uma dinheiro acima da sua aplicação inicial.

Bom, o que me deixa preocupado com relação a isso, é que, nós estamos vivendo praticamento o que aconteceu na crise do subprime novamente!

Na cidade onde moro, estao construindo "casas a rodo", mas se fosse somente aqui, eu estarei menos preocupado... mas isso esta acontecendo em diversas cidades! Estão construindo casas, apartamentos, kitnets, obras de ampliação e etc, esta tudo a pleno vapor!

Alguns dias atras eu conversei com um colega que trabalha numa construtora, e ele me falou que estão vendendo casas como se fosse agua!

Foram anunciadas a construção de mais 75 casas (populares) em uma cidade da minha região, sendo que essa cidade possui aprox. 20 mil habitantes e TODAS as 75 casas foram vendidas em menos de 1 semana e meia!

Em menos de 1 ano, o valor dessa mesma casa saltou de aprox R$ 135.000,00 para aprox. R$ 160.000,00
Isso é algo surreal!!

Infelizmente, esses acontecimentos no mundo todo respingará por ultimo aqui no Brasil, praticamente  Embarrassed
Enquanto em alguns paises na Europa estão passando por dificuldades extremas, aqui no Brasil estamos ainda em """expansão"""



Ahhh, quase que me esqueço... acabei de ver um video do Ulrich no Youtube agora pouco em que ele comenta sobre a economia e a inflação que esta estamos enfrentando, principalmente nos EUA

Caso alguem tenha interesse  Smiley
A recessão da economia americana em 2023 e o grande erro do Federal Reserve - https://www.youtube.com/watch?v=17VlQHKEECg

legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
September 30, 2022, 09:07:10 PM
#65
Já esta!

Um mês depois de escrever isto:
Na Zona Euro a inflação atingiu em agosto os 9.1%. Portugal manteve a inflação em 9,4%.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/inflacao-na-zona-euro-avanca-para-91-em-agosto-portugal-mantem-se

Acontece isto:
Quote
Em setembro, a variação homóloga do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) - a referência na Europa - aumentou 10%, acelerando face aos 9,1% de agosto e atingindo um novo máximo na história do espaço da moeda única, indica a estimativa rápida do Eurostat, publicada esta sexta-feira.
https://expresso.pt/economia/2022-09-30-Inflacao-na-zona-euro-acelera-para-10-em-setembro-e-coloca-pressao-sobre-o-Banco-Central-Europeu-bf18bab6


O principal responsável para esta subida é o setor da energia, a sofrer cada vez mais uma maior pressão por causa das sanções a Rússia, com as paragens de fornecimento gasoduto Nordstream (que agora até os "golfinhos" andam abrir buracos no gasoduto...).


A este ritmo, chegamos a Dezembro nos 12%. Será que devia ajustar o titulo do topico?
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
September 30, 2022, 07:56:10 PM
#64
A Ucrânia toda? E depois, a Moldávia? Quando formos a ver já temos novamente uma URRS.

De fato, tudo oque a Russia quer é retomar seu poder, não é puramente por questão de território ou riquezas, mas sim de mostrar ao mundo que ela ainda precisa ser temida e que consegue oque quer.

Eu acho que os países da Europa e da Otan estão agindo certo em prestar todo o apoio necessário á Ucrânia sem enviar diretamente soldados para lá, o que complicaria muito a situação, principalmente na questão de repressão e apoio aos demais países vulneráveis como a Polônia, principalmente.
Mas eu continuo acreditando que outros países deveriam ter tomado medidas mais severas para pressionar também a economia Russa.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
September 29, 2022, 08:10:26 PM
#63
Sua casa vale menos do que valia há 1 ano, mas agora você precisa pagar 50% mais do que pagava antes.

Juros altos acabam com o mercado imobiliario. Como os financiamentos ficam mais caros, o preço dos imóveis cai (pois as pessoas nao tem dinheiro a vista, nem o dinheiro para pagar o financiamento).

É verdade que avaliação dos imoveis baixo ligeiramente, pela primeira vez nos últimos anos. Mas isso não quer dizer que a casa realmente vale menos, no mercado.

Pelo menos em Portugal, o preço das casas nem tem estado a descer, antes pelo o contrario.
@joker_josue , essa semana o Ulrich publicou um vídeo com um entrevistado em que discutiram a discussão da Europa e ele citou que Portugal é a economia mais redonda da Europa, menos individada. Me surpreendi bastante com alguns dos dados que ele trouxe para o debate e realmente não chutaria Portugal como um dos países mais saudáveis economicamente. Tu sabe desses dados?

Teoricamente, sim...
"Portugal foi o país com maior crescimento (11,9%) em termos homólogos no primeiro trimestre do ano e foi o segundo (2,6%) quando comparado com os três meses anteriores." - https://eco.sapo.pt/2022/05/17/eurostat-confirma-que-portugal-teve-o-melhor-arranque-de-ano-na-europa/

E as ultimas previsões indicam que: "Para Portugal prevê-se, em 2022, uma inflação de 6,8% e de 3,6% em 2023, o que representa subidas consideráveis em comparação com os 4,4% e 1,9% avançados nos últimos dados." - https://pt.euronews.com/my-europe/2022/07/14/portugal-com-crescimento-de-65-em-2002-o-maior-na-europa

A questão é que esse crescimento esta muito assente no turismo. Mas, se as restantes economias europeias abrandam, o turismo também irá abrandar.

Mas acho que o problema é outro. O tecido empresarial português esta muito assente na prestação de serviços, e as industrias transformadora. Em momentos de crise, normalmente este tipo de negócios, tendem a ter piores desempenhos, visto estarem muito expostos a fatores externos.

Por sua vez, apesar de teoricamente as coisas estarem a correr bem, a população em geral esta a perder um grande poder de compra, o que tende a prejudicar todo o mercado a curto prazo.
legendary
Activity: 1176
Merit: 1325
September 29, 2022, 07:50:43 PM
#62

resiliência
(inglês resilience, do latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar)
1. [Física]  Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
2. [Figurado]  Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.
https://dicionario.priberam.org/resili%C3%AAncia


Eu gosto muito de saber sobre a etimologia das palavras, obrigada por isso! E entendo seu ponto, entretanto, eu acho que as adversidades são uma constânte, todo mundo sempre vai ter problemas e ter a capacidade de ''recuperar após um revés ou de superar situações de crise'' é sim uma caractéristica boa. E já vi várias vezes pessoas nas mesmas situações adotarem uma uma posição de resiliência e outra de vitimismo ou culpar outra pessoa. E ai que está a questão pra mim.



De acordo com os teólogos católicos os principais benefícios que a "dor cristã" proporciona são: expiação dos próprios pecados, submete a carne ao espírito, desprende a pessoa das coisas da Terra, purifica e embeleza a alma, alcança tudo de Deus, faz da pessoa verdadeiro apóstolo e nos torna semelhantes a Jesus.


Ta ai uma coisa que não achei que iria ler no Bitcointalk. Apesar de não conhecer o termo, é algo sobre a qual eu já tinha pensado e muito e até vinha pensando bastante. Mas eu acho meio estranho pensar que os santos querem que eu sofra pra me dar algo em troca. Acho um pensamento meio mesquinho e humano demais pra fazer sentido no mundo metafisico rs



@joker_josue , essa semana o Ulrich publicou um vídeo com um entrevistado em que discutiram a discussão da Europa e ele citou que Portugal é a economia mais redonda da Europa, menos individada. Me surpreendi bastante com alguns dos dados que ele trouxe para o debate e realmente não chutaria Portugal como um dos países mais saudáveis economicamente. Tu sabe desses dados?
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
September 29, 2022, 04:59:16 PM
#61

O que isso significa no final das contas? Não sei dizer... mas realmente me parece algo preocupante.

Quer dizer que o custo do dinheiro aumentou. Juros altos são isso.

Como a pessoa não tem dinheiro para pagar a hipoteca, e o custo do dinheiro aumentou, ela precisa pagar mais pelo dinheiro q ela nao tem.

Isso depende muito também da forma como é feita a dívida. Existem dívidas pré e pós fixadas. NEsse caso ai que voce comentou, é uma dívida pós fixada.


Preços imobiliários nos EUA caem pela primeira vez em uma década - https://cointimes.com.br/precos-imobiliarios-nos-eua-caem-pela-primeira-vez-em-uma-decada-stck/

Juros altos acabam com o mercado imobiliario. Como os financiamentos ficam mais caros, o preço dos imóveis cai (pois as pessoas nao tem dinheiro a vista, nem o dinheiro para pagar o financiamento).

Além disso, é melhor botar o dinheiro para render a juros altos do que deixar ele parado num imovel.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
September 29, 2022, 07:11:30 AM
#60
Dependendo da situação entre Russia vs Ucrania, o caos que a Europa esta passando atualmente e o FED continuando subindo a taxa de juros (que eu acho muito provavel de acontecer), isso só deixará nitido o problema que iremos passar em breve! E até mesmo, poderá começar uma ""quebradeira"" no mundo todo!


Já existem alguns "boatos" que o FED já esta aumentar as taxas, não por causa da inflação, mas porque isso tem estado ajudar a que o Euro e a Libra a desvalorizarem, e dessa forma o Dólar a ganhar força.

Não sei se isso não passa apenas de boatos, mas uma coisa é certa, se estoira uma crise imobiliária nos EUA, isto tudo vai ficar muito mau mesmo!



O que isso significa no final das contas? Não sei dizer... mas realmente me parece algo preocupante.

O que significa? É que a prestação das casa, para algumas pessoas, já pode ter subido uns 45% desde o inicio do ano.
https://cnnportugal.iol.pt/taxas-de-juro/euribor/a-prestacao-da-sua-casa-ja-aumentou-prepare-se-vai-aumentar-muito-mais/20220912/631c5a4a0cf2ea367d4d5fb0

E o ritmo continua a não abrandar. Nem quero pensar muito qual vai ser o valor da minha prestação em Dezembro, que é quando atualiza. Lips sealed
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
September 29, 2022, 02:01:02 AM
#59
Preços imobiliários nos EUA caem pela primeira vez em uma década - https://cointimes.com.br/precos-imobiliarios-nos-eua-caem-pela-primeira-vez-em-uma-decada-stck/

Não sei se alguem já viu essa matéria que saiu no Cointimes...
Com o passar do tempo eu acredito que as coisas vão só piorar  Undecided

Dependendo da situação entre Russia vs Ucrania, o caos que a Europa esta passando atualmente e o FED continuando subindo a taxa de juros (que eu acho muito provavel de acontecer), isso só deixará nitido o problema que iremos passar em breve! E até mesmo, poderá começar uma ""quebradeira"" no mundo todo!
O mais maluco é que os preços dos imoveis caem, mas a mensalidade da hipoteca aumenta por conta do aumento nas taxas americanas. Tongue

Sua casa vale menos do que valia há 1 ano, mas agora você precisa pagar 50% mais do que pagava antes.

`



O que isso significa no final das contas? Não sei dizer... mas realmente me parece algo preocupante.
Pages:
Jump to: