MEDIA Protocol e o futuro da blockchain - parte 2Parte 2 - O que o futuro reserva para a tecnologia Blockchain?Em essência, a tecnologia blockchain é um livro razão digital distribuído em que as transações entre os usuários são gravadas publicamente. Embora o conceito básico de blockchain possa parecer simples, essa tecnologia é incrivelmente poderosa e está rapidamente abrindo novas portas e gerando novas oportunidades para um grande número de indústrias. Com o uso da blockchain, ninguém é obrigado a confiar cegamente em uma instituição centralizada que pode ser o alvo potencial de um ataque cibernético.
A economia de hoje já está começando a se afastar dos ecossistemas centralizados, e está demonstrando uma preferência por empresas P2P descentralizadas, como o popular Airbnb, o Uber e vários sites de crowdfunding.
A tecnologia Blockchain está aqui para ficar. Mas onde está indo? O futuro da blockchain parece seriamente promissor, uma vez que já começou a perturbar várias indústrias. Se ainda não estiverem, editores, anunciantes e profissionais de marketing devem ficar de olho nos desenvolvimentos de blockchain em inteligência artificial, segurança de dados e propriedade intelectual. Vamos explicar porquê abaixo.
Inteligência artificialA inteligência artificial foi inventada para exibir um comportamento inteligente que substitui algoritmos cheios de erros por códigos inteligentes. A I.A. aprende e se adapta a partir das informações que coleta.
"A I.A. pode usar informações coletadas e manipuladas por blockchains para resolver os problemas mais rapidamente do que nunca - e pode fazê-lo livremente, de maneira distribuída, sem ficar confinado ao conjunto de dados ou restrições de uma única entidade." - Blockonomi.
Ao incorporar Inteligência Artificial na blockchain, ela pode se tornar mais eficiente e poderosa à medida que cresce e aprende. Como resultado, obtemos uma blockchain com potencial quase ilimitado.
Até 2020, estima-se que haverá um coletivo de 44 zettabytes de dados para lidar. Para lhe dar uma ideia melhor, um zettabyte equivale a um trilhão de gigabytes. O maior recurso da blockchain é a rede de muitos computadores e seu poder de processamento. A velocidade oferecida pela blockchain fará uma grande diferença no Big Data, pois é a chave para manipular e processar enormes quantidades de dados com sucesso.
Segurança de dadosNão é segredo que os sistemas atuais implementados em todo o mundo para impedir que violações de dados e segurança não estejam funcionando corretamente. Usuários e organizações querem saber que suas informações pessoais estão seguras e confiam em quem adquire e usa seus dados.
Os dados em uma blockchain são distribuídos por uma rede, tornando-os altamente resistentes a ataques cibernéticos - todas as cópias do livro razão digital espalhadas pela rede teriam que ser segmentadas simultaneamente para que um invasor seja bem-sucedido. Isso significa que montar um ataque exigiria recursos imensos e um tremendo custo financeiro, o que provavelmente é mais significativo do que o lucro potencial que poderia ser gerado ao atacar a blockchain.
"Governos ainda maiores lutariam para encurralar o poder de computação necessário para lançar um ataque dessa natureza, tornando-o ainda menos provável para pessoas físicas." Usando a tecnologia blockchain, estamos aproximando organizações e indivíduos de uma experiência on-line segura e com maior resistência a ataques cibernéticos.
Propriedade intelectualO setor de propriedade intelectual já autentica suas marcas e patentes por meio de organizações terceirizadas. No entanto, a Propriedade Intelectual nem sempre é tão clara quanto precisa ser, e é quando disputas e ações judiciais caras e demoradas podem ocorrer.
A Blockchain poderia eliminar tais problemas, permitindo que indivíduos e empresas identificassem sua própria inovação e registrassem-na em uma blockchain. Quaisquer futuros problemas em torno de quem foi o primeiro a criar uma ideia seriam facilmente identificados através da data e hora da blockchain.
- Era da informação
A blockchain pode ser um divisor de águas quando se trata de resolver a Propriedade Intelectual, especialmente nos casos em que as ideias não foram imediatamente protegidas após a sua criação.
Nossa CryptoCatnip, parceira da Quadrant Protocol já está fornecendo uma maneira de “carimbar” dados, fornecendo uma marca de autenticidade entre outros benefícios.
Criação e Distribuição de ConteúdoUm dos setores mais afetados pela blockchain é o setor de mídia, publicidade e publicação, onde a criação e a distribuição de conteúdo é fundamental para o modelo de negócios. No entanto, a pergunta na boca de todos é: "qual é o valor real do compartilhamento de conteúdo?"
Simplificando, é em pessoas reais, que realmente se envolvem e interagem com o conteúdo que está sendo publicado, porque vêem um valor nele que eles acham que vale a pena compartilhar com sua rede estendida. Com a MEDIA Protocol, isso agora se torna um valor real e tangível que pode ser anexado a um conteúdo, usando os Tokens MEDIA (MPT), por meio de uma URL.
A MEDIA Protocol descentraliza o modelo de conteúdo atual, afastando-se das plataformas de terceiros que controlam quem e o que vemos. Esse modelo de conteúdo coloca o poder de volta nas mãos de editores, criadores de conteúdo, anunciantes e, agora, também os próprios consumidores de conteúdo.
Os consumidores serão incentivados a continuar compartilhando o conteúdo que amam normalmente; se eles têm ou não tokens contra eles. Um ótimo conteúdo sempre prevalecerá. Mas agora há uma nova maneira de incentivar as interações e elaborar estratégias de conteúdo em torno de um relacionamento direto entre o criador de conteúdo e o consumidor.
Outras Indústrias Impactadas pela BlockchainO ecossistema financeiro é um dos primeiros a mudar para a blockchain. Um ótimo exemplo é a Ripple, uma empresa em blockchain que facilita a transferência de valor sem uma instituição centralizada, oferecendo pagamentos transacionais sem atrito em tempo real com acompanhamento de ponta a ponta.
Tradicionalmente, bancos e outras instituições financeiras teriam que manter várias moedas internacionais em uma agência local. O resultado seria o aumento das taxas e processos demorados que acabariam afetando negativamente o cliente. A Ripple suporta liquidez entre duas moedas usando seu próprio balanço para fazer mercados com outras moedas, reduzindo efetivamente a necessidade de taxas transacionais e removendo o intermediário.
Outra indústria que inevitavelmente fará a mudança para o uso da tecnologia blockchain é o setor de saúde. O sistema de registro de saúde de hoje força os profissionais da área médica a trabalhar com registros médicos incorretos ou incompletos. Os prestadores de cuidados de saúde podem ter registos diferentes ou incompletos do mesmo paciente, tornando difícil para um fornecedor analisar um paciente de forma holística. Ao implementar a tecnologia blockchain, um banco de dados será criado onde nenhum provedor de serviços de saúde possui qualquer parte do livro razão digital. Em vez disso, todas as informações são salvas em um único local e visíveis para o paciente e para os provedores que precisarão de acesso a ele no futuro.
“A tecnologia Blockchain, com sua infra-estrutura de segurança onipresente para troca perfeita de dados de saúde, tem potencial para eliminar a carga e o custo da reconciliação de dados de saúde e facilitar a interoperabilidade. Os sistemas em blockchain emergentes prometem desbloquear novas vantagens econômicas pela desintermediação de guardiões de alto custo e pela automação de serviços transacionais em fluxos de trabalho de assistência médica (por exemplo, adjudicação de reclamações, gerenciamento de faturamento, RCM, cadeia de fornecimento de medicamentos).
- Frost & Sullivan, “Tecnologia Blockchain em Cuidados de Saúde Globais, 2017–2025”
Está claro que a tecnologia blockchain está revolucionando a maneira como a sociedade e vários setores funcionam, e estamos apenas começando a arranhar a superfície de seus possíveis aplicativos.
No próximo segmento do nossa série do Futuro da Blockchain, vamos explorar algumas das razões pelas quais os tokens não são mainstream - ainda.
Confira o artigo completo em inglês publicado no
Medium.