Eu estava pensando sobre isso esses dias.
E se houvesse um CDB de criptomoedas por exemplo? No qual voce pudesse depositar e rendesse juros anuais em criptomoedas.
Na verdade isso já existe, chamando de lending.
Voce empresta seu bitcoin para uma exchange e recebe ele de volta ocm juros.
Existe um problema nisso: Você não tem mais a private key do seu bitcoin, entao ele não é mais seu no blockchain. Dessa forma, se a exchange quebra, vc fica sem.
É igual sua ideia dos bancos. Hoje quando deixamos o dinheiro no banco, e ele quebrar, vc fica sem a grana. Dai existem milhares de mecanismos regulatorios e legais que impedem que os caras do banco fujam com sua grana, ou mecanismos tipo o FGC (Fundo Garantidor de Creditos) que devolve sua grana em certos casos. Em cripto nao tem nada disos ainda.
Entao se voce empresta seus bitcoins, voce possivelmente (ou provavelmente) será roubado.
Eu acho que não vai demorar muito até aparecer alguns projetos querendo fazer isso por meio de contratos inteligentes (se já existe agora, provavelmente não deve estar dando certo). Mas no fim me parece até um pouco natural que até os serviços e investimentos sejam baseados em cripto conforme a adoção aumenta.