Pages:
Author

Topic: Analise Artística de NFT's - page 3. (Read 491 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
August 12, 2021, 05:39:07 AM
#12
Pessoal, estava a pensar replicar este tópico na secção em Inglês.

Alguma sugestão, em que aba eu devia fazer isso?
Ou acham um má ideia?
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
August 07, 2021, 03:34:24 AM
#11
__Fotografia_____________________




















UV
Foto by D40ED6
Link da Obra



Descrição do artista:
This image focuses on the perception of other entities: here, the perception of flowers by insects. The spectrum of insect vision is different from that of humans, they are able to perceive nature in the UV range to name just one of them. I experimented with this vision by using UV lamps as a light source and astronomy filters on my camera. I made this artwork in my flat, it was a good time to see as something else.




Analise:
Conforme a descrição do fotografo, o objetivo desta fotografia é captar a visão diferente da planta por parte dos insetos. Usando luzes UV e filtros da sua maquina fotografia, o artista conseguiu captar um onda de cores diferentes do que seria a precessão humana sobre esta flor. Não tendo uma visão da flor a vista humana, resta ao observador imagina que cores teria a flor original.

O tom azulado da foto, cria uma atmosfera envolvente ao observador, como que o obrigando a procurar todos os detalhes que a fotografia transmite. O azul agua e o brilho que das pétalas, realçam esse elemento, que quase parece as ondas de um mar ali projetadas. As cores que o centro da flor tem, cria um de detalhe fascinante que enriquece a composição, mostrando ser que foi um fotografia tirada no anglo e no momento certo de modo a gerar o equilibrou entre todos os elementos da flor.

A luz que a fotografia capta, em combinação com o fundo, permitiu não ser um fundo simplesmente preto ou escuro, criou um degrade de forma a que o elemento principal (as pétalas) da foto ficasse na zona escura do fundo, e isso permite que tenha o destaque em toda a foto, sem desequilibrar a mesma.

Temos portanto uma fotografia muito bem equilibrada a nível de luz e sobras, que permite-nos observarmos todos os detalhas da flor captada, numa tonalidade diferente do que seria normal quando observamos a flor ao vivo, sem que ela perde-se a sua beleza e características. Levando o espectador para o "mundo dos insetos".
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
July 22, 2021, 11:29:32 AM
#10
@Paredao, engraçado vc já relacionar o fato de seu nu artístico com um problema
acho que não nos importáriamos de vc mandar pro joker para uma análise pública por aqui, topa?

AVISO:
Se eventualmente, deixar de fazer comentários nos tópicos, é porque poderei ter ficado cego, com tal visão.  Cool
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
July 22, 2021, 10:58:43 AM
#9
boa @joker
acho incrível como as obras afetam cada pessoa de uma forma diferente
obrigado por compartilhar sua análise com a gente Cheesy



@Paredao, engraçado vc já relacionar o fato de seu nu artístico com um problema
acho que não nos importáriamos de vc mandar pro joker para uma análise pública por aqui, topa?
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
July 20, 2021, 07:06:01 PM
#8
__Arte_Digital___________________






















Secret Place II
Art by Daniel Gnattali
Link da Obra



Descrição do artista:
“Secret Place” is a series of self exploring work. Man started using his brain to register stories in cave walls, control fire and master pottery. The union of body and mind became a tool for action and expression, contributing to a quicker evolution and self development. But where are we heading in this powerful biological machine? I believe we all have a special message to send to the world, but we’ll only know what that is if we manage to discover it. In times of extreme rush and superficialities it’s hard to find time to take a break from external influences and hear the inner call; we are either deaf or distracted and grounding is a lifetime exercise. We’ll build what we’re working on. “Secret Place” refers to this “innerverse'' that everyone has and is often forgotten. Getting in touch with these places is realizing more about ourselves and what messages we have to send.




Analise:
Este é apenas um dos 6 trabalhos que fazem parte desta serie. Conforme descrito pelo artista, trata-se de um trabalho místico onde apresenta vários elementos claramente identificados pelos que seguem essa vertente, transmitindo a eles os seus respetivos significados.

A nível artístico, pode-se dizer que o trabalho é composto por dois lados, a terra e do universo. Que podem levar o observador a ter a ideia que esta a ver um sonho carregado de significado, conforme ele se identifica com os elementos retratados, ou não. Estes dois lados, digamos assim, estão bem definidos. O lado da terra com os pássaros, agua e terra; o lado do universo os planetas e constelações.

As cores utilizadas, também definem muito bem a obra. Onde o azul escuro de forma gradual fica claro o suficiente para se ligar ao azul esverdeado do mar, sem deixar de se perceber onde um acaba e começa o outro. Bem como a combinação dos restantes elementos, mesmo que possam ser de cores mais fortes, não desequilibram o trabalho.

Pode-se dizer que o trabalho é definido por três elementos que se destacam: o planeta; a personagem robótica; e a cara triangular. Elas estão em sequencia de leitura de cima para baixo. De cima, porque o planeta com o colibri é, digamos o ponto de principal, da qual o artista quis levar o observador a fixar em primeiro lugar e em ultimo lugar, devido a sua dimensão e elemento mais luminoso na composição. Depois temos a personagem robótica, que devido aos seus grandes olhos de tom vermelho, destaca-se logo de seguida. E por vim o olhar do observador, é quase levado a ver a cara triangular, visto localizar-se num local onde as cores são mais suaves, e o esse elemento vermelho acaba por se destacar.

A composição acaba por estar bem equilibrada, apesar de os elementos mais pesados encontrarem-se na parte superior do trabalho. Mas devido ao tom mais claro do mar e seguido do tom escuro da terra, a obra torna-se equilibrada. Mas, como já referindo, levando sempre o espectador para o elemento central e preponderante - o planeta com o colibri.

Existem outros dois elementos, que ajudam a composição estar equilibrada. A pequena chave na parte inferior esquerda do trabalho, também ela num tom rosa/vermelho, que não deixa a obra ficar demasiado pesada no lado direito. E depois temos os três cometas na parte superior direita, que vai contrabalançar a obra, com relação a personagem robótica. As cores destes cometas, que acabam por serem bem diferentes dos tons usados em toda a composição, parecem ser uma referencia do grupo artístico MaFriends. Mas é essa diferença de tons que torna a parte superior da obra com o seu equilibro.
 
Outro elemento, que se poderá destacar, é o fundo do trabalho. Que a forma como as linhas foram colocadas, os raios de luz e até a posição dos pássaros, conferem uma sensação de movimento ao observador. Movimento que mais uma vez volta a centra-se no elemento central da obra, o planeta com o colibri.

Toda a composição deste trabalho, reflete claramente o objetivo desta serie de obras do artista, em levar o observador ao seu imaginário e com os elementos representados, leva-lo observar a obram com base naquilo em que ele mais se identifica. Ou então a um sonho, onde tudo se mistura, e só o seu subconsciente consegue descrever o que realmente é, tudo aquilo que vê.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1615
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
July 19, 2021, 03:23:31 PM
#7
Opa, para quem quiser, ainda tenho aquelas "obras de artes" que minha ex-mulher pintou de mim. O problema é que como citei noutra postagem, são nus artísticos de minha pessoa. Alguém se habilitaria para receber tais obras ?  Cheesy Cheesy
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
July 19, 2021, 09:06:55 AM
#6
Sobre a 740, o primeiro pensamento que tive é que conhecemos muito pouco os nossos oceanos e que só tivemos conhecimento dessa baleia quando ela emergiu a superfície.. E que deve ter grupos de baleias nadando por ai há anos e nunca as vimos, assim como cardumes de espécies menores e também alguns peixes exóticos vagando sozinhos..



Uma sugestão @Lucasgabd, o Real usa bichos em suas notas (arará, onça, etc).. que tal criar uma série assim para o BTC? sardinhas, baleias, touros.. uma nota com valor negativo e um urso estampado também seria legal, representando alguém shortado Shocked

muito legal sabota!
Vai saber o que acontece nos mares mais profundos... mesmo dessa baleia só sabemos isso que aconteceu e nem sabemos o por quê
depois ela já volta pras profundezas

daora a ideia das notas! e aí como seriam?
cada uma teria um valor em satoshis/btc?
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
July 19, 2021, 08:59:58 AM
#5
Sobre a 740, o primeiro pensamento que tive é que conhecemos muito pouco os nossos oceanos e que só tivemos conhecimento dessa baleia quando ela emergiu a superfície.. E que deve ter grupos de baleias nadando por ai há anos e nunca as vimos, assim como cardumes de espécies menores e também alguns peixes exóticos vagando sozinhos..



Uma sugestão @Lucasgabd, o Real usa bichos em suas notas (arará, onça, etc).. que tal criar uma série assim para o BTC? sardinhas, baleias, touros.. uma nota com valor negativo e um urso estampado também seria legal, representando alguém shortado Shocked
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
July 18, 2021, 07:53:00 PM
#4
que legal Joker!
feliz que nossa arte te inspirou a criar esse tópico.
adoraria ouvir o que tem a dizer do
Ancient Entities também

https://bitcointalksearch.org/topic/m.57295972

Smiley
Arte é sempre subjetiva mas é legal saber mais o que desperta em cada um!

É isso mesmo a arte é subjetiva! Por isso o que digo, pode não ser o que outros possam achar. Mas fico contente por ter apreciado esta analise.

Em relação a essa(s) obras, tenho de analisar melhor. São de uma onda mais mística, que foge um pouco da minha praia, mas é arte. Vou ver o que poderei dizer.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
July 18, 2021, 03:53:37 PM
#3
que legal Joker!
feliz que nossa arte te inspirou a criar esse tópico.
adoraria ouvir o que tem a dizer do
Ancient Entities também

https://bitcointalksearch.org/topic/m.57295972

Smiley
Arte é sempre subjetiva mas é legal saber mais o que desperta em cada um!
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
July 17, 2021, 12:04:57 PM
#2
__Arte_Digital___________________
















The Awakening 740 - July 12, 2021
Art by Daniel Gnattali
Link da Obra



Descrição do artista:
On July, 12th 2021 a Bitcoin wallet with 791 BTC woke up after more than 9 years dormant.
The laser eyes whale transfered almost 740 Bitcoin, valued at  $24,339,762.03 UStokens paying only US$ 0.082 transfer tax.
Mysterious whales keep swimming around, the big question to ask is:
Do they have laser eyes or not?




Analise:
Nada melhor de começar com a arte que me inspirou para a criação deste tópico. Algo simples, mas na minha opinião muito bem concebido. As vezes as coisas simples são as mais belas. Os grandes possuidores de Bitcoins que de um momento para o outro aparecem, são normalmente chamados de grandes baleias. Por isso, nada mais apropriado para marcar este movimento de 740 BTC do que o fundo do mar, uma baleia e o seu movimento suave pelos oceanos.

O azul do fundo, com a cor laranja dos números faz uma combinação excelente. O detalhe das ondas no topo da imagem, estão na proporção adequada e equilibra com o local usada para assinatura da obra.

Toda a imagem esta equilibrada. O ponto central é o meio, onde se encontra os números e a baleia, como principal destaque. Apesar dos números serem proporcionalmente maiores que a baleia, a baleia não perde o destaque, assim como uma baleia não perde o destaque na imensidão do oceano.

A obra podia ficar desequilibrada, por causa do azulão da parte de baixo e até por causa do ligeiro degradé, que os números tem. Mas isso não acontece. Porque os elementos das ondas na parte superior, retiram esse peso a parte de baixo da obra.

Alem disso, não é simplesmente azul o fundo. Parece os veios de um mármore azulão, que criam o movimento da água e a sua ondulação. O mesmo padrão é aplicado nos números, mas agora no tom laranja. Inclusive a baleia segue esse padrão. Este elemento confere uma ideia de movimento a obra, apesar de ser apenas uma imagem. Com este padrão o artista conseguiu transmitir a harmonia necessária a obra.

O olho laser da baleia, é a utilização da metáfora muito utilizada no universo Bitcoin para os seus apoiadores. Ao ser utilizado aqui, define como esta obra esta ligada a este movimento. E é esse elemento, que permite tornar a baleia como o aspeto central da obra.

A dimensão da baleia, versos a dimensão dos números, mostram o mesmo sentimento que um humano teria ao estar junto da baleia azul a movimentar-se nos oceanos. Uma simples pessoa/organização movimentou uma enorme quantidade de bitcoins de uma única vez.

Se esta imagem fosse um video, certamente víamos uma “suave” baleia vinda das profundezas dos oceanos a passar pelo 740, caído no mar, e continuaria a sua jornada até voltar a desaparecer. Não foi isto que aconteceu?

Voltando ao olho laser da baleia, que acaba por ser um elemento que nos obriga a considerar a baleia como o elemento principal da imagem. Ao semicerrar os olhos, percebemos os números como o grande elemento, mas o destaque vai para o ponto vermelho. E este o objetivo do artista, destacar esse ponto para poder questionar: Do they have laser eyes or not?
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
July 17, 2021, 12:04:36 PM
#1
ANALISE ARTISTICAS A TRABALHOS NFT’s


Recentemente, na sequência de uma obra do projeto artística MaFriends, relembre-me dos meus tempos no curso de artes. Na época, estudei bastante como analisar uma obra artisticamente, e com isso decidi criar este tópico dedicado a fazer análise de obras de arte em NFT’s e que achei interessante analisar. E convidar os leitores a fazerem as suas análises/criticas sobre as obras que apresento ou outras obras que acham interessantes.


O meu envolvimento com o mundo das artes:
Alem de ter estudado arte, já fiz parte da organização de Bienal de Porto Santo, que envolvia vários artistas de todo o mundo. Também criei, o que foi durante alguns anos, a maior galeria online em português – Joker Art Gallery.

Este foi um projeto fantástico, o projeto que não consigo abandonar apesar de estar inativo (mas online). Um projeto em que constantemente tinha artistas a querem entrar (e entraram), e que tive o gosto de realizar uma exposição física com vários artistas e obras. Foi a primeira exposição promovida por uma galeria de arte 100% em Portugal (e talvez no mundo).


A minha visão sobre a arte:
Eu não sou nenhum critico de arte, nem acho que a arte deva ser criticada simplesmente porque um artista não é conhecido ou porque a obra – no conceito de alguns – é simples ou não cumpre determinados critérios.

O meu conceito é simples: arte é aquilo que o artista diz que é arte, difícil é definir o que é um artista – portavelmente todos somos e não sabemos.

Nesta base, acho que todo pode ser considerado arte, desde que dentro de um contexto definido pelo artista. Definir o que é um artista é que pode ser mais complexo, mas porque é que tenho de questionar que fez algo e que o sente como sendo arte? A arte deve ser algo que transmita um sentimento alguém, seja o criador ou a terceiros, para uns pode ser uma simples caneta (por exemplo) para outros é uma caneta que transmite algo num determinado contexto.

O artista não tem de construir uma obra a pensar no publico. O artista tem de com a arte que faz, transmitir algo que sente. E se isso em algo momento, transmite também algo alguém, mesmo que seja um sentimento diferente, então significa que o artista conseguiu transmitir aquilo que sente com a sua arte. Será este o conceito de artista? Talvez.

Não acho que um artista ocupe o lugar de outro, nem que um é melhor que o outro, apenas tem visões diferentes da arte. E por isso que, para mim um artista que acha que é melhor que outros ou por ter mais reconhecimento acha ter mais direitos, um é mau artista que talvez tenha excelentes obras de arte.

Excelentes obras de arte? Bem isto parece-se que já vai contra o meu conceito, mas não. A arte tem de transmitir algo alguém. Eu hoje não sei o que Leonardo da Vinci tinha a dizer sobre o seu trabalho, mas isso não me impede de sentir algo ao observar as suas obras. Para uns poderá ser mais umas pinturas, para outros podem ser grandes pinturas. Isso não importa, o que importa é que os seus trabalhos artísticos, continuam a transmitir sentimentos a quem os observa.


O que irei fazer neste tópico:
Não vou questionar se uma obra artística, é boa ou má. Nem se merece o reconhecimento que tem ou não tem. Nos trabalhos artísticos que encontrar no universo NFTs, que achar interessante, irei fazer uma análise do ponto vista artístico, partilhando um pouco aquilo que esse trabalho me transmitiu.

Claro que vai ser com base na minha opinião pessoal, isso não posso fugir. Porque se for com base em conceitos pré-definidos, poderei não estar a opinar aquilo que sinto, mas o que outros sente ou querem que as pessoas sintam quando olham para a arte.

Podem dizer: mas vais fazer isso com base naquilo que aprendeste no curso. Sim é verdade. Não venho para aqui querer inventar a roda. Mas quero, com base naquilo que aprendi, adaptar ao meu conceito artístico.

Quero apenas partilhar uma visão sobre um trabalho artístico que me fez pensar diferente, que me fez analisar as coisas de outra maneira, que despertou um interesse sobre algo, ou simplesmente agradou a minha vista.

Alem disso, gostava de ver não apenas ser um tópico de analises artísticas, mas sim um espaço onde todos possam dar a sua opinião aprofundada, mais alem do que um simples: lindo; que bonito; e parabéns.

Talvez serei criticado e muitos não irão concordar com as analises que farei. Mas não estou aqui para agradar, apenas para apresentar uma visão diferente daquilo que é uma simples imagem/obra artística.





Lista de trabalhos analisados:
Pages:
Jump to: